Home / Plantas / Tudo Sobre o Alecrim: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre o Alecrim: Características, Nome Científico e Fotos

Por causa da longa história do alecrim – literário, cosmético, culinário e medicinal – um jardim de ervas sem alecrim é impensável. Mas esta herbácea versátil não precisa ser relegada apenas para o jardim de ervas. O alecrim era uma erva favorita nos primeiros jardins botânicos. Rosemary foi provavelmente introduzida na Grã-Bretanha por colonos romanos, e provavelmente foi cultivada lá antes da conquista normanda, que começou no ano 1066.

Nome Científico

Alecrim, Rosmarinus officinalis, é um arbusto com folhas perfumadas, perenes, semelhantes a agulhas e flores brancas, rosa, roxas ou azuis. Nativo da região do Mediterrâneo, é membro da família Lamiaceae, que inclui mais de 7.000 espécies. Outros nomes comuns para a erva incluem planta polar, erva- bússola ou planta de bússola.

 

O nome “alecrim” deriva das palavras latinas “ros”, que significa “orvalho” e “marinus”, que significa “mar” – “orvalho do mar”, um nome apropriado para esta popular erva de jardim, regada pelas névoas do oceano em seu habitat nativo ao longo da costa árida do Mediterrâneo.  O nome específico, officinalis, refere-se à inclusão da erva em listas ocidentais oficiais de ervas medicinais.

Alecrim tem sido em uso culinário desde pelo menos 500 anos antes de Cristo.  Rosemary é um membro da hortelã, família Lamiaceae , juntamente com muitas outras ervas, como orégano, tomilho, manjericão e lavanda. O alecrim é uma erva do Mediterrâneo que tem sido usada desde a antiguidade como um repelente de pragas, e para fins medicinais, devido ao seu forte aroma e qualidades anti-sépticas.

Descrição da Planta

Muitas vezes cresce selvagem na costa mediterrânea varrida pelo vento, mas é cultivada em muitas regiões. Os principais produtores para exportação são a Iugoslávia, a França, a Espanha e Portugal.

A raiz principal profunda e amadeirada de Rosemary produz caules robustos, ramificados, escamosos e marrons-claros, cobertos por folhas estreitas sésseis e simples, com cerca de 1 cm de comprimento e opostas, crescendo em espirais ao longo dos caules quadrados.

Folhas de alecrim são verde escuro no topo e verde pálido na parte inferior com uma veia meados distintivo. Eles se curvam para dentro ao longo das margens. Minúsculas flores de dois lábios, azul claro ou violeta crescem em um grupo de cinco a sete flores, cada uma em um par de pontas curtas opostas. Cada par de espinhos de flor alterna ao longo dos lados do caule. Esta graciosa erva aromática floresce no final da primavera e início do verão, tendo duas pequenas sementes em cada flor. As abelhas são atraídas pelas flores de alecrim.

Características da Planta

Rosemary forma sebes extraordinárias e podem ser cortada em topiaria chique = até bonsai para aqueles com paciência. É um ponto focal brilhante no jardim perene ou na fronteira mista.  O alecrim é obrigatório em um jardim de fragrâncias e é a base de um jardim tolerante à seca. As formas prostradas parecem abundantes em contêineres e cestas de suspensão.

Alecrim permite acesso a sua folhagem aromática durante todo o ano para usar na culinária, produtos cosméticos e medicamentos. Floresce desde o início do verão até o final do outono, e você pode escolher entre diferentes variedades, na vertical e à direita e até rosa (Rosmarinus ‘Major Pink’) ou branco (Rosmarinus ‘Miss Jessop’s Upright’).

O alecrim é uma planta perene (vive mais de 2 anos). Os jardineiros modernos valorizam o alecrim ( Rosmarinus officinalis ), uma vez que é uma das plantas de jardim mais acessíveis, tanto a horta ornamental como a vegetal, e até mesmo como uma planta de contêineres sem problemas. Alecrim plantado perto de feijões, cenouras e repolhos, os protege de muitas pragas tradicionais, caracóis e lesmas também se opõem à sua presença.

Propriedades Medicinais do Alecrim:

O alecrim era tradicionalmente usado para ajudar a aliviar a dor muscular, melhorar a memória, estimular o sistema imunológico e circulatório e promover o crescimento do cabelo. Possíveis benefícios para a saúde incluem melhor concentração, digestão e envelhecimento cerebral.

Ação Antioxidantes E Anti Inflamatória

O alecrim é uma rica fonte de antioxidantes e compostos antiinflamatórios, que ajudam a estimular o sistema imunológico e melhorar a circulação sanguínea.  Estudos laboratoriais mostraram que o alecrim é rico em antioxidantes, que desempenham um papel importante na neutralização de partículas nocivas chamadas radicais livres.

Melhora a Digestão

Na Europa, o alecrim é freqüentemente usado para ajudar a tratar a indigestão, a Alemanha aprovou o alecrim para o tratamento da indigestão. No entanto, deve-se notar que atualmente não há evidências científicas significativas para apoiar esta afirmação.

Melhora a Memória e a Concentração

O cheiro do alecrim pode potencializar a concentração, o desempenho, a rapidez e a precisão de um ser humano e, em menor grau, o humor.

Proteção Neurológica

Os cientistas descobriram que o alecrim também pode ser bom para o cérebro. O alecrim contém um ingrediente chamado ácido carnósico, que pode combater os danos causados ​​pelos radicais livres no cérebro.  Alguns estudos em ratos identificaram que o alecrim pode ser útil para pessoas que sofreram um derrame . Rosemary parece ser protetor contra danos cerebrais e pode melhorar a recuperação.

Prevenir O Envelhecimento Cerebral

Envelhecimento Cerebral
Envelhecimento Cerebral

O alecrim pode retardar o desgaste natural das células cerebrais, prevenindo o envelhecimento cerebral. A capacidade terapêutica de alecrim para a prevenção de doenças neurovegetativas, como o Mal de Alzheimer é promissora, mas são necessários mais estudos. Os cientistas descobriram que o alecrim retardou a degradação de um importante hormônio cerebral conhecido como acetilcolina. A acetilcolina está envolvida na formação de novas memórias e na regulação da atividade muscular. Os cientistas propõem que o alecrim pode ser valioso para a prevenção e tratamento da demência.

Câncer

O uso do extrato bruto de alecrim etanólico em teste, retardou a disseminação de leucemia humana e células de carcinoma de mama . O resultado de  outro teste, concluiu que o alecrim pode ser útil como agente anti-inflamatório e anti-tumoral.  Além disso, um relatório revelou que a adição de extrato de alecrim à carne moída reduz a formação de agentes causadores de câncer que podem se desenvolver durante o cozimento.

Câncer
Câncer

Degeneração Macular

Um componente importante do alecrim, o ácido carnosico, pode restabelecer significativamente a saúde dos olhos e poderia ser usado em terapias para combater  doenças que afetam a retina externa, como a doença degenerativa dos olhos  relacionada à idade.

Como Consumir Alecrim:

É tipicamente preparado como uma erva seca inteira ou um extrato seco em pó, enquanto chás e extratos líquidos são feitos de folhas frescas ou secas. Uma gama de produtos de alecrim está disponível para compra online .

Folhas

Folha de Alecrim
Folha de Alecrim

Folhas e flores de alecrim podem ser colhidas durante o segundo ano de crescimento. Com cuidado, apare os ramos em comprimentos de 10 cm, deixando pelo menos dois terços do arbusto intactos. Retire as folhas dos caules e espalhe-as em uma bandeja, ou pendure os galhos em cachos longe da luz solar direta em uma sala clara e arejada. Armazene a erva seca em recipientes escuros hermeticamente fechados.

Ramos

Pode-se lançar alguns ramos de alecrim sobre um braseiro  ou até mesmo em uma lareira para produzir um efeito de incenso e apreciar o aroma fresco, isto é também indicado para manter os mosquitos longe do ambiente. Use raminhos de alecrim em buquês de flores dentro de casa para desodorizar sua casa.

Chá

Chá de Alecrim
Chá de Alecrim

Se você está estressado e precisa de um estimulante, prepare um chá de ervas de um pequeno raminho de alecrim mergulhado em uma xícara de água fervente. Adicione um pouco de mel para adoçar.

Banho

Depois de um dia cansativo, ferva 150 gr. de cada uma das seguintes ervas em 3 litros de água: lavanda, alecrim e hortelã. Deixe em infusão por um tempo, passe por uma peneira e adicione à sua água de banho.

Óleo

Embale em um frasco pequeno (500 ml.) com tampa, folhas de alecrim fresca e algumas flores da planta. Despeje azeite suficiente no frasco para cobrir completamente as ervas. Selar e colocar em uma janela ensolarada por 2 – 3 semanas. Coe o óleo com gaze em um recipiente de vidro grande. Esprema o óleo restante do pano. Despeje esta primeira infusão de óleo sobre ervas frescas adicionais em uma jarra para cobrir. Selar e colocar em um peitoril da janela ensolarada por mais duas semanas. Coe novamente com gaze. Armazene esta segunda infusão de óleo em recipientes de vidro escuro, claramente selados e claramente rotulados. Embeba um pedaço de  algodão neste óleo aquecido e aplique em contusões ou entorses, ou como auxílio na cicatrização de feridas e irritações da pele.

Óleo Volátil De Alecrim

Óleo Volátil De Alecrim
Óleo Volátil De Alecrim

O óleo volátil das folhas e flores de alecrim, tem uma longa história de usos medicinais no Ocidente. Outros constituintes químicos do alecrim incluem bitters , borneol, linalol, canfeno, cânfora, cineol, pineno, resina, taninos e ácido rosmarínico, que atua como um antioxidante.

A pesquisa produziu resultados promissores em relação aos efeitos inibidores do câncer deste componente antioxidante do óleo de alecrim. Além disso, o alecrim é um estimulante circulatório. Foi demonstrado que aumenta o fluxo sangüíneo coronariano e é útil no tratamento da pressão arterial.

Um flavonóide conhecido como diosmina no óleo volátil de alecrim pode restaurar a força aos capilares frágeis. Muitos dos usos tradicionais para esta erva curativa, descobertos através de tentativa e erro e transmitidos através das gerações, não foram clinicamente verificados.

Óleo Essencial De Alecrim

Óleo Essencial De Alecrim
Óleo Essencial De Alecrim

Alecrim pode cheirar familiar para você, porque os óleos são amplamente utilizados em produtos de higiene pessoal. De fato, o alecrim era um dos primeiros óleos essenciais a serem destilados. Raymudus Lullus desenvolveu um método para vaporização e condensação em 1330.

O óleo essencial de alecrim tem potentes efeitos antibacterianos e antifúngicos. Ele foi queimado como um incenso em rituais e usado em enfermarias para fornecer proteção contra doenças e infecções. A erva também tem sido usada como estimulante digestivo e tônico hepático. Aumenta o fluxo de bile através de sua capacidade de relaxar o músculo liso do trato digestivo e da vesícula biliar.

As propriedades adstringentes de Rosemary, devido ao seu conteúdo de tanino, podem ajudar no tratamento da diarréia e reduzir o fluxo menstrual excessivo. O alecrim pode ser usado como um carminativo (medicamento para alívio de gases) para aliviar o desconforto dos distúrbios cólicos e dispépticos.

A erva pungente tem um efeito energizante; é usado na aromaterapia para melhorar a memória e o foco, dissipar a depressão e aliviar a dor de cabeça da enxaqueca . Uma aplicação externa do óleo essencial de alecrim, como componente dos linimentos, pode aliviar a dor no reumatismo. Uma infusão de alecrim, combinado com sálvia (Salvia officinale ), faz um bom gargarejo de garganta inflamada .

Quando usado como uma lavagem de cabelo, alecrim irá estimular folículos pilosos e pode ajudar a reduzir a caspa . Um cataplasma da erva pode ser aplicado para aliviar o eczema , ou acelerar a cicatrização de feridas. O óleo essencial de alecrim é um componente de muitas loções, perfumes, linimentos, sabões e preparações para bochechar disponíveis comercialmente. Por fim, o alecrim seco é amplamente utilizado como erva culinária.

Mais recentemente, o carnosol, um composto antioxidante natural encontrado no alecrim, foi estudado por suas propriedades anticancerígenas. Carnosol parece ser eficaz contra o câncer , reduzindo a inflamação e inibindo a expressão de genes do câncer. O ácido carnosico, outro composto encontrado no alecrim, parece reduzir o risco de câncer de pele ao proteger as células da pele contra os efeitos da radiação ultravioleta .

Contra Indicações

Não é recomendada a ingestão de óleos essenciais. É imperativo consultar um médico antes de usar óleo essencial de alecrim para fins terapêuticos. Pessoas que tomam medicamentos prescritos são especialmente aconselhados a não usar óleo essencial de alecrim sem o conselho médico.

O óleo pode ter um efeito abortivo sobre o feto e potencialmente levar ao aborto espontâneo. O Óleo Essencial de Alecrim deve sempre ser armazenado em uma área inacessível para crianças, especialmente aquelas com idade inferior a 7. Aqueles com pressão alta devem evitar o uso deste óleo, pois pode elevar ainda mais a pressão arterial.

Outros subprodutos a base do alecrim não devem ser usado em preparações medicinais durante a gravidez ou a amamentação, embora seja seguro usar em pequenas quantidades para temperar os alimentos.

Pessoas com pressão alta , epilepsia ou diverticulose, úlceras crônicas ou colite, não devem tomar alecrim internamente para fins medicinais. O alecrim age como um emenagogo, estimulando o fluxo do sangue menstrual. O óleo essencial de alecrim já foi usado na prática popular em tentativas de induzir o aborto.

Como com todos os óleos essenciais , apenas pequenas quantidades devem ser usadas, seja topicamente ou internamente. Uma overdose de óleo essencial de alecrim pode levar a coma profundo, vômitos , espasmos, sangramento uterino, gastroenterite, irritação nos rins e até a morte.

O consumo concomitante de compostos de alecrim podem prejudicar a eficácia de alguns medicamentos, incluindo:

Drogas anticoagulantes: incluem medicamentos que afinam o sangue, como Warfarin, Aspirin e Clopidogrel;

Inibidores da ECA: Estes são usados ​​para o tratamento da hipertensão arterial . Eles incluem lisinopril (Zestril), fosinopril (Monopril), captopril (Capoten) e enalapril (Vasotec);

Diuréticos: Aumentam a passagem da urina e incluem hidroclorotiazida e furosemida (Lasix);

Lítio: é usado para tratar os episódios maníacos da depressão maníaca . O alecrim pode atuar como um diurético e fazer com que o lítio atinja níveis tóxicos no corpo.

Nenhum efeito colateral é conhecido quando o alecrim é usado em doses terapêuticas designadas, colhidas, preparadas e administradas adequadamente. Algumas pessoas, no entanto, podem ser alérgicas ao alecrim ou seus óleos, além de sentirem náuseas e vômitos.

O Cultivo do Alecrim

O alecrim e seus cultivares são melhor iniciados a partir de plantas. Quando cultivada a partir de sementes, a germinação é lenta com resultados variáveis. Todas as plantas requerem pleno sol, mas nos climas mais quentes elas aceitam alguma sombra clara. Eles prosperam em um solo de jardim comum, leve e bem drenado.

Durante a estação de crescimento, belisque as pontas do crescimento para trás, de duas a três polegadas, para promover plantas arbustivas; Podas mais amplas apenas no início da primavera para permitir que a planta inicie um novo tempo de crescimento.

Em regiões de invernos mais rigorosos, as plantas podem ser cultivadas com sucesso em vasos, preenchidos com substrato de boa drenagem e aeração. As plantas devem ficarem protegidas dentro de casa pelo menos algumas semanas antes da chegada dos dias mais frios.Forneça uma boa circulação de ar para afastar o mofo nocivo.

Indústria Cosmética

As propriedades antimicrobianas, anti-sépticas, adstringentes, antioxidantes e tônicas deste óleo fazem dele um aditivo benéfico em produtos de cuidados com a pele que servem para acalmar ou até mesmo tratar pele seca ou oleosa, eczema, inflamação e acne. Eficaz para todos os tipos de pele, este óleo de rejuvenescimento pode ser adicionado a sabonetes, sabonetes faciais, máscaras faciais, tonalizantes e cremes para obter uma pele firme e hidratada que parece ter um brilho saudável, livre de marcas indesejadas.

Indústria Cosmética
Indústria Cosmética

O aroma refrescante e energizante do Óleo Essencial de Alecrim pode ser diluído em água e usado em purificadores de ambiente caseiros naturais para eliminar odores desagradáveis ​​do ambiente, bem como de objetos. Quando adicionado a receitas para velas perfumadas caseiras, pode funcionar da mesma forma para refrescar o cheiro de um quarto.

A Extração do Óleo da Planta

O lado superior das folhas de alecrim é escuro e as partes inferiores são pálidas e cobertas de pelos grossos. As pontas das folhas começam a brotar pequenas e tubulares flores de cor azul pálida a profunda, que continuam a florescer no verão.

Óleo essencial de alecrim da mais alta qualidade é obtido a partir dos topos floridos da planta, embora os óleos também possam ser obtidos a partir dos caules e folhas antes que a planta comece a florescer.

A Colheita

Colheita de Alecrim
Colheita de Alecrim

Os campos de alecrim são geralmente colhidos uma ou duas vezes por ano, dependendo da região geográfica de cultivo. A colheita é mais frequentemente feita mecanicamente, o que permite cortes mais frequentes devido a maiores rendimentos de rápido crescimento.

Secagem

Antes da destilação, as folhas são secas naturalmente pelo calor do sol ou por secadores. A secagem das folhas ao sol resulta em folhas de baixa qualidade para a produção de óleos. O método ideal de secagem envolve o uso de um secador de fluxo de ar forçado, que resulta em folhas de melhor qualidade. Depois que o produto é seco, as folhas são processadas para remover as hastes. Eles são peneirados para remover a sujeira.

Destilação

O óleo essencial de alecrim é mais comumente extraído através da destilação a vapor dos topos e folhas da planta. Após a destilação, o óleo tem uma viscosidade aquosa e pode ser incolor ou amarelo pálido. É poderoso e refrescante cheiro é herbáceo e semelhante a hortelã com um tom que é caracterizado como amadeirado e balsâmico.

Uso Cosmético do Óleo Essencial

Os usos do Óleo Essencial de Alecrim são abundantes, variando de medicinais e odoríferos a cosméticos. Suas muitas formas incluem óleos, géis, loções, sabonetes, shampoos e sprays, para citar algumas sugestões para produtos caseiros.

Usado na aromaterapia, o aroma amadeirado e arborizado de Rosemary pode promover o relaxamento e aumentar o estado de alerta, bem como a função cerebral, melhorando assim a memória. Para aliviar o estresse enquanto estuda e manter a concentração, difundir Óleo Essencial de Alecrim no quarto por no máximo 30 minutos.

Diluído com um óleo transportador e usado topicamente, as propriedades desintoxicantes e anestésicas do Óleo Essencial de Alecrim podem aumentar a imunidade recarregando o sistema de desintoxicação do corpo.

Ao diluir o óleo de alecrim em um óleo transportador, como o óleo de coco fracionado e massageando-o nos gânglios linfáticos, o corpo será estimulado a eliminar mais rapidamente os resíduos e a aliviar as doenças digestivas.

Óleo De Coco Fracionado
Óleo De Coco Fracionado

Suas propriedades analgésicas e antiinflamatórias o tornam um óleo essencial ideal para aliviar dores musculares e dores. Para um óleo de massagem que reduz a dor, misture o óleo de alecrim com óleo de hortelã-pimenta e dilua a mistura em óleo de coco e esfregue os músculos doloridos e as articulações doloridas.

As propriedades anti-virais, antimicrobianas e anti-sépticas do Rosemary Essential Oil fazem dele um spray de limpeza caseiro multiuso para limpar os ambientes internos e eliminar as bactérias nocivas. Uma diluição de óleo de alecrim em vinagre branco destilado e água faz um limpador de spray que é adequado para limpar superfícies como bancadas.

Recomendações de Uso

Quando aplicado topicamente, o Óleo Essencial de Alecrim deve ser usado em diluição – recomenda-se um óleo transportador como Amêndoa, Coco, Jojoba, Azeite ou Cânhamo – e em pequenas quantidades, pois o uso direto do óleo ou em altas concentrações pode causar irritação na pele . Um teste de pele é recomendado antes de usar. Isso pode ser feito diluindo o óleo essencial em um óleo transportador e aplicando uma pequena quantidade a uma pequena área da pele que não é sensível. Óleo de alecrim nunca deve ser usado perto dos olhos, nariz interno e orelhas, ou em quaisquer outras áreas particularmente sensíveis da pele.

Variedades de Alecrim

Devido a sua adaptabilidade a várias condições ecológicas, plantas de alecrim podem variar em aparência em termos de suas cores, o tamanhos de suas flores, e os aromas de seus óleos essenciais. A planta de alecrim requer drenagem de água adequada

Rosmarinus officinalis

Rosmarinus Officinalis
Rosmarinus Officinalis

Rosmarinus officinalis é o clássico alecrim vertical culinário, com folhas cinza-esverdeadas opostas e em forma de agulha que medem de 1 a 11 polegadas de comprimento com partes inferiores brancas em pó. A planta traz flores azuis pálidas de dois lábios em pequenos aglomerados em direção ao final dos galhos. Este arbusto perene cresce de três a cinco metros de altura.

Rosmarinus officinalis ‘Maiorca Rosa’

Rosmarinus officinalis ‘Maiorca Rosa’ é das Ilhas Baleares no Mediterrâneo espanhol. Similar em crescimento para a variedade clássica, tem folhas resinosas mais curtas e lindas flores cor-de-rosa. Plantada ao lado de uma das variedades de floração azul, suas flores rosa-ametista destacam-se vividamente.

 Rosmarinus officinalis ‘Azul Toscano’

Rosmarinus officinalis ‘Azul Toscano’ é um alecrim vertical de crescimento alto, com ramos que podem atingir seis metros de altura que crescem drasticamente a partir da base da planta. Usados como cercas vivas, para fazer fronteira com pequenos campos na Toscana, o ‘Tuscan Blue’ é uma planta bonita com espinhos de flores de cor excepcionalmente azul-escuro e folhas verde-claras altamente aromáticas que permitem cozinhar e secar. Juntamente com as outras roseiras altas, é mais adequado para o cultivo em climas mais quentes, mas também pode ser cultivado em regiões de curta temporada.

Rosmarinus  officinalis ‘Miss Jessopp’s Vertical’

Rosmarinus  officinalis 'Miss Jessopp's Vertical'
Rosmarinus  officinalis ‘Miss Jessopp’s Vertical’

Rosmarinus  officinalis ‘Miss Jessopp’s Vertical’ tem o nome da jardineira inglesa Miss Euphemia Jessopp. Em 1957, um corte de uma planta que crescia no Castelo de Sissinghurst foi propagado pela horta Elizabeth de Forest em seu jardim de Santa Bárbara, na Califórnia, e esse alecrim foi então introduzido no comércio de mudas.  Pode crescer de cinco a oito metros de altura e tem flores de ardósia azul e altamente aromáticas folhas cinza-verdes escuras.

Rosmarinus officinalis ‘Arp’

Rosmarinus officinalis ‘Arp’é a introdução da distinta mulher-jardim, autora de jardim e aficionado por ervas, Madalene Hill of Roundtop, Texas. Em 1987, ela descobriu um alecrim extremamente resistente crescendo na aldeia de Arp, no nordeste do Texas. Ela introduziu no comércio de berçário através do National Herb Garden, em Washington, DC, onde foi cultivado pela primeira vez.  ‘Arp’ cresce pouco mais de um metro e tem flores azul claro a quase brancas e tem folhas perfumadas grossas, amplamente espaçadas, mais cinzentas do que o alecrim clássico ( R. officinalis ). Requer excelente drenagem.

Rosmarinus officinalis ‘Prostratus’

Rosmarinus officinalis ‘Prostratus’cresce de um a dois metros de altura e três a oito metros de largura, folhas verdes escuras brilhantes que têm uma fragrância suave e pinho. As flores são delicadas azul lavanda.

Rosmarinus officinalis  ‘Lockwood de Forest’

Rosmarinus officinalis  ‘Lockwood de Forest’, uma cultivar da Califórnia introduzida a partir de uma muda descoberta no jardim de Santa Bárbara da família de Forest, na década de 1940. Tem folhas mais claras e flores azuis mais profundas do que as do ‘Prostratus’.

Rosmarinus officinalis angustifolius

Rosmarinus officinalis angustifolius – alecrim com cheiro de pinho – é da Córsega e não é considerado culinário. Cheira como uma árvore de Natal e cresce tão alto quanto um pequeno, com folhas finas, em forma de agulha e flores azuis escuras.

Rosmarinus officinalis ‘Benenden Blue’

Rosmarinus officinalis 'Benenden Blue'
Rosmarinus officinalis ‘Benenden Blue’

Um cultivar de escolha é o ‘Benenden Blue’, um arbusto semiprostrado que cresce até um metro de altura, com um curioso hábito de crescimento: os galhos inicialmente eretos se arqueiam, depois começam a crescer graciosamente para o lado.

Lendas Sobre o Alecrim

Rosemary tem quase tantas histórias, mitos e superstições em torno dela quanto os usos práticos atuais. Por milhares de anos, essa atraente e intensamente aromática planta cativou nossos sentidos e nosso folclore. As referências sobre alecrim na história e lenda são abundantes:

Na mitologia grega, diz-se que foi colocado em torno da deusa grega Afrodite quando ela se levantou do mar. Outra lenda diz que a Virgem Maria espalhou seu manto azul sobre um arbusto de alecrim de flores brancas enquanto ela descansava, e as flores ficaram azuis. O arbusto ficou então conhecido como a “Rosa de Maria”.

Hoje e ao longo da história, uma associação comum com alecrim é a lembrança. Nós ainda a usamos para significar um amor especial ou amizade e alguns países continuam a colocar um raminho de alecrim nas mãos do falecido antes do enterro. Os primeiros estudantes gregos entenderam o significado mais literalmente, usando coroas de alecrim em volta da cabeça para estimular suas memórias durante os exames.

A erva já foi usada para afastar os maus espíritos. Durante a Idade Média, as pessoas dormiam com ramos de alecrim embaixo dos travesseiros para mantê-los a salvo de demônios e pesadelos. Os demônios podem assumir muitas formas, como odores desagradáveis, bruxaria e a Peste – o alecrim foi queimado, ingerido ou transportado para evitar todos eles.

Na Grécia antiga, a erva foi queimada para purificar o ar e afastar os maus espíritos. Essa tradição durou até a Idade Média, quando foi queimada em áreas afetadas pela peste. Ainda estava sendo queimado no século XVII em tribunais ingleses e hospitais franceses, para evitar a disseminação de doenças. Isto é provavelmente porque as folhas secas de alecrim contêm cerca de 20% de cânfora, que tem sido valorizada desde a antiguidade como aromatizante e medicinal.

Aqueles que procuravam amor colocavam um pote de alecrim no peitoril da janela para atrair um companheiro. A erva tem sido apreciada há muito tempo como um repelente de insetos, ambas esfregadas frescas na pele e colocando feixes dela em baús para repelir mariposas. Na tradição cristã, diz-se que o alecrim nunca cresce mais do que Jesus. Outra história conta que Maria, durante sua fuga para o Egito, descansou ao lado de um arbusto de alecrim e pendurou seu manto azul sobre ele, transformando as flores de branco em azul.

Alecrim Em Cima da Mesa
Alecrim Em Cima da Mesa

Diz-se que o alecrim crescerá particularmente bem nos jardins cuidados por mulheres de grande força de vontade;

Jovens noivas tradicionalmente carregavam um raminho de alecrim em suas guirlandas ou buquês de casamento;

Folhas de alecrim eram jogadas no chão para serem pisadas, liberando assim as fragrâncias e óleos anti-sépticos;

Jogue no chão alguns galhos e folhas de alecrim ao planejar uma ocasião romântica como um casamento – as palavras “sorte” e “fidelidade” também estão ligadas à erva e você estará dançando em uma nuvem perfumada!

O jovem casal pode até selar um pacto de amor eterno  com a magia do mero  toque em uma flor de alecrim;

Os viajantes ciganos procuraram alecrim para o seu uso como um enxágüe para realçar os cabelos escuros, ou como uma lavagem de rosto rejuvenescedora;

A Hungria usou um extrato alcoólico da erva para tratar a gota;

No antigo Egito, a erva foi enterrada com os faraós;

Alecrim na Culinária

O alecrim seco está disponível na forma de folhas inteiras ou moídas na maioria das mercearias e supermercados. Use os dedos ou uma faca para quebrar as folhas secas antes de adicionar a uma receita. O alecrim moído perderá rapidamente a potência, como acontece com todo o tempero do solo, mas é bom se você não quiser os pedaços de ervas duras no produto final. Para secar o seu próprio, simplesmente pendure um pacote de galhos de quatro polegadas recém-cortados de cabeça para baixo até secar completamente.

Tem um sabor e aroma semelhante ao pinho. O sabor picante se presta facilmente a carnes, batatas e pães. É um ingrediente comum em marinadas e sopas. Alecrim combina bem com outras ervas, mas tem uma tendência a dominar. Raminhos completos fazem um lindo enfeite.

Na culinária, o alecrim é usado como tempero em uma variedade de pratos, como sopas, ensopados, saladas e guisados. Use alecrim com frango e outras aves de capoeira, caça, cordeiro, porco, bifes e peixes, especialmente peixes oleosos. Também vai bem com grãos, cogumelos, cebolas, ervilhas e espinafre.

Para usar raminhos de alecrim fresco na culinária, retire as folhas do ramo principal segurando a ponta e puxando as folhas na direção oposta que elas estão crescendo. Pique as folhas antes de adicionar a uma receita. Atire o caule em suas brasas para aroma extra e um pouco de sabor.

Lavar raminhos frescos de alecrim em água corrente fria e seque. Receitas geralmente pedem folhas inteiras, que são facilmente removidas das hastes lenhosas. Raminhos inteiros de alecrim podem ser adicionados a guisados ​​e pratos de carne. Para guardar o alecrim, coloque os raminhos em um saco plástico de armazenamento de alimentos com uma toalha de papel úmida. Alecrim fresco vai manter por cerca de uma semana na geladeira.

As folhas são frequentemente usadas na culinária. Use ramos de alecrim fresco ao assar uma perna de cordeiro ou frango para infundir um sabor maravilhoso. Use folhas de alecrim picado em saladas e as pequenas flores deliciosas em bebidas caseiras – não exagere, pois o sabor é bastante forte!

Receitas de Alecrim

Manteiga de Alecrim

Pique 2 dentes médios de alho e, em seguida, amasse.Em uma tigela pequena, misture o alho com 1 colher de chá de suco de limão fresco e cerca de 1 colher de chá de sal. Adicione 1/2 colher de chá de folhas de alecrim fresco picado. Misture bem. Adicione 100 gr. de manteiga à temperatura ambiente e amasse com um garfo até ficar bem misturado. Coloque a manteiga em uma folha de papel alumínio. Envolva bem e leve à geladeira até esfriar. Refrigerar ou congelar. Esta manteiga de alecrim é uma excelente cobertura para bife, ou usá-lo como uma propagação ou manteiga vegetal. É ótimo em batatas assadas ou misturado com macarrão.

Manteiga de Alecrim
Manteiga de Alecrim

Mostarda Alecrim-Laranja

Esta mostarda granulada é picante quente, mas ótima para cozinhar ou mergulhar salgadinhos. O sabor melhora depois de alguns dias, portanto, planeje de acordo.

Reserve 1/4 xícara de sementes de mostarda amarela;  1/4 xícara de sementes de mostarda marrom;  1 1/2 colheres de sopa de mostarda seca;  1/4 xícara de água;  Vinagre de cidra de 1/4 de xícara;  1/4 xícara de vinho branco;  Raspas de uma laranja (cerca de 1 colher de sopa);  Suco da mesma laranja;  1/4 xícara de folhas de alecrim fresco picado;  Sal a gosto.

Em um liquidificador, triture as sementes de mostarda até obter a textura do fubá. Transfira para uma tigela pequena e misture os ingredientes restantes. Deixe descansar em temperatura ambiente por algumas horas. Mexa novamente e salgue a gosto.

Tudo Sobre o Alecrim: Características, Nome Cientifico e Fotos

Resumo:

Os benefícios de saúde mais interessantes do alecrim incluem sua capacidade de melhorar a memória, melhorar o humor, diminuir o risco de Alzheimer e câncer , reduzir a inflamação, aliviar a dor e proteger o sistema imunológico. A erva também ajuda a estimular a circulação, desintoxicar o corpo, proteger o corpo de infecções bacterianas, prevenir o envelhecimento precoce e curar as condições da pele.

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva perene lenhosa nativa da região do Mediterrâneo. Tem folhas finas como agulhas com um toque prateado e flores rosa, roxas, brancas ou azuis. É uma das ervas mais comumente encontradas entre as especiarias. A erva tem um sabor quente, amargo e adstringente, mas ainda dá um sabor e aroma maravilhosos a sopas, molhos, ensopados, assados ​​e recheios. Pode ser usado na forma de pó seco ou como folhas frescas. Suas folhas podem ser usadas para preparar chá, óleo essencial e extrato líquido.  A erva é considerada sagrada pelos antigos romanos, gregos, egípcios e hebreus.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *