As plantas perenes são perfeitas para o cultivo em casa, nos quintais e nos jardins. Isso porque elas podem permanecer exuberantes por muito tempo apresentando flores e folhas bem conservadas. Elas podem viver por até dois anos e vivenciam dois ciclos, o que pode possibilitar a perda das folhas. Dentre as flores perenes podemos citar a Pentstemon (Penstemon x gloxinioides), uma planta de origem nos Estados Unidos e no México, mas que pode se adaptar muito bem no nosso país. Quer saber um pouco mais sobre essa espécie? Acompanhe nosso artigo e conheça um pouco mais sobre essa flor. Preparado?
Características da Pentstemon
A Pentstemon (nome cinetífico Penstemon x gloxinioides) pertence à família das Plantaginaceaes e pode ser conhecida também como pentstemon, penstêmon e pentstemo. Seu habitat natural de origem é o continente americano, em especial, nos Estados Unidos e no México.
São plantas perenes e que podem chegar a medir quase um metro e meio de altura. Com flores vistosas e poucos ramos, o Pentstemon encanta todos os apreciadores de plantas. Suas folhas possuem textura áspera, formato de lança e suas lindas flores crescem em forma de pequenos sinos e aparecem nas cores: roxa, vermelha e branca. Um verdadeiro espetáculo! Geralmente elas começam a brotar no verão ou no outono.
Esse vegetais apreciam climas frios e por esse motivo apresentam florescências mais intensas nesses ambientes. As regiões do sul do Brasil podem ser o ambiente ideal para o cultivo da Penstemon.
Como Cultivar a Pentstemon
A forma mais simples de propagação desse vegetal é por meio de divisão. Entretanto, as sementes também podem ser usadas para esse fim. Existem diversas espécies hibridas que foram desenvolvidas no continente europeu ainda nos anos de 1800. A família da planta se expandiu muito devido à sua utilização pela genética e hoje pode ser encontrada em diversas partes do mundo.
A planta se adapta com mais facilidade em climas tropicais e subtropicais, mas pode se desenvolver em regiões oceânicas equatoriais. Podem ser plantadas em pequenos grupos ou em bordaduras e garantem um excelente visual para os seus ambientes.
É uma planta que tem muita popularidade entre os americanos, que fazem o seu cultivo com muita frequência. Um ponto muito interessante sobre a Pentstemon é que ela pode aparecer em diversas combinações de formatos, tamanhos e cores de flores.
Outra curiosidade sobre a planta é que ela pode ser usada em florais que possuem propriedades terapêuticas e podem ajudar na melhora de sintomas como a ansiedade. O solo arenoso é o mais indicado para essa espécie e ela necessidade de uma boa drenagem para crescer saudável.
Outras Informações Sobre a Pentstemon
Veja algumas informações sobre a Pentstemon:
- A Pentstemon deve ser cultivada em sol intenso, necessitando de um solo rico em matéria orgânica e recebendo regas frequentes. Mesmo que sejam consideradas perenes, elas tendem a perder a exuberância com o tempo e geralmente duram por dois anos. Dessa forma, é muito importante que os canteiros sejam renovados periodicamente.
- A multiplicação é mais favorável por meio de touceira e elas ficam muito bem em jardineiras e vasos.
- Pentstemon significa “cinco estames”. Cada uma das flores possui quatro desses estames que podem reproduzir. Apenas um dos estames é estéril. Este geralmente apresenta aparência mais peluda e fica localizado na ponta da haste.
- Essa espécie costuma apresentar florações numerosas que são perfeitas para decorar grandes e pequenos espaços. Uma bela aposta para os jardins, não é mesmo?
Outras Espécies de Plantas Perenes
Se você é daquelas pessoas que amam colocar a mão na terra e aproveitar essa deliciosa terapia que é o plantio, saiba que as plantas perenes podem ser uma excelente opção para o seu jardim. Cuidar de plantas pode ser uma atividade incrivelmente prazerosa e que pode trazer muito benefícios para a nossa vida. Veja alguns exemplos de plantas perenes que podem ser ótimas opções para o seu jardim:
Margarida
A Margarida é uma planta muito conhecida e que possui o nome de Rudbeckia hirta. Floresce no verão ou na primavera e costuma apresentar as cores: amarela, castanho, roxo. Suas folhas também são bem exuberantes e chamam muita tenção. Elas gostam de muito sol e solo rico em matéria orgânica. A rega deve ser feita todas as semanas.
Lavanda
Essa é outra planta perene muito indicada para os jardins caseiros. Pode ser chamada de alfazema e se apresenta em diversas espécies. Com folhas em forma de lança e flores que possuem um aroma incrível, a lavanda pode ser roxa, azul e possui floração durante a primavera. Diferente de outras plantas, ela não exige um solo muito fértil, porém, necessita de irrigação e drenagem bem executadas. Precisam crescer no sol para apresentar um aspecto saudável.
Sálvia
A sálvia ananás (nome científico de Salvia Elegans) teve origem nos Estados Unidos. Podem florescer no verão e no outono e chegam a medir um metro e meio. Com raízes profundas, elas necessitam de solo bem adubados. Suas folhas possuem um cheiro que lembra o ananás e são bastante utilizadas na aromatização dos mais diversos pratos culinários.
Miosótis
Essa flor também é conhecida em muitas regiões brasileiras como “não esqueças de mim”. Com lindas flores azuis e com o aspecto aveludado, a miosótis cresce em forma de ramos e pode chegar a medir quarenta centímetros. Procure colocá-la em locais que recebem mais luz solar, pois ela precisa de muita luminosidade para crescer. Não esqueça também de regar e caprichar na reposição de adubo.
Bom, além da Pentstemon essas foram as nossas indicações de flores perenes para o seu jardim. Investir em plantas é também investir em qualidade de vida. Elas trazem alegria, beleza e proporcionam muito bem-estar para os seus dias.
Encerramos por aqui e fazemos o convite para que você continue acompanhando nossos artigos aqui no Mundo Ecologia. Que tal nos deixar um comentário contando o que achou sobre a flor Pentstemon? Caso tenha ficado alguma dúvida, basta nos enviar uma mensagem, ok? Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais! Até mais!