Uma das mais belas flores da primavera vem de um membro incomum da família iridaceae, a falsa íris. Esta planta de aparência exótica, com sua graciosa folhagem em forma de espada, tem flores brancas, amarelas ou azuis que se assemelham a um cruzamento entre a flor orquídea e uma falsa íris.
Embora tenham vida curta, durando apenas um dia, inúmeras flores continuam a se seguir por um longo período de tempo durante a primavera, o verão e o outono. Cultivar falsa íris é uma ótima maneira de apreciar essas flores fascinantes.
Nome Científico Da Falsa Íris
Então, o que torna a falsa íris tão incomum e como ela adquiriu seu nome? Bem, devido ao seu hábito de se propagar, a íris parece “caminhar” pelo jardim enquanto preenche a área com plântulas adicionais. Quando a nova plântula é formada na ponta do caule, ela se curva no chão e cria raízes. Essa nova planta repete o processo, dando a ilusão de caminhar ou se movimentar à medida que se espalha. Por isso o nome Falsa Íris.
No entanto, cientificamente a falsa íris se chama neomarica caeruela. O “Marica” de Neomarica representa uma ninfa na mitologia romana. Caeruela é tipo Crúleo que significa azul celeste. Juntou tudo e a flor homenageia todos esses com um único e simples nome científico.
A Falsa Íris também é chamada de íris do ventilador, devido à característica crescente das folhas das folhas. Além disso, a planta tem sido chamada de planta de apóstolo, porque geralmente existem doze folhas em um leque, uma para cada apóstolo. A maioria dos Neomarica não florescerá até que a planta tenha 12 folhas.
Duas das espécies mais crescidas de Falsa Íris incluem a própria Neomarica caerulea , com flores azuis vibrantes com garras marrons, alaranjadas e amarelas, e Neomarica gracilis, com deslumbrantes flores azuis e brancas.
Características Físicas E Taxonomia Da Falsa Íris
Planta perene com rizomas, atinge entre 45 a 100 cm de altura. Folhas alternadas, estreitamente ensiformes, 60-90 cm de comprimento, 3-4 cm de largura, sem nervura central definida; fuga florido ensiforme, 70-90 cm de comprimento, tão largo quanto as folhas.
Suas folhas parecidas com espadas medem de 5 a 8 cm de comprimento, espadas terminais ensiformes, de 50 a 60 cm de comprimento; E as pétalas medem de 3 a 6 cm, em um pedúnculo muito curto; perianto com cerca de 7 a 10 cm de diâmetro, azul brilhante com barras marrons na base dos lobos; ovário de superfície rugosa / sulfato; seção transversal do ovário sub circular para trigôneo. A fruta é uma cápsula de deiscência.
A família Iridaceae compreende aproximadamente 66 gêneros e 2105 espécies distribuídas em todo o mundo. A família tem sua maior diversidade e riqueza de espécies na África subsaariana e particularmente no sul da África. Neomarica é um gênero neotropical que compreende 24 espécies de ervas perenes distribuídas pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
As espécies de Neomarica podem ser reconhecidas por um caule de flor comprimido (em forma de folha) (pedúnculo e primeiro bráctea) e um rizoma rastejante ou ereto, não coberto por bases foliares persistentes em forma de túnica fibrosa.
Distribuição E Habitat Da Falso-Íris
A falsa íris é nativa do Brasil, incluindo os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo a Flora do Brasil, é endêmica no Brasil, porém o USDA-ARS também a registra como nativa do Paraguai. Foi introduzido e é amplamente cultivado na América Central, no Caribe e na África do Sul. É listado como invasivo em Cuba.
A falsa íris é principalmente cultivada como ornamental em jardins e parques. Em muitos lugares, escapou do cultivo e cresce como erva daninha nas margens de estradas, terrenos baldios e pastagens e fazendas abandonadas.
Como Cultivar Uma Falsa Íris?
Se você está curioso sobre como cultivar uma falsa íris, é bastante fácil de fazer. Além de propagar-se, a falsa íris pode ser facilmente propagada através da divisão de compensações ou por sementes na primavera.
Ambos são relativamente fáceis e a floração geralmente ocorre na primeira temporada. Os rizomas podem ser plantados no solo ou em vasos logo abaixo do solo. A íris para caminhada cresce melhor em solo úmido e bem drenante em áreas com luz a sombra total, mas também tolera o sol desde que receba umidade adequada.
É resistente nas zonas de robustez das plantas, mas foi relatado que cresce até com proteção adequada durante o inverno. Nas zonas mais frias, esta planta precisa entrar para o inverno. Portanto, o cultivo da íris ambulante em recipientes é útil.
Cuidando Da Falsa Íris
No que diz respeito ao seu tratamento, a planta em si requer pouco em termos de manutenção, com exceção de fornecer muita umidade. Você deve regar sua falsa íris regularmente durante seu crescimento ativo. Permita que a planta fique adormecida no inverno e limite sua rega para uma vez por mês.
Você pode alimentar a planta a cada duas semanas com um fertilizante solúvel em água no verão ou usar um fertilizante granular de liberação lenta anualmente no início da primavera, como parte do tratamento da falsa íris
A adição de uma grande quantidade de cobertura ajudará a reter a umidade no solo e a isolar as raízes das plantas. Isso também ajudará na proteção do inverno em áreas adequadas. Flores das plantas falsa íris podem ser removidas quando a floração parar e os caules também podem ser cortados no outono.
Como a falsa íris para caminhada tolera uma ampla variedade de condições de solo e luz, esta planta resistente é bastante versátil no jardim. Plantas falsa íris dão um excelente sotaque ao longo de caminhos naturais e margens da lagoa. Eles ficam ótimos quando reunidos e podem ser usados como uma cobertura do solo mais alta à sombra. A falsa íris também pode ser usada em bordas, camas e recipientes (mesmo em ambientes fechados).