A pimenta é um amor nacional, do Nordeste até o Sul ela é consumida pela maioria das pessoas e é considerada indispensável em diversos pratos da culinária típica brasileira. Por isso, é muito interessante saber mais sobre as características da pimenta e entender sua origem e história até os dias de hoje.
Por isso, se você é um dos amantes da pimenta ou apenas está interessado em entender mais sobre esse condimento tão presente na culinária nacional, continue lendo esse artigo para conhecer tudo sobre a pimenta!
Origem da Pimenta
Nada melhor para entender a pimenta do que começar a conhecê-la pela sua origem.
Biologicamente falando, a pimenta é um fruto que tem origem nas plantas que pertencem ao gênero Capsicum e família Solanaceae; por isso, obviamente existem diferentes tipos de pimentas (mais de 30 catalogadas atualmente em todo o mundo), tudo depende da espécie da planta da qual ela foi originada.
Geograficamente falando, a pimenta tem origem na América Central e na América do Sul; e por isso acabou se tornando um condimento tão típico dos países que compõem o continente americano (inclusive no México, pertencente à América Latina). Apesar de ter sua origem na América, a pimenta atualmente já está presente em todos os continentes do mundo e é muito utilizada pelas mais diversas culturas ao redor do globo.
História da Pimenta
O que sabemos é que a pimenta foi uma das primeiras plantas domesticadas pelo ser humano, e por isso seu cultivo é tão milenar, com arquivos históricos que mostram o cultivo do fruto em 7500 a.C.
É interessante notarmos que a pimenta foi parar na Europa por conta do Brasil; isso porque Cristóvão Colombo chegou ao Brasil e encontrou o fruto, nomeando-o de pimenta pois achava estar nas Índias, e o mesmo achou a pimenta brasileira semelhante à pimenta-do-reino, originária da Ásia.
Após Cristóvão Colombo, a pimenta teve sua importância expandida rapidamente por todo o mundo, e até os dias de hoje ela é muito utilizada nas mais diversas culturas das mais diversas maneiras.
Cultivo Da Pimenta – Passo a Passo
A verdade é que muitas pessoas decidem cultivar pimenta em suas próprias casas e os motivos para isso variam muito. Porém, podemos citar dois motivos principais que podem ser notados: a vontade de consumir um produto livre de agrotóxicos e de cultivo próprio e a vontade de decorar os ambientes com a pimenta, já que ela também é vista como um modo de decoração natural para a casa.
Portanto, caso você queira cultivar sua própria pimenta, vamos te ensinar o passo a passo para que você tenha uma casa ainda mais bonita e refeições ainda mais saborosas por meio de seu próprio cultivo!
- Escolha a semente que quer plantar, se você irá usar para decoração, escolha pimentas de menor porte e com cor vermelha que também possam ser consumidas. As mais cultivadas no Brasil são: pimenta dedo-de-moça, pimenta-do-reino e pimenta malagueta;
- Escolha um solo com boa profundidade e fertilidade, bem drenado e leve; esse é o melhor solo para o cultivo da pimenta. Se você vai plantar no vaso, compre a muda e apenas plante; se você vai plantar em um campo, plante em sulcos com 40 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade, dando uma distância de 70 centímetros entre cada uma;
- Faça o transplante quando a planta chegar a cerca de 10 centímetros de altura;
- Pode sempre após a colheita e faça o controle de ervas daninhas, isso fará com que sua pimenteira dê fruto por meses e fique sempre bonita.
Obs: a rega deve ser feita diariamente e não é recomendado molhar as folhas quando o cultivo é feito em vasos.
Tipos de Pimenta
Você já viu o nosso passo a passo para fazer o cultivo correto da sua pimenta, mas ainda não sabe qual tipo de pimenta quer plantar? Não se preocupe! Vamos falar um pouco sobre as pimentas mais famosas do Brasil e isso te ajudará a decidir qual pimenta escolher na hora de cultivar, ou então apenas na hora de comer!
- Pimenta Malagueta
A pimenta malagueta é conhecida por ser bem forte e saborosa, por isso ela é utilizada principalmente em países da África, em Portugal e no Brasil. Ela é utilizada principalmente na condimentação de carnes e no Brasil é consumida principalmente em Minas Gerais.
Essa pimenta é também conhecida por apresentar muitos benefícios à saúde, como por exemplo: grande quantidade de vitaminas, poucas calorias, estímulo à circulação do sangue e propriedades antioxidantes para o corpo.
Portanto, essa é uma excelente escolha de plantio se você gosta de um sabor marcante da pimenta, quer ter algo típico brasileiro em sua casa e ainda conquistar diversos benefícios na saúde!
- Pimenta do Reino
A pimenta do reino é um amor brasileiro e geralmente não falta em nenhuma casa de apaixonados por pimentas. Uma curiosidade sobre essa pimenta é que ela pode vir na cor preta ou na cor branca; ao vir na cor preta ela tende a ter um sabor mais picante por conta da casca, e ao vir na cor branca ela tende a ter um sabor mais suave. Geralmente, a pimenta do reino é moída na hora de ser consumida.
Cientificamente falando, já foi comprovado que o consumo diário – e moderado – da pimenta do reino melhora a saúde em diversos aspectos e traz vantagens para a digestão, a queima de gordura e a absorção de nutrientes pelo organismo.
- Pimenta Dedo De Moça
Essa pimenta também faz parte do combo de pimentas amadas pelos brasileiros pelo seu sabor. Além de ser extremamente saborosa, a pimenta dedo de moça apresenta algumas vantagens para a saúde – cientificamente comprovadas – que podem melhorar muito o funcionamento do seu corpo e da sua aparência, já que ela possui radicais livres que retardam o envelhecimento do organismo e da aparência.
Quem diria que a pimenta além de muito saborosa possuía muita história e muito cuidado por trás do seu cultivo?! É muito interessante estudarmos os alimentos que ingerimos diariamente para entendermos qual a importância deles e como eles agem em nosso corpo, é isso que a biologia nos proporciona!
Quer saber ainda mais sobre pimentas? Leia também: Pimenta dedo de moça – benefícios e nome científico