Com calor, seca e baixa tolerância ao solo, a planta vinca, de nome científico Catharanthus roseus, é muito popular em várias regiões do mundo.
Isso sem contar com a disponibilidade em várias cores para abrilhantar muitos jardins.
Se você deseja saber mais detalhes, pois está interessado em ter algumas flores em sua casa, leia o artigo abaixo!
As informações certamente serão bem relevantes. Confira!
Características da Planta Vinca
Altura
As plantas crescem de 30 a 60 cm de altura e aproximadamente a mesma largura. Existem novos tipos de crescimentos mais amplos e mais baixos. A maioria das vincas tem uma forma densa e arredondada.
Taxa de Crescimento
A planta vinca é cultivada como anual. Ela frequentemente retornará nos verões seguintes a partir da propagação por sementes. A vinca anual não é a mesma que as pervincas perenes, que são cultivadas como cobertura do solo.
Características Ornamentais
Essa planta tem flores abundantes e duráveis até a chegada do inverno. Ela está disponível em uma maravilhosa seleção de novas cores, flores maiores e até novos hábitos de crescimento. Estão disponíveis os tipos vertical rastejante e anão.
Plantio e Propagação
A planta vinca é de fácil cultivo para bordas, jardins e recipientes. Ela prefere o sol pleno, tolera o calor e a seca e pode desabrochar as flores no clima mais quente durante todo o verão.
Tal planta leva muito tempo para florescer quando propagada a partir de sementes. Não deve ser plantada até que o solo esteja muito quente. Se plantada muito cedo, as vincas frequentemente desenvolvem problemas de fungos.
O pH inadequado pode aumentar os problemas de doença também. Um pH de 5,4 a 5,8 é ideal. Uma boa drenagem do solo é importante para a prevenção de todos esses imprevistos. A ótima notícia é que ela não precisa ser podada com frequência para manter sua forma e flores.
Problemas com a Espécie
A planta vinca é uma das plantas para cobertura mais livre de problemas. Algumas doenças como apodrecimento da raiz e morte foliar podem ocorrer.
Os Cuidados
Retire as ervas daninhas que crescem ao redor da planta. Limpe quaisquer detritos, como folhas caídas, galhos ou pedras do chão. Espalhe uma camada de 30 a 60 cm de cobertura morta em volta das plantas com uma espátula ou garfo de jardim. Mantenha a cobertura morta de 5 a 10 cm de distância das hastes das vincas para impedir o desenvolvimento de podridão.
Regue a planta vinca somente quando o solo circundante ficar completamente seco. Aplique água de uma mangueira de jardim diretamente na terra ao redor das plantas. Não salpique a folhagem, pois pode ser prejudicial. Molhe o solo a uma profundidade de 15 cm. Dê água às plantas somente durante a manhã para permitir que as gotas de umidade sequem antes do anoitecer.
Adubação
Adubar as plantas uma vez por mês com um fertilizante 10-10-10 de nitrogênio, fósforo e hidrossolúvel em potássio. Misture 1 colher de chá do fertilizante com 1 galão de água ou de acordo com as instruções da embalagem. Aplique no lugar de uma rega.
Poda
Corte a extremidade terminal do caule principal da planta para incentivar a ramificação lateral se ela ficar alta e pernuda. Faça o corte acima do segundo conjunto de folhas usando um par de tesouras de podar.
Verificação de Doenças
Verifique as folhas da planta quanto a pulgões ou ácaros ao regá-la. Lave pequenas populações de insetos com um fluxo constante de água pela manhã. Pulverize plantas fortemente infestadas com sabão inseticida ou óleo de horticultura para erradicar o mal.
Como Comprar Uma Vinca
Vinca é uma planta clássica antiga que ganhou seu lugar em nossos jardins. Embora a maioria das variedades seja fácil de cultivar, é importante escolher a melhor para o seu espaço, porque existem tipos anuais e perenes.
Aqui está um mini guia para selecionar as melhores variedades para o seu quintal. Assim, você poderá escolher as plantas mais saudáveis disponíveis em uma loja local ou na Internet.
Depois de conhecer o tipo que você procura, temos dicas para garantir que você obtenha as plantas da melhor qualidade. Ao comprar a planta vinca, verifique se ela tem folhas verde-escuras e exuberantes. Cuidado com as que possuem folhas verde pálidas ou amareladas. Isso geralmente é um sinal de que a planta estava estressada.
Uma forma comum de estresse é o excesso de água. As vincas, especialmente as variedades anuais, odeiam que suas raízes fiquem molhadas por longos períodos.
Normalmente, é melhor comprar plantas que não estão florescendo. Dessa forma, elas podem colocar mais energia para se estabelecer no seu espaço ao ar livre, em vez de dividir sua energia entre se estabelecer e florescer.
Mas, como as espécies veem em uma variedade de cores, alguns compradores desatentos podem comprar errado. Nesse caso, convém selecionar as plantas que estão florescendo para obter as tonalidades exatas que deseja.
Outro passo para garantir que você esteja recebendo uma planta saudável é puxá-la cuidadosamente para fora do vaso. As raízes devem ser firmes e brancas. Se elas forem amarelas ou marrons, e estiverem encharcadas, a planta pode estar sofrendo de podridão das raízes.
Observe também que as vincas não são muito enraizadas, com raízes preenchendo o solo e circulando densamente o perímetro do vaso. Quanto mais enraizada a planta, maior a probabilidade de ela ser estressada.
A Magia Por Trás das Flores
É impossível não mencionar o papel de alguns tipos de vinca nos ritos religiosos e sua beleza quase mágica. A conexão dessa modesta flor com a cultura da humanidade vem de longa data.
Os antigos romanos geralmente usavam grinaldas e guirlandas das plantas, algumas maiores e outras menores em funerais. Talvez os romanos não atribuíssem importância especial à ela, e sem sentimentalismo desnecessário, tenham escolhido essa planta porque seus longos rebentos são facilmente cultivados e mantêm uma aparência elegante.
Mas esse costume voltou a diferentes povos de diferentes maneiras. Sem contar que passou por mudanças e frequentemente adquiriu um significado simbólico.
E nas tradições de outras nações, a linda planta vinca não está associada à temida morte, mas ao amor e à eternidade. Isso vai de encontro com as ideias da botânica astrológica e da beleza que se relaciona com a flor.