A couve Ornamental possui o nome científico de Brassica oleraceae e é uma planta que teve origem no continente europeu. O vegetal sempre chama atenção pela beleza e colorido sendo sempre usada pelos paisagistas. Pode também ser conhecida como couve de jardim ou repolho ornamental.
Características
Foi com a chegada dos imigrantes europeus no sul do Brasil que a planta começou a se desenvolver por aqui. A couve ornamental possui caules pequenos e podem chegar a atingir até trinta centímetros de altura. São plantas que se adaptam muito bem em climas mais frios.
As suas folhas são comestíveis e bem grandes possuindo detalhes crespos nas bordas. O detalhe que faz essa planta ser tão bonita é exatamente as cores que essas folhas se apresentam: verde, azul, róseas brancas e roxas. Já as flores possuem coloração amarela.
A couve ornamental possui diversos nutrientes e pode ser usada em alguns pratos, mas por possui um sabor um pouco amargo ela é utilizada com mais frequência na composição de projetos de jardinagem.
Como Cultivar a Couve Ornamental
O vegetal pode ser cultivado tanto em jardins quanto em vasos e a propagação acontecer por meio de sementes. A couve ornamental gosta de solo rico em matéria orgânica e solo úmido sem excessos.
Pode se desenvolver melhor com sol, mas se adaptam bem com a mesmo meia-sombra. Entretanto, é uma planta que pode resistir tranquilamente ao frio e até mesmo as geadas. É aconselhável que sejam trocadas de local pelo menos de dois em dois anos para permanecer com um visual exuberante.
A sua rusticidade não exige grandes cuidados e apenas pequenos detalhes podem fazer a couve ornamental permanecer viva por muito tempo no seu jardim. As sementes da couve ornamental podem ser encontradas em lojas especializadas ou em site que fazem o envio para todo o país. Na região sul do Brasil é muito comum encontrá-la enfeitando e colorindo ruas, jardins e canteiros.
Outras Informações Sobre a Couve Ornamental
A couve ornamental é um “parente” muito próximo dos brócolis, repolho, couve e couve flor. Ela costuma ser cultivada na estação da primavera exigindo solos leves e com boa drenagem. Lembre-se que é preciso deixar espaço entres as plantas já que o crescimento da couve é intenso e costuma ocupar uma área considerável.
Mesmo o cultivo sendo relativamente simples, lembre-se que a couve também exige alguns cuidados para que possam se desenvolver bem e permanecerem vibrantes por mais tempo. Portanto, não esqueça de colocar a sua planta com acesso aos raios solares, pois mesmo suportando apenas meia-sombra, a couve ornamental apresenta mais vivacidade e beleza quando convive com luz do sol.
Fique atento ao solo e não deixe que ele fique seco. As regas devem ser feitas regulamente e não devem deixar a terra com o aspecto de encharcamento. Outro ponto que ajuda muito o desenvolvimento pleno da planta é a retirada de folhas e galhos mortos, assim, a planta não precisa se preocupar em enviar energia para aquelas partes que não estão mais vivas e pode concentrar os nutrientes para as áreas que importam.
Curiosidades Sobre a Couve Ornamental
Vamos conhecer algumas curiosidades sobre essa planta tão bonita? É só continuar acompanhando o nosso artigo.
- A teoria mais aceita sobre a chegada da planta no Brasil é a que conta que os imigrantes europeus trouxeram o vegetal há muitos anos.
- As folhas da couve ornamental não são tóxicas, mas caso o cultivo da planta tenha sido feito com agrotóxicos existem grandes chances dele se encontrar contaminado. Portanto, fique muito atento a procedência da folha e evite consumir aquelas que não são cultivadas organicamente. Além disso, é importante lembrar que as folhas da couve são duras e em geral não são usadas para o preparo de pratos culinários.
- Você sabia que quanto mais frio o clima, mais as folhas da couve ornamental aparecem intensas? Portanto, em temperaturas mais baixas é comum observar a planta com folhas ainda mais coloridas. Não é à toa que elas são amplamente encontradas na região da Serra Gaúcha e também em muitos jardins na Inglaterra.
- As folhas adquirem um formato que é chamado de roseta.
- Quer uma forma bem diferente de decorar a sua mesa de jantar para um evento especial? Que tal utilizar a couve ornamental e alguns pallets? A combinação pode garantir uma combinação muito bela e rústica.
- Após o plantio, é possível que a planta atinja o seu tamanho adulto em aproximadamente doze semanas. A indicação é que ela seja plantada no início da primavera. Fique atento para a presença de pragas que poderão aparecer de forma sazonal. De forma geral, elas acabam desaparecendo com a chegada das geadas.
- Caso sua intenção seja adquirir somente uma planta da espécie é aconselhável que ela cultivada em um vaso para parecer maior e mais viva.
Confira a Ficha Técnica da Couve Ornamental
Para encerrar preparamos algumas das informações mais importantes sobre a couve ornamental. Vamos conferir?
- Nome Científico: Brassica oleraceae
- Família: Brassicaceae
- Altura: pode atingir 30 centímetros
- Também pode ser conhecida como: Repolho-ornamental
- Clima: se adapta bem a diversos tipos de climas
- Origem: Europa
- Luz: Necessita de sol direto, mas também consegue sobreviver com meia-sombra
- Ciclo de Vida: perene.
E você? Já conhecia a couve ornamental? As plantas são sempre sinônimo de bem-estar e alegria. Que tal incluí-las na sua vida e começar agora mesmo o seu jardim? A couve ornamental pode ser uma excelente alternativa, concorda?
Aproveite e compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e fique à vontade para deixar um comentário ou sugestão.