De coloração vermelho escuro, a framboesa é uma fruta bastante suculenta e doce. Originária da Ásia, a fruta possui hoje mais de duzentas espécies espalhadas por todo o mundo.
Além disso, a fruta é rica em sais minerais e nutrientes essenciais para nosso corpo, sendo uma ótima opção na hora do lanche.
Nesse artigo, falaremos um pouco mais sobre a fruta, seu nome científico e também algumas de suas características. Acompanhe.
Características da Framboesa
A framboesa, ou Rubus Idaeus, como é conhecida cientificamente, é uma fruta com sabor muito suave e adocicado. A planta é da família das rosáceas e tem suas origens nos campos da Ásia, nas montanhas do Mediterrâneo e também na Europa, sendo que seus primeiros relatos datam da era pré-cristã, na Ásia Menor.
A framboesa cresce a partir de um arbusto e não de uma arvore, assim o framboeseiro é de estatura pequena, medindo entre 30 e 50 centímetros de altura. O peso da framboesa varia de 2,5 a 5 gramas. Trata-se de uma fruta bastante delicada, de sabor doce e um pouco ácido e com um aroma bem característico. Devido à delicadeza do fruto, o manuseio deve ser feito com muito cuidado, além de que é preciso evitar ao máximo mexer ou pegar o fruto para que o mesmo não fique amassado u sujo.
É preciso também ter muito cuidado no cultivo da framboesa, devendo dar muita atenção no seu preparo. Como é uma planta típica de climas temperada, é necessário, no mínimo, 700 horas de exposição ao frio, com temperatura menor que 7ºC. a safra de framboesa acontece entre dezembro e janeiro e a planta é de fácil multiplicação. Para isso, é necessário fazer o desarranjo dos arbustos a cada três ou quatro anos.
No desarranjo, retira-se mudas, as quais devem ser levadas para um outro local para sua produção não ser prejudicada devido a possível disputa de ramos. Após um ano e meio das mudas serem plantadas em seu local definitivo, elas começam a produzir frutos, desde que o solo esteja fértil e bem adubado.
Por muitos, a framboesa é confundida com a amora, devido a semelhança na aparência de ambas, porém uma não tem nada a ver com a outra, visto que a framboesa é mais delicada, oca por dentro e a amora não precisa de baixas temperaturas para se desenvolver.
A framboesa apresenta muitos benefícios, porém a venda do produto in natura é muito pequena, pois a maior parte da produção da fruta é destinada para fabricação de geleias, doces, sorvetes, sucos, licores e demais produtos industrializados.
Variedades de Framboesas
As diversas variedades de framboesa são divididas em frutas tradicionais, grandes e reparadas. As tradicionais se diferem pela confiabilidade, pois se adaptam facilmente a climas e tem poucas exigências quanto ao solo. Os frutos grandes possuem caules fortes, com frutos grandes e perfumados. Já as framboesas reparadoras têm duas colheitas por estação e deixam de produzir no inicio das geadas. Além disso, as variedades se diferem também por sua cor, qualidade, período de maturação e também quanto à resistência às pragas.
As variedades também se dividem em amadurecimento tardio e precoce:
- Cascade: variedade de amadurecimento precoce, com tamanho médio que reduz seus níveis de produção na seca, sendo suscetível a manchas. Com arbusto pouco espinhoso que mede cerca de 200 centímetros e com frutos de sabor agridoce que pesam 3,5 gramas.
- Cumberland: resiste moderadamente ao frio e gelo, bem como a doenças e pragas. Trata-se de uma variedade de amadurecimento precoce.
- Rubi: Apesar de resistir ao gelo, essa variedade de amadurecimento tardio é suscetível a alguns danos. A planta pode medir ate 1,8 metros, enquanto as frutas são de forma opaca, com 3,5 gramas.
- Mirage: Variedade de amadurecimento tardio resistente a pragas, com arbusto de tamanho médio. As frutas são grandes e pesam cerca de gramas.
Maiores Produtores
O mundo todo produz framboesa, sendo que a Rússia é o país que mais produz. Em segundo lugar está a Servia, depois Montenegro, Estados Unidos e Polônia.
Na América do Sul também há produção da fruta, sendo o Chile o maior produtor. No Brasil, inicialmente a produção era apenas para consumo próprio dos imigrantes alemães e hoje é produzida em grande escala para fins comerciais, principalmente em Campos do Jordão, SP. De lá, o fruto é levado para Minas Gerais e Rio Grande do Sul, principalmente, para as agroindústrias da região.
O fruto vem ganhando espaço no mercado nacional, pois muitos vêm se interessando pela framboesa devido a seus diversos benefícios. Inclusive, o Brasil importa a fruta do Chile, devido à produção nacional não ser suficiente para abastecer as indústrias locais.
Principais Benefícios da Framboesa
- Previne o Câncer: alguns de seus nutrientes têm um papel muito importante para ajudar a reduzir o estresse oxidativo, que desenvolve as células cancerosas. Assim, a fruta auxilia a prevenir câncer de mama, de cólon de próstata e colo de útero, por exemplo.
- É antioxidante: esse é um dos seus principais benefícios. Por ser antioxidante, ajuda a melhorar a pele, diminuindo o envelhecimento e ainda ajuda a eliminar rugas. Também ajuda a prevenir o corpo de várias doenças, além de fortalecê-lo.
- Protege os olhos: a framboesa é capaz de proteger a visão de a degeneração macular devido a seus nutrientes e vitaminas.
- É anti-inflamatória: a fruta ajuda a reduzir o crescimento de fungos e bactérias no corpo bem como a evitar danos às células. Ela pode ainda reduzir febres, alergias, diarreia, alivia a bexiga e previne infecções urinárias.
- Controla diabetes: como possui baixo índice glicêmico, ajuda a quebrar o carboidrato e retarda a liberação de açúcar no sangue. Além disso, sua casca possui muitas fibras, ajudando a manter o nível ideal de açúcar no sangue.
Agora que você conhece um pouco mais sobre a framboesa, seu nome científico e suas características, que tal saber mais sobre o mundo das plantas, da natureza e dos animais? Nosso site tem tudo que você precisa saber! Não deixe de nos acompanhar.