Hoje trouxemos mais uma flor incrível para você que é amante de flores e gosta de conhecer espécies novas e tudo mais sobre elas. A estrela de hoje é popularmente chamada de Angélica, um nome delicado como ela, como seu nome remete a um anjo ela também pode ser um. Minimalista e delicada parece mesmo ter vindo do céu, ainda simboliza a pureza, a delicadeza e a inocência, por isso é perfeito para presentear mulheres delicadas e românticas.
Tudo Sobre a Flor Angélica
Nome Científico – Essa flor tem algumas espécies, uma delas é conhecida cientificamente como Polianthes tuberosa, ou simplesmente angélica. Outra espécie é a Angélica archangelica que também pode ser chamada de Angélica de jardim.
Ela faz parte de uma família chamada Apiaceae, dentro dela também tem a salsa, a cenoura, o caminho entre outras.
Agora vamos descrever e aprender um pouco mais sobre a espécie Angélica archangelica, que também é chamada de aipo selvagem e até angélica norueguesa, essa também faz parte da família Apiaceae, ela leva cerca de 24 meses para terminar o seu ciclo biológico. Essa é considerada uma planta medicinal com muitos benefícios para a saúde. Elas possuem raízes que podem ser comidas possuem um aroma delicioso.
Muitas plantas dessa espécie tem características muito parecidas com outras plantas tóxicas como o cicuta, o hogweed e muitas outras, por este motivo elas precisam ser corretamente identificadas antes de comer, é um perigo.
Características da Flor Angélica
Vamos conhecer as características da Angélica archangelica.
Essa planta no período dos primeiros 365 delas surgem apenas uma folhagem,após esse tempo o seu caule cresce bastante e pode chegar a medir 2,5 de altura, então suas raízes já podem ser utilizadas para fins medicinais. As folhas dessa planta possuem diversos pequenos folioles, é possível observar que em volta deles existem detalhes serrilhados como se fossem feitos a mão. Suas flores devem surgir graciosas no mês de julho, elas são muitas semelhantes a um buquê de flores, podem apresentar uma coloração verde ou amarela, surgem em grupos e lembram bastante um guarda chuva e dele surgem frutos compridos e de cor amarelo claro. Essa planta aprecia locais úmidos e por isso gostam de solos também dessa forma, são muito encontradas perto de rios ou locais que possuem bastante água.
Em alguns países essa planta cresce de forma silvestre, em outros ela é cultivada como planta ornamental.
O nome dessa planta é nome de mulher muito comum na América Latina, seu nome remete a algo parecido com um anjo ou algo angelical, acreditamos que o nome dado a planta tem muito a ver com seu perfume que é realmente angelical. Ainda temos o Archangelica, esse nome que significa anjo chefe ou um anjo muito forte na hierarquia dos anjos. Enfim uma etimologia cheia de significados.
Efeito Medicinal da Flor Angélica
Essa flor tem forte poder medicinal, sua capacidade de curar faz parte da história ao longo dos anos. O óleo essencial dessa flor já é conhecido a muito tempo e serve para diversas coisas.
Para você ter uma ideia, foi já no período de 901 d.C. a 1000 d.C.que ela começou a ser cultivada com a intenção de ter seus efeitos medicinais, além do efeito ornamental claro. Já no século 11 ficou super famosa na península escandinava, e entrou muito forte na cultura dos indígenas do norte da Europa conhecido também como povo lapão, na culinária deles foi muito utilizado como erva.
Essa planta também funciona muito bem na função de aromatizar licor e também aquavita, como exemplo o licor francês Chartreuse, o Bénédictine, o vinho aromatizado Vermute e também o Dubonnet. Na cozinha faz parte de omeletes e acompanha pratos com truta, no doce também vai em geléias. Também podem ser feitas frutas cristalizadas com seus caules e ficam perfeitas na decoração de doces.
Dentro da família de ervas aromáticas, esta é a única com aroma tão intenso e que gruda mesmo, um aroma suave e delicioso, diferente de outras ervas aromáticas da mesma família.
O seu cheiro já foi comparado ao poderoso zimbro que tem intensa picância e sabor adocicado ao mesmo tempo, assim como a potência do almíscar.
Essa planta é amplamente utilizada para destilar o gin, ele pode ser associado com coentro e zimbro na bebida para um aroma único. Outras bebidas podem se beneficiar, como o absinto que também é destilado com ervas e o próprio bíter.
Mais Informações
É na raiz da planta que fica concentrado o seu óleo essencial, e a quantidade desse produto é muito variável, como por exemplo dependendo da sua idade. É comum nas raízes dessas plantas encontrar uma grande quantidade de isoprenóides. Estudiosos do assunto descobriram mais do que 80 aromas nesta planta. É claro que isso acende o interesse da indústria do perfume, a substância que muito interessa a eles é encontrada em pequena quantidade na planta e está localizado na raiz mais de 1%, já nas sementes menos de 5%, mas é o suficiente para oferecer um aroma único à planta. As raízes dela são muito utilizadas em pratos requintados e cheios de aroma. As sementes dela tem uma composição química bem parecida com a de suas raízes.
Tanto a raiz como as suas sementes possuem cumarinas que possuem poder aromatizante, além de conter furocumarinas.
Benefícios da Flor de Angélica para a Saúde
- Auxilia no controle da má digestão, barriga inchada, gases em excesso, ou seja em qualquer desconforto gástrico em geral,
- Ajuda a reduzir sintomas de ansiedade e estresse,
- Favorece o apetite de pessoas com dificuldade de se alimentar,
- Controla a pressão arterial,
- Auxilia no controle de problemas de circulação.