Você conhece a flor cana de macaco? Essa bela flor brasileira é cultivada em diferentes ambientes.
Ela pode ser chamada de diversos nomes, então pode ser que você a conheça de outra forma.
Mas fato é que elas são belas flores e podem ser cultivadas em casa. Veja abaixo tudo sobre a flor cana de macaco!
Conheça a Flor Cana De Macaco
Oriunda das matas brasileiras, essa planta recebe diferentes nomes populares, de acordo com cada região.
Ela também é conhecida como:
- Cana-do-mato
- Cana-roxa
- Cana-do-brejo
- Paco-caatinga
- Ubacaia
- Periná
- Jacuacanga.
Porém, cientificamente ela recebe o nome de Costus Spicatus e é classificada dentro da família Costaceae.
Dentro dessa família estão presentes mais de 120 espécies, divididas em diferentes gêneros, os quais podemos citar: Dimerocostus, Monocostus, Costus, Paracostus, Chamaecostus, entre muitos outros.
O gênero que a cana de macaco é classificada, é o Costus. Junto com ela, estão as Costus Arabicus, Costus Barbatus Suess, Costus Spiralis, Costus Scaber, entre muitas outras belíssimas flores que chamam atenção de qualquer um.
O nome popular “cana” deriva de suas hastes, compridas, extensas, duras e rígidas, lembrando, inclusive, um pé-de-cana.
Daí vem o nome “cana de macaco”, “cana roxa”, “cana do brejo”, “cana do mato”. Porém, ela recebe outros nomes, e todos são derivações de palavras indígenas.
Como por exemplo Jacuranga, que deriva da palavra yaguakãg, em tupi quer dizer “cabeça de jacu”. Outro nome derivado do vocabulário indígena é Periná, que vem de periná e Paco-Caatinga, que vem de parkowa katinga.
É uma planta fabulosa, utilizada pelos próprios indígenas há muito tempo atrás. Suas propriedades medicinais auxiliam no combate a diferentes doenças.
Até hoje ela é muito utilizada como medicamento, ela é capaz de combater doenças e dores como: dor nas costas, hérnia, infecções urinárias, inchaços, doenças sexualmente transmissíveis e muitas outras.
Isso se deve a sua composição, que é recheado de propriedades que beneficiam o nosso organismo. Ela possui ação antibacteriana, adstringente, anti-inflamatória, diurética, tônica e depurativa.
E pode ser utilizada para diferentes fins e tratamentos caseiros. Você pode encontrá-las em lojas agrícolas, feiras ou até mesmo na internet.
Conheça a seguir algumas principais características da cana-de-macaco e logo abaixo os benefícios e como utilizá-la como medicamento.
Características Da Cana De Macaco
A cana de macaco ou cana do brejo (chame como quiser!) possui características únicas e particularidades que chamam atenção.
Como foi dito acima, suas hastes são duras, espessas e nela estão suportadas as folhas, que são alternadas, verde-escuras, brilhosas e reluzentes.
A flor nasce durante o ano todo, em qualquer estação do ano. Seja primavera, verão, outono ou inverno, elas estão presentes, com pétalas brancas ou avermelhadas, causando grande impacto visual.
Em meio a natureza, ela pode ser encontrada em beiras de riachos, encostas, florestas e em muitos lugares, ela está espalhada por todo o Brasil, de onde é nativa.
A planta pode crescer até os incríveis 1,8 metros de altura. Tudo depende do local que ela tem disponível para se desenvolver, se tiver um espaço adequado, ela crescerá e atingirá o seu ápice de altura, porém, se for cultivada em vaso ou mesmo em local reduzido a tendência é crescer no máximo 1 metro.
Por se tratar de uma planta nativa do Brasil, ela se adaptou muito bem em regiões quentes e úmidas. Sendo o clima tropical e subtropical o preferido para a planta se desenvolver.
Ela adora iluminação solar, porém, não pode ficar totalmente exposta ao sol durante muito tempo, o ideal para a planta é meia sombra. Em alguns momentos do dia ela recebe sol e durante um período recebe sombra.
Em relação a água, a planta se dá muito bem em ambientes úmidos. Se vai cultivá-la em casa, lembre-se de regá-la ao menos 4 vezes na semana. Colocá-la em uma terra fértil, rica em nutrientes e de preferência arenosa.
A terra é fundamental para o desenvolvimento da planta, pois é ela quem fornece nutrientes, matéria rica para a planta absorver e em seguida, crescer, se desenvolver e florescer.
Assim ela se desenvolve e pode ser utilizada para diferentes fins medicinais. Confira abaixo as principais utilidades da planta, para que serve e como fazer um delicioso chá da cana de macaco, uma flor pouco conhecida, porém, cheia de benefícios e muito útil para a saúde humana.
Benefícios Da Cana De Macaco
A planta é amplamente conhecida devido às suas propriedades medicinais. Ela é utilizada pelos indígenas desde séculos atrás e até hoje seu uso e cultivo foi mantido, pois é uma planta poderosa.
Afinal, quais são os benefícios da cana de macaco? Por que consumi-la? Veja a seguir!
Combate as dores nas costas
A cana de macaco é capaz de combater dores nas costas e ser utilizada até em tratamentos de hérnia.
Sua ação anti-inflamatória auxilia na prevenção e na redução de dores crônicas.
Tudo isso a partir de seus rizomas e de sua haste, que quando aplicados, aliviam as decorrentes dores e consequentemente, aumentam a qualidade de vida e a saúde de quem usufrui tais benefícios.
Controle Da Pressão Arterial
A planta também faz bem ao coração, é ela quem combate males de pressão arterial. O seu chá é poderoso!
Com apenas alguns miligramas, ele já controla a pressão arterial e outros males de hemorragias e reumatismo.
Suas propriedades são riquíssimas, e auxiliam os humanos há séculos no combate às diferenças doenças que podem prejudicar a saúde.
Tosse, Febre E Diarreia
A ação anti-inflamatória da planta também auxilia contra a tosse, febre e contra a diarréia. São suas propriedades mais poderosas.
Tanto o chá quanto o suco possuem as propriedades poderosas e podem facilmente ser tomados por qualquer pessoa que tenha interesse (abaixo você confere como fazer o chá).
Cálculos Renais
Um copo do suco da haste da cana de macaco já consegue auxiliar contra diversos males. Inclusive o cálculo renal e problemas na bexiga.
A planta possui propriedades diuréticas, que combatem doenças ligadas ao sistema renal.
Como Fazer O Chá Da Cana De Macaco?
Para fazer o chá, você pode utilizar tanto as folhas, quanto as hastes.
Você vai precisar de:
- 40 g de cana de macaco
- 1 litro de água
O modo de preparo é simples, basta ferver a água e colocar a planta em seu respectivo lugar, ou seja, junto à água. Espere por 10 minutos e coe. Beba 2 vezes ao dia!
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!