Home / Plantas / Tudo Sobre o Boldo: Características e Nome Científico

Tudo Sobre o Boldo: Características e Nome Científico

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o boldo, com certeza sua avó já te ofereceu um chá de boldo depois de uma refeição generosa, não é verdade? Então hoje vamos aprender sobre esta planta e você vai poder compreender os conselhos que recebeu.

Tudo Sobre o Boldo

Nome científico: Peumus boldus.

Conhecido apenas como boldo, na realidade se chama boldo do chile.

Estamos falando de uma planta que faz parte da família Monimiaceae, esta planta pode alcançar de 12 a 15 metros de altura. Pode ser facilmente confundido com outra espécie de boldo conhecido com boldo da terra, mas que possui benefícios e malefícios diferentes deste.

Esta é uma planta medicinal que era muito utilizada pelas pessoas que moravam na Cordilheira dos Andes, eram povos indígenas que conheciam os benefícios das folhas desta planta. Depois que a Europa colonizou a América esse conhecimento se espalhou pelo mundo.

Características do Boldo

Boldo
Boldo

Essa é uma árvore ramificada, ela cresce bem devagar e é originária da Cordilheira dos Andes, apesar de crescer lentamente pode passar dos 10 metros de altura. É uma planta bastante resistente ao calor, ao frio e à chuva e por isso se adapta bem a diversas regiões. As folhas do boldo do chile são espessas e possuem um sabor bem amargoso.

É uma planta ramificada desde o solo e coberta por folhas, desprende um cheiro próprio, unissexuado, apesar da sua grande capacidade de crescimento ele na prática não deve crescer mais de 2 ou 3 metros de altura. As folhas apesar de partirem do mesmo caule, cresce cada uma para um lado, elas têm formato oval e uma coloração verde acinzentada, tanto na parte superior ou superior apresenta uma fina camada de penugem e lhe conferem um ar aveludado, mas se quebram facilmente sob pressão do toque. A planta boldo possui flores pequenas e delicadas de coloração branca e um pouco amarelada ou um tom esverdeado. As flores surgem na árvore entre os meses de julho a novembro. Ele também gera frutos, como se fossem pequenas bolinhas escuras que medem entre 6 e 8 mm.

O que é Boldo e Para que Serve?

A planta boldo é uma planta medicinal cheia de benefícios para a nossa saúde, desde muitos anos é utilizada no tratamento de sintomas digestivos, ela vai ajudar o seu fígado a funcionar melhor, vai aliviar os sintomas de má digestão e tirar a sensação de ressaca pós bebedeira. Assim como tudo na vida, ela não deve ser utilizada excessivamente. Tudo que é demais não faz bem, por isso caso você abuse pode apresentar sintomas ruins que podem precisar de ajuda médica.

Saiba que existem no mundo  5 espécies de boldo, mas aqui no nosso país dois tipos são ou mais utilizados, são eles:

  • Boldo do Chile – Nome científico Peumus boldus Molina – Popularmente conhecido como boldo verdadeiro;
  • Boldo da Terra – Nome científico Plectranthus barbatus – Popularmente chamado de boldo falso.

Estes possuem princípios ativos muito interessantes como a boldina que é um hepatoprotetor beneficiando o fígado, o ácido rosmarínico que é um polifenol rico em antioxidantes e a forscolina que controla a pressão arterial e o açúcar no sangue.

Benefícios do Boldo do Chile

Ele ajuda a proteger o fígado, possui ação diurética, ação anti inflamatória e ajuda a proteger o estômago. Ele favorece o processo digestivo, pois favorece a secreção gástrica, ajuda o fígado a produzir a bile, o que ajuda a dissolver a gordura ingerida e facilita que tudo seja levado para o intestino.

Benefícios do Boldo da Terra

Este tipo de boldo é muito comum por aqui, nasce até de forma natural. As folhas dele são bem verdes e com toque aveludado, no geral os seus benefícios são bem parecidos com o que citamos acima. Por este motivo é bastante usado para facilitar o processo digestivo, aliviar dores, diminuir os sintomas de azia e desconforto gástrico após se alimentar. Seu principal ativo é a forscolina que ajuda o seu fígado a funcionar melhor.

Para que Serve o Chá de Boldo ?

Chá de Boldo
Chá de Boldo

A melhor forma de ser beneficiado com ativos desta planta é na forma de chá, mas saiba que precisa preparar o chá da forma correta para obter os benefícios, ele não pode ser intenso que provoque reações e nem fraco que não promova os benefícios.

O recomendado é medir uma colher de chá de folhas de boldo bem higienizadas para cada 150 ml de água fervida. Tampe a jarra para que a infusão seja feita, o tempo estimado é de 5 a 10 minutos, nunca deixe passar.

Com estas simples receitas você pode obter alívio dos sintomas que citamos. Mas lembre-se que isso não substitui a consulta ao médico, utilize somente em casos raros e por pouco tempo, se os sintomas persistirem consulte um profissional.

Quem já passou por uma ressaca depois de exagerar na bebida, certamente já se beneficiou da boldina para amenizar aqueles sintomas tão ruins.

Entre os benefícios deste chá está um  digestão bem feita, fígado protegido e funcionando bem, eliminação dos gases, melhor os sintomas de prisão de ventre, já que tem efeito laxativo, ajuda o organismo a se livrar de toxinas pois é diurético e ainda fortalece o nosso sistema imune.

É possível comprar em lojas de produtos naturais uma solução extrativa dos ativos do boldo, ele pode ajudar no dia a dia pois é mais prático e você não precisa ter uma planta em casa.

Cuidados com o Chá de Boldo

Apesar de ser uma planta segura e cheia de benefícios, é preciso cuidar com a quantidade. Caso você abuse dele pode sentir desconforto gástricos bem incômodos. Aliás, o chá de boldo não é indicado para todo mundo, está contra indicados para gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças menores de 6 anos, pessoas com algum problema de fígado ou renal e pessoas que tomam remédios anticoagulantes.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *