A vinca verdadeira, vulgarmente conhecida como planta de cemitério, é uma espécie de planta da família Apocynaceae. É nativa e endêmico de Madagascar, mas cultivada em outros lugares como planta ornamental e medicinal.
É uma fonte dos medicamentos vincristina e vinblastina, usados no tratamento do câncer. Foi anteriormente incluído no gênero Vinca como Vinca rose.
Descrição da Vinca Verdadeira
Essa espécie é um sub-arbusto perene ou planta herbácea que cresce 1 m de altura. As folhas são ovais a oblongas, de 2,5 a 9 cm de comprimento e de 1 a 3,5 cm de largura, verde brilhante, sem pelos, com um meio diafragma pálido e um pecíolo curto de 1 a 1,8 cm. Elas são organizadas em pares opostos.
As flores são brancas a rosa escuro com um centro vermelho mais escuro, com um tubo basal de 2,5 a 3 cm de comprimento. A corola de 2 a 5 cm de diâmetro com 5 lóbulos semelhantes a pétalas. O fruto é um par de folículos de 2 a 4 cm de comprimento e 3 mm de largura.
Como planta ornamental, é apreciada por sua resistência em condições secas e nutricionalmente deficientes. É popular em jardins subtropicais, onde as temperaturas nunca caem abaixo de 5 a 7° C. É ótima também como uma planta para tapete de estação quente em clima temperado.
É conhecida por seu longo período de floração, durante todo o ano em condições tropicais, e na primavera ao final do outono, em climas temperados quentes.
Sol pleno e solo bem drenado são os preferidos. Numerosas variedades são escolhidas por suas diversidades na cor das flores (branco, malva, pêssego, escarlate e laranja-avermelhado). A vinca verdadeira também é sempre escolhida por tolerância às condições mais frias de cultivo em regiões temperadas.
Usos da Espécie
A espécie é cultivada há muito tempo para fitoterapia e como planta ornamental. Na Ayurveda (medicina tradicional indiana), os extratos de suas raízes e brotos, embora venenosos, são usados contra várias doenças.
Na medicina tradicional chinesa, extratos da vinca verdadeira têm sido usados contra inúmeros maus, incluindo;
- Diabetes;
- Malária,
- Linfoma de Hodgkin.
Como Podar e Cultivar a Vinca
Para manter a vinca verdadeira com a melhor aparência, corte-a a cada dois a três anos. Depois que ela terminar de florescer na primavera, corte-a com uma altura uniforme de 10 a 15 cm.
Curiosidades Sobre a Planta
- Você sabia que são necessários 900 kilos de folhas secas de vinca para extrair apenas 1 grama de vinblastina?;
- Você sabia que na Índia as pessoas costumavam espremer os sucos frescos das folhas dessa planta para tratar picadas de vespa?;
- Em Porto Rico existe uma infusão de chá das flores comumente usada para tratar os olhos inchados, sabia?;
- Você sabia que até os anos 60 a taxa de sobrevivência a longo prazo da leucemia infantil era inferior a 10% por causa da vinca? Agora, compare isso com hoje, com uma taxa de sobrevivência a longo prazo acima de 90%;
- A espécie é a que produz mais de 70 alcalóides diferentes, você sabia disso?
Benefícios Para a Saúde da Vinca Verdadeira
A vinca verdadeira contém mais de 70 alcalóides poderosos, a maioria dos quais é bem conhecida por suas propriedades medicinais. Contém vincristina e vinblastina anticancerígenas, bem como reserpina anti-hipertensiva.
Também ajuda no gerenciamento dos níveis de açúcar no sangue. Alguns dos outros usos desta erva são para aliviar a dor de dente, melhorar a circulação e evitar a perda de memória.
Listados abaixo estão alguns dos benefícios de saúde populares da espécie:
Diabetes
A vinca é tradicionalmente usada para tratar a diabetes em muitos medicamentos populares asiáticos. Nas Filipinas e na China, a planta é fervida por vários minutos e consumida diariamente para ajudar a gerenciar o nível de insulina no corpo e minimizar a pressão alta.
Ajuda a Conter o Sangramento
A vinca verdadeira é conhecida por seu potencial de conter o sangramento, melhorando assim a cura. O óleo extraído das folhas pode ajudar a curar o sangramento do nariz e gengivas.
Também pode ser usada para aliviar as hemorroidas hemorrágicas. Sendo uma boa característica por natureza, esta erva é poderosa o suficiente para ajudar a regular o sangramento excessivo durante a menstruação e a menopausa.
Melhora a Memória
As folhas e sementes consistem em boa quantidade de vincamina, um alcalóide relacionado à melhora da memória e aumento das funções cognitivas.
A planta ajuda a:
- Melhorar a circulação sanguínea no cérebro;
- No metabolismo cerebral;
- Melhorar a produtividade mental;
- Evitar a perda de memória;
- Aumentar a capacidade de raciocínio;
- Impedir o envelhecimento das células cerebrais.
A erva também pode ajudar a prevenir a demência e a doença de Alzheimer.
Câncer
A vinca é um tratamento herbal popular para o câncer, incluindo;
- Leucemia;
- Doença de Hodgkin;
- Linfomas malignos;
- Neuroblastoma;
- Tumor de Wilms;
- Sarcoma de Kaposi.
Quando tomada como chá, a planta ajuda a impedir a propagação de células cancerígenas para o resto do corpo. A vincristina na vinca verdadeira é responsável pelas poderosas propriedades anticâncer. Ela também contém leurosina e leurosina, que ajudam a tratar a doença de Hodgkin.
Curar Feridas
A erva é bastante eficiente no tratamento de feridas e para interromper o sangramento. Para este remédio, pegue um punhado de folhas em uma panela e ferva com água até que esteja reduzido pela metade. Coe.
Pegue um pano de algodão puro e esterilize-o fervendo em água. Esprema a água completamente. Mergulhe o pano no extrato preparado e aperte um pouco para que não goteje. Coloque sobre a ferida como um curativo.
Esse tipo de aplicativo externo não tem efeitos colaterais e pode ser feito com segurança em casa. Continue repetindo os processos de manhã e à noite até que a ferida comece a cicatrizar. Se você não tiver a planta em casa, também poderá coletar as folhas quando puder, secá-las bem ao sol e usá-las.
As folhas frescas também podem ser fervidas em qualquer óleo não refinado. Este óleo fará uma excelente pomada para o tratamento de feridas, arranhões e cortes.
Facilita a Eliminação do Estresse e da Ansiedade
A vinca verdadeira ajuda a melhorar a circulação e diminuir os níveis de pressão arterial. Assim, esta erva pode ser usada efetivamente como uma cura para a ansiedade e o estresse.