Onze-Horas
É uma planta simplesmente incrível que chama atenção nos horários de pico. Suas pétalas possuem meios de detectar a presença da fotossíntese e por conta disso se abrem. Seu cheiro é muito perfumado, e atraem as abelhas pelo local por isso, fica a dica para cultiva-la em ambientes externos. Quando o Sol está se pondo e indo embora, igualmente suas pétalas se fecham até o outro dia.
Foi muito famosa durante anos atrás, sem a presença das suculentas que hoje em dia sua beleza exótica e fácil cuidado tem atraído cada vez mais admiradores. É ótima para ornamentação e faz um contraste perfeito em ambientes rochosos, pela delicadeza de suas flores e suas cores totalmente vibrantes.
Seus cuidados também são similares aos da suculentas, até porque essas plantas são parecidas cientificamente também. Podem viver em solos de terra que possui fácil drenagem, não necessita de regas tão constantes e se adapta tanto em ambientes maiores, como pequenos vasos. Suas flores estão presentes durante os 12 meses do ano, sendo esse também seu ciclo de vida. No inverno, elas ficam mais “tristes”, porém suportam até mesmo pequenas geadas sem maiores problemas.
É uma planta herbácea e seu nome científico é Portulaca. Por aqui no Brasil, existem duas espécies de onze-horas, as que são ornamentais e tradicionais da região e outras que não sabem especificamente da onde surgiu embora esteja em solo português desde o século XVII.
Tipos de Onze-Horas
As duas podem ser compradas facilmente em qualquer estabelecimento específico ou e-commerce. Nunca é demais saber sobre uma flor, caso esteja pensando em cultiva-la, para não se enganar e levar outra espécie, não é mesmo? Por isso, atenção para os dois tipos.
-
Portulaca Grandiflora Hook
Essas são as mais comuns, geralmente de cores rosa, branca ou uma mistura dessas duas cores e nas versões que possuem mais pétalas quase que o dobro elas ficam em tons de amarelo, rosa, vermelho e branco.
-
Portulaca oleracea L
Existente em países europeus como Portugal desde 1750, não sabe ao certo seu surgimento em si, porém possuem as mesmas colorações das que tem mais pétalas (amarelo, rosa, vermelho e branco), só que na quantidade de pétalas menor.
Ambas possuem ciclo de vida de 12 meses e crescem bem rápido, chegando até 20 centímetros de altura, e muitas flores e disposição, sendo assim como as suculentas, plantas que se desenvolvem por mudas, estacas ou sementes.
Tenha atenção na hora de comprar onze-horas já que existem algumas espécies que podem ser confundidas com elas como é o caso das rosinhas-de-sol e o cacto-margarida. Como sua procura tem sido baixa nesses anos, poucas lojas têm se especializado na venda dessas flores, porém, sempre existem comércios que elas podem ser encontradas ou até mesmo encomendadas. Seu preço também é bem acessível, sendo cada muda mais ou menos 3 reais.
Como Plantar a Onze-Horas
Como vimos anteriormente, a onze horas pode ser plantada tanto por sementes, como por estaquia, sendo a segunda opção bem mais comum. A dobrada, costuma sem vendida somente por semente. Seu plantio de qualquer maneira, independentemente do tipo e da espécie deve ocorrer somente no verão e na primavera em solos mais secos do que úmidos.
Sabendo disso, mãos à obra!
- Primeiramente, prepare o solo. Deve ser uma medida de terra fertilizada e preparada para duas de areia. O vaso deve ser definitivo, já que as plantas mais secas, não toleram muitas trocas, como é o caso das suculentas.
- Embora fique saudável mesmo em temperaturas mais frias e suporte até mesmo leves chuvas, a onze-horas precisa de umas 4 horas de Sol diariamente. Por isso, coloque seu vaso em local que possua contato direto com o calor.
- Caso decida por canteiros, ao invés de vasos, as onze-horas podem ser distribuídas entre 25 a 50 por metro quadrado.
- Nunca molhe as flores e folhas, somente o solo. No verão, as regas podem ocorrer dia sim, dia não, no inverno, deixe mais espaçado para uma a no máximo duas vezes por semana.
- O ideal é planta-la na primavera, para vê-la florescer no verão, com suas flores abrindo e fechando com a presença do Sol, todos os dias. Além disso, são muito perfumadas, e atraem insetos polinizadores tão importantes para natureza.
- Em caso de sementes, as flores começam a aparecer 15 dias depois, estando completas com um mês de plantio. No caso de mudas, o vendedor já deixará as flores prontas para ter um novo ciclo de maneira imediata em seu novo lar.
Curiosidades Sobre a Flor Onze-Horas
Para saber mais cuidados e informações relevantes sobre a onze-horas, nunca é demais para que sua plantinha tenha uma visa saudável em seu quintal e continue florescendo todos os dias.
- As onze-horas se propagam melhor em solo fertilizado, por isso, lembre-se de fazer isso duas vezes por ano, a cada seis meses para não precisar replanta-la todos os anos.
- Caso você a perca a fertilização e esteja esperando o fim do seu ciclo para recomeçar corretamente, ela pode ser plantada através de mudas que podem ser colhidas antes desses 12 meses.
- São plantas que se adaptam bem ao solo bem molhado ou seco, então caso ela pegue chuva, não tenho medo que ao contrário das suculentas, sua raiz não irá apodrecer.
- Suas folhas podem ser utilizadas na culinária, principalmente gourmet, cozidas junto com legumes e depois conservadas com vinagre, acabam sendo ótimos temperos para saladas e demais pratos.
- Possui propriedades medicinais como: anti-inflamatório e suas sementes possuem efeito diurético e segundo alguns especialistas, podem combater até mesmo vermes que ficam no intestino.
Então, caso além de beleza, esteja faltando mais algum incentivo para plantar e se encantar com a flor onze-horas, agora não falta mais, pois se trata de uma florzinha linda, de cores vibrantes que farão a decoração do seu jardim e o deixará incrível, não necessita de cuidados especiais e qualquer iniciante pode começar seu interesse pela floricultura por ela e além de tudo isso possui benefícios para a saúde em seu consumo!
Caso queira saber mais sobre essas e muitas outras flores e plantas, continue acessando o Mundo Ecologia!