Home / Plantas / Vinca Anã: Como Cuidar, Características, Nome Científico e Fotos

Vinca Anã: Como Cuidar, Características, Nome Científico e Fotos

A vinca é uma planta muito popular no Brasil e pode ser conhecida também como Boa noite, Maria sem vergonha, Vinca de gato ou vinca de Madagascar. A sua subespécie que cresce um pouco menos é chamada de vinca anã e pode se adaptar muito bem nos climas tropicais. A planta teve origem na Europa, mas hoje encontra-se espalhada por todo o mundo. Continue acompanhando nosso artigo e conheça um pouco mais sobre esse vegetal tão popular no nosso país.

A Vinca é uma planta de ciclo perene que pode chegar a medir até três metros.  Já a sua versão “mini” não chega a atingir um metro de altura e é ideal para o cultivo em vasos. É uma planta de cultivo muito fácil e que possui poucas exigências, portanto, pode ser ideal para você que iniciou um jardim agora.

Em algumas situações a vinca pode chegar até mesmo a brotar de forma espontânea, sempre encantando com as cores intensas e vibrantes de suas flores. Algumas apresentam flores com pétalas mais largas, que podem aparecer nas colorações: branco, rosa, roxa e até mesmo vermelha.

Suas folhas possuem formato ovalado e têm ramificações na base. Podem se adaptar muito bem em jardineiras, vasos e maciços. O mais incrível é que a sua floração pode permanecer intensa durante todo o ano.

Como Cultivar Vinca Anã

A vinca anã adora um sol e um solo bastante fértil. Outra coisa  que ela não dispensa é  a hidratação com frequência e um solo bem úmido. A melhor forma de multiplicação dessa planta é por meio de mudas, embora também possa se reproduzir através das sementes.

A vinca pertence à família das Gentianales e pode ser conhecida popularmente por diversos nomes como: flor de todo o ano, vinca-rósea, vinca, boa tarde, boa noite, vinca de gato e lavadeira. Dessa forma, de acordo com a região do Brasil, a planta é chamada por um nome diferente.

O plantio pode ser feito em qualquer estação do ano e as flores também podem aparecer durante todo o ano. Embora não sejam perfumadas, as florações são coloridas, delicadas e muito bonitas! Já os frutos não são comestíveis pelos seres humanos.

Utilização da Vinca

A vinca foi utilizada como ingrediente em porções do amor. Exatamente por esse motivo, as plantas eram conhecidas como “violeta das bruxas”. Mas as utilidades dessa planta não acabam por aí! Elas podem ser usadas pela medicina popular para a melhoria de sintomas de algumas doenças.

Ela é comumente utilizada pela indústria farmacêutica na composição de diversos medicamentos. Dentre eles, remédios que auxiliam na cura da leucemia.

Vinca Azul

O uso medicinal dessa espécie é bastante antigo e algumas civilizações já cultivam a planta em escala industrial. As flores e as folhas são utilizadas para amenizar problemas como: caspa, febre, hipertensão, dentre outras. A facilidade de cultivo da vinca é perfeita para que ela possa se propagar em diversos tipos de solo.

Lembrando que é muito importante informa ao seu médico o uso de plantas medicinais como a vinca. Atenção redobrada no acesso de crianças e pets ao vegetal, ok? O consumo dela sem o devido preparo pode causar muitos problemas de saúde.

Benefício do Cultivo de Flores

O cultivo de plantas é sempre algo muito agradável e pode trazer muitos benefícios para a saúde. Mas não existem nada mais gostoso do que cultivar as flores e aproveitar todas a beleza, perfume e cores que elas trazem para as nossas casas.

Um jardim sem flores é um jardim incompleto, já que elas podem trazer um visual muito mais exuberante para os seus cultivos. A vinca anã é, sem dúvidas, uma das melhores opções de flores para o plantio, já que exigem pouquíssimos cuidados.

Além do mais, por serem plantas do ciclo de vida perene, possuem flores durante todo o ano e você pode ter essas “belezinhas” em qualquer mês encantando o seu jardim.

A vinca anã pode se desenvolver muito bem em canteiros e jardins. Mas se você mora em apartamentos, a alternativa é fazer o cultivo em vasos.

Cuidados com a Planta

  • Essa espécie precisa de sol pleno ou de meia sombra para se desenvolver.
  • O solo deve se encontrar bem drenado e adubado com material orgânico. É uma planta que exige poucos cuidados e manutenção, mas deve receber reforço de adubo todos os anos, ok?
  • As folhas e flores da vinca podem ser tóxicas causando alguns sintomas quando são ingeridas ou quando entram em contato com a pele. Portanto, é muito importante tomar cuidado com o acesso de crianças e animais nas áreas onde a planta é cultivada. Ao sinal de alergia ou intoxicação, você deve procurar imediatamente o auxílio médico e levar uma amostra da planta para que as devidas precauções possam ser tomadas. Dessa forma, mesmo que a vinca apareça inofensiva, alguns cuidados devem ser tomados com a manipulação dessa espécie de vegetal.
  • Procure fazer a multiplicação da vinca por ramos que já se encontram enraizados.
  • Você sabia que vinca é comumente utilizada para tratar doenças? Por exemplo: diarreia, dor de cabeça, hemorragias, vertigem, arteriosclerose, diabetes, sintomas de ansiedade e até mesmo dano cerebral. As folhas possuem poderosa propriedade anti-hemorrágica e são comumente utilizadas para estancar sangramentos no nariz.
  • Outra forma de consumo da vinca é por meio do chá para melhorar problemas de garganta e para tratar infecção na vagina. Todos esses benefícios são possíveis graças à existência de nutrientes e vitaminas importantes na composição das folhas e flores da planta.

E você, já conhecia a vinca anã e todos os seus benefícios?

Aproveite e nos deixe um comentário contando sua experiência com a planta. Ficaremos imensamente felizes em receber o seu contato. Ah, não esqueça de compartilhar esse artigo nas suas redes e com os seus amigos! Aqui no Mundo Ecologia trazemos as melhores atualizações diárias sobre plantas, animais e natureza. Caso tenha procurado algum conteúdo e não tenha encontrado é só nos enviar um comentário fazendo a sugestão e teremos o maior prazer em trazer as informações para você.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *