Hoje vamos falar sobre essa planta tão delicada e formosa, então para não perder nenhuma informação fique com a gente até o final deste post.
Nome Científico
Conhecida cientificamente como Ixora chinensis. Popularmente conhecida como Ixora vermelha ou Ixora Chinesa.
É um vegetal lenhoso do tipo arbusto com cachos e flores.
Essa é uma planta de espaços menores, veio da China, com características lenhosas e suas flores são vermelhas formando um lindo buquê.
É uma espécie que não possui cheiro, ainda assim trazem com muita facilidade para si animais do tipo polinizadores, dessa forma ela ajuda que as plantas em volta fiquem mais férteis.
Tudo Sobre a Flor Ixora Chinesa
Aqui neste post hoje vamos citar diversas curiosidades sobre a planta, como o seu cultivo, a forma correta de serem plantadas e as suas principais características. Outras informações acerca de como deve funcionar a rega, a preparação do solo, a iluminação ideal, a melhor temperatura e muito mais.
Características da Flor Ixora
Como dissemos acima, é um vegetal lenhoso do tipo arbustivo, planta de pequeno porte que não deve ultrapassar 1,80 m de altura. É uma espécie que gosta de bastante iluminação e tempo quente, por esse motivo o clima em qual ela melhor se dá são os tropicais, oceânicos e equatoriais. Ela é nativa da Ásia, mas precisamente veio da China, ainda assim podem ser vistas em diversos lugares, mas elas precisam ser bem quentes.
A floração dessa espécie costuma se iniciar entre a primavera e o verão, mas em regiões mais quentes elas devem florescer o ano inteiro. A coloração de suas flores podem ser variadas como amarelo, laranja e vermelho, e por esse motivo podem ser chamadas também de chama da selva.
Dicas de Como Cuidar Ixora
Confira agora as nossas dicas de cuidados para cultivar essa espécie. A seguir dicas de quando regar, preparação do solo, floração, dicas de manutenção, controle de doenças e pragas, dicas de reprodução e muito mais.
Dicas de Como Regar a Ixora
A régua dessa planta é muito importante para que ela seja saudável. Como é uma espécie de clima tropical, é uma espécie que precisa de muita umidade, ela nunca deve passar muito tempo em solo seco, pois dessa forma ela vai rapidamente murchar. O recomendado é que a planta seja regada ao menos 1 vez na semana em períodos muito quentes, capriche na água para umedecer bem o solo.
Uma dica é nunca regar por cima de toda planta, pois dessa forma a água pode estar em contato com toda a extensão antes de chegar na terra, assim pode levar doenças para as suas raízes comprometendo a saúde da planta.
Nos períodos mais frios do ano como no inverno e no outono, cuidados devem ser tomados para não se exceder na água, para fazer isso com segurança, a dica é pegar um palito de madeira e afundar no solo, se ele sair seco já pode regar.
Época de Floração da Ixora
As flores dessa planta são lindas, vistosas e delicadas, as flores darão o ar da graça em maior número na primavera e no verão, mas a depender do clima da região ela pode estar florida por ainda mais tempo. A coloração dessas flores podem variar de vermelho, amarelo ou alaranjado, cada flor possui somente 4 pétalas e tem formato tubular.
Assim como as hortênsias, a ixora também brota de cachos, em cada cachos podem surgir até 60 flores, ela não tem cheiro nenhum, mas sua beleza é muito chamativa.
Dicas de Manutenção na Ixora
Saiba que a manutenção dessa flor é muito importante para que ela possa crescer de forma saudável e bem longe de doenças. Por esse motivo na hora de podar sua planta, utilize com cuidado uma tesoura própria para isso e que tenha sido esterilizada, apare apenas alguns centímetros de cada broto em um só botão. Essa técnica vai ajudar que nasçam novas flores e folhas. Com relação a quando a planta deve ser podada, a poda deve acontecer somente depois da floração, ou sempre que estiver desalinhada.
No caso de ser uma planta arbustiva, ela tem um formato arredondado de poda, por isso é muito fácil perder esse formato, a melhor forma de mantê-lo é realizando podas frequentes.
Quais São as Doenças e Pragas da Ixora
É uma espécie sujeita a ser atacada por alguns tipos de praga, por esse motivo fique sempre de olho em qualquer mudança diferente. Podemos citar que as doenças mais frequentes que podem atingir a planta são as cochonilhas de escama, o nematoda e os pulgões. A melhor forma de atacar essas pragas é jogar um spray composto por óleo de num ou sabão inseticida.
Dicas Para Adubar a Ixora
Uma planta de fácil manutenção que não exige uma alimentação frequente. Vamos dar duas sugestões de alimentação: Aplicar 1 vez por semana um tipo de fertilizante líquido que absorve rápido ou 1 vez por ano usando um fertilização de absorção lenta.
Caso vocês escolham realizar a fertilização 1 vez por ano, não se esqueça que deve ser feito somente na primavera, e a mesma dica vale para a fertilização semanal que deve ser realizada quando a planta estiver florindo, na primavera e no verão.
Opte por não oferecer nada a essa planta no outono e no inverno, escolha substratos mais complexos que contenham extra de nitrogênio.
Os materiais orgânicos indicados são: casca de árvore, cobertura morta de pinheiros e turfa negra, pois oferecem muitos benefícios para a planta, pois tornam o ph mais ácido melhorando a sua saúde.
Como Reproduzir a Ixora
A reprodução dessa planta pode acontecer de dois jeitos, através do plantio de sementes ou por estaquia. No caso de plantio de sementes, você pode colher as sementes que nascem nas próprias flores, identifique algumas bolinhas bem pequenas de cor roxa escuro. O processo é muito fácil, basta pegar algumas dessas sementes e colocar de molho pela noite.
No outro dia, pegue um pote e acrescente 5 cm de mistura inicial própria para sementes, coloque então essas bolinhas nessa terra, umedeça essa mistura e coloque esse recipiente em um lugar bem quente e com sol moderado.
Caso resolva reproduzir através de estaquia, o processo é simples também, basta aproveitar as estacas que você retirou na hora de podar e colocar a parte que foi cortada diretamente na terra, para fazer com que cresça mais rápido é possível adicionar hormônios de enraizamento.