Existe alguma flor mais abundante em sobrecarga sensorial que uma rosa? Boa aparência, aroma delicioso, maravilhoso para cortar, fácil de cultivar (desde que você dê uma boa cobertura a cada inverno, pois são plantas famintas) e, dependendo de qual escolher, uma estação de floração longa e gloriosa.
Poucas plantas perenes podem parar uma pessoa para observá-la, como uma rosa madura em plena floração, vagando por cima de um anexo antigo ou subindo pelas paredes de uma casa de campo — ou de qualquer outra casa.
Mas, apesar de todos os pontos positivos, as rosas também podem parecer plantas complicadas de se entender. Para começar, existem mais de cem espécies, que têm milhares de variedades em tantas cores, que parecem ter hábitos e requisitos um pouco diferentes — e, se você está escolhendo rosas, é muito bom procurar o modo certo de plantá-la.
Tudo Sobre a Flor Rosa
Onde começar? A maioria das rosas são arbustos, caminhantes ou alpinistas (e para aumentar a confusão, algumas rosas arbustivas também podem ser treinadas para crescer como alpinista). As rosas são perenes lenhosas com caules que não morrem no inverno – e ao longo dos anos, esses caules se parecerão mais com ramos retorcidos (e pesarão muito mais do que caules moles, exigindo um suporte robusto se sua rosa for uma alpinista).
Continue lendo para aprender tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tipos de rosas, como selecionar a melhor rosa para sua paisagem e como ter certeza de que ela se desenvolve depois de plantada.
Informações Sobre Esta Bela Flor
O tamanho da rosa depende da espécie. Certas espécies podem atingir 7 metros de comprimento. A maioria das espécies de rosas é decídua, com poucas espécies que pertencem ao grupo de plantas perenes. A maioria das rosas formam arbustos ou crescem escalando a vegetação.
A cor da rosa depende da espécie. As rosas podem ser encontradas em diferentes tons de branco, amarelo, rosa, laranja e vermelho. Rosas azuis e pretas não existem. As azuis são feitas por manipulação genética, já as pretas são tonalidades bem escuras do vermelho.
Cada cor da rosa simboliza determinado valor. Rosa vermelha é um símbolo de amor, amarelo de amizade, laranja de entusiasmo, branco de pureza e rosa de alegria.
As rosas selvagens têm 5 pétalas e 5 sépalas. Grande número de pétalas é um resultado da mutação e pode ser visto em rosas cultivadas.
As rosas são bem conhecidas pelos seus espinhos. Eles se parecem com ganchos que facilitam a ligação com as outras plantas (nos tipos de alpinista de rosas) e protegem a haste de herbívoros. Mesmo que os espinhos sejam fortes e afiados, certas espécies de veados são capazes de comer rosas.
Além de grandes herbívoros, insetos e aranhas atacam rosas. As doenças fúngicas podem induzir danos significativos às rosas cultivadas.
As rosas selvagens florescem uma vez por ano. Eles são polinizados por insetos. (Aproveite e veja aqui algumas dicas de como germiná-las!).
A Rosa Mosqueta é um fruto de rosa. É uma rica fonte de vitamina C. A rosa é usada às vezes na medicina popular para aliviar a dor de estômago e tratar o câncer (Porém, nenhum desses usos é comprovado cientificamente).
A água de rosas e xarope rosa são usados na culinária. Rosa Mosqueta pode ser transformada em compotas, marmeladas ou pode ser seca e usada na preparação de chá.
O óleo de rosa é um ingrediente importante na indústria de perfumes. A extração da quantidade mínima deste óleo requer enorme quantidade de rosas (um grama de óleo é produzido a partir de duas mil rosas).
Rosas são plantas antigas. Um dos mais antigos fósseis de rosas descobertos no Colorado remonta a 35 milhões de anos atrás.
As rosas são frequentemente usadas na literatura e nas canções. Existem mais de 15.000 músicas em todo o mundo dedicadas a rosas. Elas podem sobreviver por um longo período de tempo.
Curiosidades Sobre a Rosa
A rosa não é apenas a flor mais amada do mundo, é também a flor que é considerada a melhor representação do amor. Você sabia que a rosa é comestível, pode viver por um longo tempo, foi mencionada na Bíblia e é uma ótima fonte de vitamina C? Confira esses fatos e mais alguns outros sobre rosas que você, provavelmente, nunca conheceu:
- Nikita K. Rulhoksoffski, de San Onofre Califórnia, criou o que veio a ser conhecido como a maior rosa de todos os tempos. A rosa era de cor rosa e media aproximadamente 83 centímetros de diâmetro! A maior roseira do mundo é uma Lady Banksia branca localizada em Tombstone, Arizona. A roseira se espalha sobre um caramanchão que cobre mais de 2,7 quilômetros quadrados;
- Acredita-se que a rosa viva mais velha do mundo tenha 1.000 anos de idade. Cresce na parede da Catedral de Hildesheim, na Alemanha, e sua presença é documentada desde 815 dC. Segundo a lenda, a roseira simboliza a prosperidade da cidade de Hildesheim; enquanto florescer, Hildesheim não diminuirá. Em 1945, bombardeiros aliados destruíram a catedral, mas o mato sobreviveu. Suas raízes permaneceram intactas sob os destroços e logo o mato estava ficando forte novamente;
- A rosa mais cara do mundo é uma variedade de 2006 do famoso criador de rosas David Austin que foi batizada Juliet. A criação da rosa levou um total de 15 anos e custou 5 milhões de dólares. Juliet agora é considerada a cultivar de rosas mais cara do mundo;
- Fora todas as cores, não há rosas pretas. O que às vezes pode ser chamado de rosa negra é na verdade uma rosa vermelha escura. Um bom exemplo é “A Rosa Negra da Turquia”, é uma raça que aparece preta como breu no olho, mas na verdade tem uma cor carmesim-avermelhada escura;
- Rosas podem crescer bastante altas. A mais alta roseira registrada é de mais de 7 metros de altura;
- Existem mais de 100 espécies da rosas;
- A rosa também cresce em uma fruta. A fruta é chamada de Rose Hip. Tem a forma de uma baga e a maioria tem cor vermelha, mas você pode encontrar versões roxas escuras e pretas.
Mais Curiosidades
- A rosa mosqueta de algumas espécies de rosas é conhecida por ser cheia de vitamina C. É por isso que a rosa mosqueta é usada às vezes para criar compotas, geleia e marmelada. Ela também tem usos medicinais menores, usados em suplementos alimentares e podem ser prensados ou filtrados para fazer xarope de rosa mosqueta;
- Os romanos antigos usavam rosas como enfeites de sala e às vezes usavam a flor como um colar. Acreditava-se também nos círculos romanos que qualquer coisa que dissesse “sob a rosa” era considerada secreta;
- Rosas podem viver por muito tempo. Há fósseis de rosas descobertos que datam de 35 milhões de anos. A grande roseira que cobre a parede da Catedral de Hildesheim, na Alemanha, existe há mais de um milênio;
- Em 2002, uma rosa em miniatura, chamada “Overnight Scentsation”, foi levada ao espaço para ajudar em estudos que visavam mostrar efeitos de baixa gravidade no cheiro de rosas. O estudo também visou aprender como melhorar as fragrâncias de vários produtos de consumo;
- Cavriglia, na Itália, é o maior jardim privado de rosas do mundo, com mais de 7.500 variedades diferentes de rosas;
- Os botões das menores rosas são do tamanho de um grão de arroz;
- A rosa é uma das três únicas flores mencionadas na Bíblia. As outras são os lírios e a açucena;
- Desde a antiguidade, a rosa é conhecida como o símbolo supremo do amor. A rosa também está associada a simpatia ou tristeza.