As plantas, árvores e flores existem na Terra antes mesmo do primeiro ser humano ter pisado o pé aqui.
Por isso, ao longo de todos esses anos, os seres humanos têm usados as plantas, no geral, para milhares de funções.
Podemos aproveitar de milhares de plantas, árvores e flores muitos alimentos, como frutas, verduras e legumes, e também milhares de remédios naturais.
Além disso, no dia a dia, as flores, principalmente, servem como uma das formas mais conhecidas de se decorar um local ou de se presentear alguém amado e querido.
No entanto, para que muitas plantações existam atualmente, foi necessário que muitos estudos fossem feitos.
Isso porque é necessário conhecer e saber quais são as características de cada planta, e qual o melhor solo para ela ser plantada, e uma vez planta, como cuidar da maneira correta.
Por isso, hoje vamos aprender tudo sobre uma flor que é muito conhecida na Índia e em algumas regiões da Ásia.
Acompanhe a leitura e saiba tudo sobre a flor rabo-de-gato, suas características, seu nome científico, como plantar e cuidar dela!
Características
A flor rabo-de-gato é conhecida também como acalifa-rasteira ou também como rabo-de-rato, mas o nome mais popular realmente é flor rabo-de-gato.
Ela possui esse nome pois sua aparência lembra muito do rabo de um gato, ou de um rato, por exemplo, e isso é totalmente visível.
Essa flor é uma espécie totalmente rasteira e pode ser muito encontrada nas florestas localizadas na Índia.
As flores que nascem são muito peludas, e isso que remete a aparência de um pequeno rabo de um gato.
Com uma cor vermelha muito forte e bonita, a flor rabo-de-gato chama a atenção de quem quer que esteja passando. Ao tocar no rabo, percebe-se uma textura muito fofa e macia.
As folhas são consideradas abundantes e também muito denteadas, e a sua folhagem é formada de forma baixa e densa.
Uma flor rabo-de-gato possui uma possui multiplicação feita por meio da ramagem enraizada e também por estaquia.
São flores muito utilizadas por pequenos jardineiros ou iniciantes, e até mesmo para ensinar crianças a cuidar e gostar da natureza.
Está muito presente em diversos jardins, parques e também nas ruas das cidades, e a sua altura pode chegar a cerca de 0.1 a 0.4 metros.
A origem da flor rabo-de-gato é da Ásia, na Índia, e ela prefere os climas que são tropical, subtropical ou equatorial.
Nome Científico
A flor rabo-de-gato possui o nome científico de Acalypha reptans, e o “reptans”, do latim, significa “rastejante” ou “rasteiro”.
Esse nome foi dado, então, devido a sua característica de ser uma planta totalmente terrestre, extremamente baixa e que vive de uma forma literalmente rastejante.
Por isso, a flor rabo-de-gato é muito utilizada para fazer a forragem de canteiros, de jardins, entre outros, pois sua altura, com vimos, raramente supera 20 centímetros.
A flor rabo-de-gato pertence a ordem conhecida como Malpighiales, e essa ordem contém cerca de 16 mil espécies.
Sua família é a Euphorbiaceae, e ela possui cerca de 6 mil espécies que são divididas em até 300 gêneros diferentes, e que estão presentes principalmente nos Estados Unidos ou no Canadá.
A subfamília dessa flor é conhecida como Acalyphoideae, e a sua tribo é a Acalypheae, com a subtribo sendo conhecida como Acalyphinae.
Por fim, a flor rabo-de-gato pertence ao gênero Acalypha, que inclui também outras espécies que são rastejantes e que podem servir como forração.
Normalmente, o gênero Acalypha possui plantas com uma coloração vermelha, com folhas que são verdes e serrilhas e que possuem a borda mais clara.
Como Plantar
A flor rabo-de-gato surge durante todo o ano e são consideradas muito resistentes, no entanto, não gostam muito de geadas.
É uma espécie de flor que pode ser plantada e cultivada como se fosse uma grama, então, normalmente, é plantada em grandes canteiros.
Mas é comum também que a flor rabo-de-gato seja plantada em vasos, como uma planta pendente, e nesses casos, é necessário cerca de 10 a 15 centímetros de profundidade no vaso para que a flor se desenvolva com sucesso.
Por possuir essa resistência, a flor rabo-de-gato é plantada também embaixo de outras plantas, formando um forro que auxilia muito a manter a terra das outras plantas por mais tempo úmidas.
A flor rabo-de-gato prefere uma iluminação que seja meia sombra e com sol pleno, e o seu plantio costuma ser feito no outono ou na primavera.
Ela não é perfumada, e a sua floração ocorre na primavera, oferecendo também frutos que não são comestíveis.
Uma flor rabo-de-gato totalmente adulta e madura costuma a medir cerca de apenas 20 centímetros, então é uma ótima planta para você que não queira ocupar muito espaço.
A propagação de uma flor rabo-de-gato ocorre por três meios, que são eles: estaca, muda e por sementes.
Como Cuidar da Flor Rabo-De-Gato
A flor rabo-de-gato deve estar sempre localizada em um local em que ela possa receber o sol e forma totalmente plena.
O solo da flor rabo-de-gato deve ser muito fértil, pois ela precisa de muitos nutrientes para que possa se desenvolver de forma saudável.
Se a terra onde a flor rabo-de-gato for planta ficar muito argilosa, você pode adicionar uma quantidade pequena de areia de jardim, assim torna a terra mais porosa.
É necessário tomar muito cuidado com a adubação, pois em casos onde ela for feita de forma exagerada, pode gerar prejuízos as folhas serem queimadas.
A flor rabo-de-gato deve ser regada todos os dias, e a terra deve estar sempre um pouco úmida, mas tome cuidado para não encharcar a terra.
Quando a terra fica muito encharcada, pode fazer com que fungos apareçam, e caso isso aconteça, as raízes da flor rabo-de-gato irão apodrecer totalmente.
Por último, é importante que quando chegar a hora de borrifar os nutrientes na flor rabo-de-gato que isso seja feito em um horário onde o sol está menos forte.
E então o que você achou do conteúdo? Você possui ou tem vontade de plantar uma flor rabo-de-gato? Deixe nos comentários a sua impressão ou qualquer dúvida que tenha surgido durante a leitura!