Hoje vamos falar sobre uma planta diferente, você vai se surpreender bastante com ela e ainda vai aprender diversas coisas. Então fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.
Tudo Sobre a Tillandsia
Nome científico – Tillandsia
Esse é um gênero que possui quase 700 espécies. Como você pode perceber pelas fotos, elas se assemelham bastante com as bromélias, e isso não é apenas uma coincidência, pois elas estão classificadas dentro da mesma família. Em seu habitat natural é possível ver essas plantas apoiadas em cactos e árvores. Isso pois elas são plantas que vivem sobre outras, ou seja elas se apoiam em outras plantas para se desenvolver, mas isso não quer dizer que são parasitas pois elas utilizam árvores por exemplo apenas como suporte. Dessa forma ela não prejudica a planta de apoio, diferente das parasitas que roubam os nutrientes.
As Tillandsia são plantas que não precisam de terra para se desenvolver, por isso é a planta perfeita para os iniciantes. E por isso elas são chamadas de “air plants”. Essas plantas diferentes gostam de ficar em locais altos na natureza e com bastante corrente de ar, pois assim fica mais fácil dispersas as suas sementes.
Características da Tillandsia
São plantas versáteis que habitam e surgem em diversos climas diferentes. Na realidade, como cada espécie tem uma necessidade, cada uma vai ser encontrada em uma região de clima específico.
A característica mais marcante da Tillandsia é o fato de não precisarem de terra para se desenvolver, mas isso não quer dizer que não possam ser plantadas na terra. Grande parte delas possuem apêndices epidérmicos cobrindo as folhas, esse sistema ajuda que elas possam adquirir nutrientes e captar a umidade do ar.
Como Cuidar da Tillandsia?
Saiba que essas são plantas bem resistentes, além de serem um charme e que podem formar jardins únicos. Mas cuidar dessas plantas tem suas particularidades, e é isso que vamos aprender hoje.
Luz Natural
Ela não pode receber a luz direta do sol, quanto mais úmido for o ar, maior será a tolerância da planta a luz. Por outro lado, algumas espécies quando cultivadas ao ar livre apreciam o sol pleno, mas não toleram ser cultivadas dentro de estufas, no interior de residências ou perto de janelas, pois o ar seco vai fazer com que ela queime muito rápido.
Em lugares onde receba muito sol, ela pode ser imersa em água uma vez por semana, ou manter nebulização no ambiente.
Iluminação Artificial
O indicado para usar nessas situações é sempre a fluorescente. A distância faz bastante diferença, deixando cerca de 15 cm perto da planta no mínimo e no máximo a 90 cm de distância. Você pode comprar em lojas especializadas essas luminárias e também as lâmpadas, consulte um profissional. Saiba que elas devem funcionar 12 horas por dia.
Dicas de Rega
Regar a planta é bem importante, elas devem receber água de 2 a 3 vezes por semana, quanto mais seco foi o ambiente, de mais água ela vai precisar. Quando o tempo está excessivamente seco, ela não consegue captar a água como outras plantas. É possível notar uma fina penugem por cima de suas folhas, Esse é o sistema próprio que ela usa para captar água e nutrientes.
Qual Água Utilizar?
Saiba que isso faz sim diferença, por isso fique de olho. Água destilada nem pensar, fuja também de água descalcificada pois ela tem muito sal e pode fazer mal a sua planta. As águas indicadas são as de garrafa, as de torneira e filtradas, mas deixe que ela descanse um pouco antes para que perca o cloro.
Se você mora em uma região úmida e cultiva sua planta ao ar livre, certamente você nunca vai precisar regar ela. Mas dentro de casa as coisas mudam de figura, especialmente se o ar for seco, vai precisar caprichar na rega. Elas devem ficar em local onde o ar circule bastante e receba bastante luz para que sequem rapidamente depois de ser regada.
Quando é que a Tillandsia Floresce?
Esta planta costuma florescer entre a primavera e o outono, aliás suas flores devem permanecer por 10 semanas. Ela só vai começar a florescer quando estiver completamente madura, isso deve acontecer entre 2 e 3 anos de vida. Ela então gera flores somente uma vez e vai morrendo aos poucos.
Onde Deixar a Tillandsia?
Ela deve ser colocada em locais onde ela possa se desenvolver bem. Ela gosta de ambientes bem iluminados, especialmente meia sombra, onde ela pode se proteger dos raios diretos de sol, embora algumas espécies aguentem bem o sol pleno. O correto é tentar recriar em casa o ambiente que elas ficam na natureza no topo das árvores, a iluminação que recebem lá.
Curiosidades Sobre a Tillandsia
Popularmente chamadas de Plantar do Ar, o nome pode confundir um pouco a cabeça das pessoas, pois faz com que acreditem que ela vive de ar, o que não é verdade. Embora não precisem de terra, não quer dizer que vivem de ar. Você pode encontrar diversas espécies e escolher a que mais te agrada, mas no geral todas elas lembram bastante as bromélias.
O número de espécies desse gênero é muito grande, por isso tem para todos os gostos. Elas geralmente podem ser vistas no topo das árvores na natureza. Embora existam tantas espécies as mais conhecidas são: Tillandsia cyanea que tem cores lindas, a Tillandsia schiedeana mais minimalista com folhinhas verdes, a Tillandsia ionantha que apresenta um show lindo de cores, a Tillandsia usneoides que forma um lindo pendente de folhas bem finas, longas e delicadas, elas foram uma linda cascata independente de onde forem presas.