A Congea tormentosis é uma planta ornamental, vigorosa e exuberante, nativa da Tailândia, pertencente a família das Verbenaceae, que atinge a altura de cerca de 4 mts., cujo desenvolvimento da-se na forma de trepadeira de textura delicada. Wooly Congea é nativo de Mianmar e Tailândia.
Como planta ornamental, apesar de tropical, a planta forma grandes maciços e, quando em flor, ela se encaixa em diferentes estilos de jardim, oferecendo um belo aspecto pelo qual alguns a chamam de Chuva de Orquídea, que pode se espalhar por vários metros, mas também pode, graças às hastes rígidas, assumir uma forma arbustiva.
As flores visíveis são de fato brácteas lilás nas quais nascem pequenas flores brancas e vermelhas das quais emergem longos estames e podem cobrir cercas, grades, caramanchões, pérgolas, pórticos e coroar muros. A propagação é feita por estacas. É uma espécie de sol pleno ou sombra parcial protegida do vento, que se desenvolve em um solo bem drenado em um clima moderado ou úmido, solos variados, mas bem drenados.
A Família Verbenaceae
Verbenaceae , família de plantas, da ordem Lamiales , um agrupamento mundial, mas principalmente tropical, de 30 gêneros e cerca de 1.100 espécies , algumas das quais importantes para suas flores. Os membros da família, às vezes conhecidos como Verbena ou Vervain , têm folhas opostas ou enroladas que geralmente não são divididas. As flores são agregadas em espigas, cachos ou racemos e geralmente consistem em um tubo queimando em quatro ou cinco lóbulos quase igualmente cortados.
O gênero tipo, Verbena , contém cerca de 200 a 250 espécies, quase todas nativas do Hemisfério Ocidental . A espécie Petrea , toda tropical americana, é uma videira sempre lenhosa chamada guirlanda roxa ou videira de lixa (P. volubilis). Possui longos cachos de flores azul-violeta e tem folhas ovais tão ásperas que parecem uma lixa. As 220 espécies do gênero Lippia carrega cachos de flores brancas, rosas ou arroxeadas. L. canescens da América do Sul é uma cobertura fosca com folhas oblongas e pequenas cabeças de flores lilás de garganta amarela.
Caryopteris, com 15 espécies do leste asiático, é exemplificado porspirea azul, ou barba azul (C. incana ), um arbusto de folhas ovais de até 1,5 metro de altura, com cachos de flores azuis brilhantes no outono. Outras plantas tropicais, como a Planta de chapéu chinês (Holmskioldia sanguinea ) e espécies debaga de pombo ou gota de orvalho dourada (Duranta ) e o caramanchão-da-glória (Clerodendrum) é cultivado como ornamental. A verbena de limão (Aloysia triphylla) é notável por seu óleo perfumado. A família também inclui teca (Tectona grandis), uma importante árvore de madeira do sudeste da Ásia.
Tudo Sobre a Congea
Wooly Congea é uma grande videira felpuda tropical tropical. Folhas, caules, brácteas, todos são confusos. É uma videira de trilha ou escalada com até 20 pés de comprimento, mas pode ser podada como um arbusto. O congea lanoso tem folhas verdes claras muito bonitas, com 15,2 a 20,3 cm de comprimento. São sempre-vivas com veias proeminentes e estão dispostas em pares opostos.
As flores são pequenas e discretas, mas são carregadas no centro de três brácteas brancas vistosas de 2,5 cm de comprimento que parecem pétalas aveludadas. As brácteas mudam gradualmente de rosa, lavanda e, finalmente, cinza ao longo de várias semanas. Clusters de flores abundantes, cada um consiste em várias flores com suas brácteas ao redor. Quando a videira floresce, ela borra profusamente. Drupas são encerradas em sépalas aumentadas
Plantas Trepadeiras
São chamada de trepadeira, qualquer planta que cresça a toda a sua altura requerendo algum apoio. As plantas trepadeiras podem escalar um suporte (rosa de escalada), enroscar um suporte fino (lúpulo, madressilva) ou agarrar o suporte por processos especiais, como raízes aéreas adventícias (hera inglesa, hera venenosa, trombeta), gavinhas, folhas com ponta de gancho (lírio gloriosa, rattan) ou espinhos estipulares (catbrier). Algumas plantas trepadeiras, quando não suportadas, tornam-se plantas finais (hera inglesa).
Os tipos de escalada são encontrados em quase todos os grupos de plantas, por exemplo, as samambaias (samambaias), palmeiras (rattan), gramíneas (alguns bambus), lírios (lírios gloriosa) e cactos (cereus que floresce à noite). Os tipos tropicais com tronco lenhoso – geralmente chamados lianas – são particularmente abundantes, como é o omportamento da congea tomentosa. Uma videira robusta pode estrangular uma árvore de suporte e, então, como a figueira estranguladora, tornar-se uma árvore em si.
O banho de orquídeas (Congea Tomentosa) é uma trepadeira tropical perene, perfeita para ser plantada em troncos de árvores mais altas e antigas. Quando em flor, a videira brota com flores rosa cobrindo completamente o resto da folhagem. À medida que as flores envelhecem, a cor muda para tons mais claros de lavanda até que, finalmente, a videira volta a um verde profundo.
Pesquisa Para Uso Medicinal
A pesquisa descreve um método para a preparação de extrato de congea tomentosa e aplicação de seu extrato ao campo dos medicamentos. O extrato é obtido por extração com solvente orgânico, extração, separação e purificação por cromatografia em contracorrente de alta velocidade.
O extrato possui notável atividade antitumoral e antienvelhecimento e não possui toxicidade óbvia para as células normais. A característica mostra que os ingredientes ativos da nova planta característica de Yunnan, congea tomentosa, podem ter potencial de aplicação na preparação de medicamentos ou produtos de tratamento para tratamento antitumoral e antienvelhecimento, eficientes e seguros.
Plantas Ornamentais
As plantas ornamentais são cultivadas para decoração, em vez de alimentos ou matérias-primas. São frequentemente plantadas intencionalmente para apelo estético. No entanto, as plantas ornamentais também servem para usos menos óbvios, como para fragrâncias, para atrair a vida selvagem e limpar o ar. Os ornamentais abrangem uma grande variedade de plantas e são classificados em vários grupos: flores em corte, gramíneas ornamentais, gramados, vasos e plantas de interior, plantas de cama, árvores e arbustos.
As características das plantas ornamentais, como a congea tomentosa, são classificadas de acordo com o seu valor na cadeia de mercado. Existem características com mais valor para o produtor do que para o consumidor. Essas são características relacionadas à facilidade de produção e transporte, como resistência a doenças e prazo de validade. Enquanto isso, outras características têm mais valor para o consumidor, como novas cores, plantas anãs, crescimento modificado, fragrâncias aprimoradas, formas e tamanhos das flores. Uma terceira categoria inclui características do reprodutor, como características que afetam a produção de sementes, como a esterilidade masculina.