Engana-se quem pensa que para criar um obra artística, se usa de ferramentas como a tinta, as palavras, a música ou o vídeo. É possível também, utilizar das plantas como o meio para criar fantásticas obras de arte, através da jardinagem e paisagismo. São várias as plantas e flores que se pode utilizar e uma delas é a Cinerária, um inusitado exemplar de vegetal decorativo. Mas o que se sabe sobre esta planta?
Cinerária: Especificações e Nome Científico
A Cinerária, conhecida cientificamente por Senecio douglasii, é uma planta do gênero Senesio, da família Asteraceae. Ela também pode ser chamada de Cinerária Marítima, Cinerária Prateada ou Moleiro Empoeirado.
A família Asteraceae é a maior família das angiospermas (plantas com flor), com o total de 1535 gêneros, incluindo 23 000 espécies. Já o gênero Senesio, é considerado um dos grupos com maior quantidade de espécies, tendo ao todo 1250 plantas de diversos estilos, cores e formas. Entre as mais conhecidas, além da Cinerária, estão:
Flor das Almas (Senecio brasiliensis)
Cinerária dos Floristas (Senecio cruentus)
Senécio Azul (Senecio mandraliscae)
Tasneirinha (Senecio vulgaris)
Berode ou Verode (Senecio kleinia)
Madagáscar (Senecio madagascariensis)
Rosário (Senecio rowleyanus)
Ragwort de folhas estreitas (Senecio inaequidens)
Amontoado (Senecio viscosus)
É válido lembrar que Cinerária é o nome dado a várias outras espécies de gêneros distintos ao Senecio. Apesar disso, estas plantas também fazem parte da família das Asteraceae, como:
Cinerária Gigante (Solidago gigantea)
Cinerária Paludosa (Jacobaea paludosa)
Cinerária Incana ou Aquática (Jacobaea incana)
Cinerária Adonidifolia (Jacobaea adonidifolia)
Cinerária Ambigua (Jacobaea ambigua)
Cinerária Gibbosa (Jacobaea minguante)
Características da Cinerária
A cinerária é considerada uma planta herbácea, ou seja, seus caules não apresentam lenho. Atingem tamanhos que variam de 50 cm a 1m de altura, lhe dando o efeito de planta do tipo arbustiva. Além disso, é uma planta de aparência suculenta, de textura aveludada e com a coloração verde-esbranquiçada, quase cinza (por isso o nome cinerária).
Esta espécie conta com uma característica peculiar em relação ao formato de suas folhas: seus recortes formam desenhos bastante originais, como uma espécie de “quebra-cabeças natural”. As cinerárias, quando em conjunto, aparentam ser um “mar verde-esbranquiçado”.
Ela é também uma espécie perene (que floresce o ano inteiro), por isso, há certa facilidade no processo de plantio e cultivo.
Cultivo e Plantio da Cinerária
Por ser originária dos Estados Unidos – especificamente, das regiões costeiras no sul da América do Norte -, tem como clima ideal para plantio, germinação e cultivo; os períodos de temperaturas negativas. Entretanto, também tem fácil adaptação (e resistência) a períodos de temperaturas mais altas. Por ser uma planta de origem marítima, tolera bem a maresia, sendo uma ótima opção para jardins de locais costeiros.
O plantio deverá ocorrer em locais onde haja sol constante, na maior parte do dia. O solo deve ser fértil (rico em matéria orgânica para que favoreça seu desenvolvimento) e bastante úmido. Ela pode ser plantada através de sementes ou estaquias (pedaços de raízes, folhas ou ramos de um vegetal, que plantados, geram nova planta), sendo a última opção a forma mais usual. É necessário rega abundante após o plantio.
Cuidados
A cinerária deve ser regada duas vezes por semana, sem que esta fique encharcada: a água em excesso, além de diminuir o tom esbranquiçado, poderá matar a planta.
Para identificar se a planta está molhada além do necessário, é preciso ter atenção ao estado do solo. Caso haja dúvidas, utilize um pequeno pedaço de madeira fina (ou um palito) para averiguar se o solo permanece encharcado. Caso ainda esteja, espere secar para a próxima rega.
Sua multiplicação ocorre por meio do uso de estaquias. Por ter um tempo bastante curto de vida (geralmente, a cinerária vive aproximadamente cinco anos), necessita replantagem através de estaquias a cada dois anos, a partir do plantio da primeira muda.
Cinerária no Paisagismo
O profissional do paisagismo, ao planejar um cenário, utiliza dos conceitos da arquitetura e os unifica com as práticas da jardinagem. Ele basicamente, não só utiliza de elementos concretos para incrementar um ambiente, mas também (na maior parte do tempo) de plantas, flores, arbustos e árvores; combinando-os de forma harmoniosa.
Uma das muitas técnicas utilizadas nessa área profissional, é o uso de cores e formas complementares e contrastantes. Por isso, a cinerária é uma planta fortemente utilizada em projetos de paisagismo.
Estas plantas herbáceas podem ser aplicadas como bordaduras, de forma a margear um jardim colorido. Ou até mesmo, compor o local com seus maciços exuberantes, fugindo do tradicional colorido ou gerando um efeito interessante no visual do jardim, quando em contrastes com plantas coloridas.
Propriedades Medicinais da Cinerária
A Cinerária Marítima, como outras plantas, é uma ótima opção para o auxílio no tratamento de diversas doenças. Especificamente esta planta, é a opção ideal para o tratamento de problemas oculares. Dentre eles, estão:
- Olhos ressecados
- Vista cansada
- Inflamação ocular
- Conjuntivite
- Catarata
O que acontece, é que a Cinerária contém uma alta dose de alcalóides pirrolizidínicos em seu interior, como senecionina, otosenina, senecifilina, floridanina, integerrima, florosenina e doronina. Por esse motivo, tem princípios ativos como anti-inflamatório, cicatrizante e anti-espasmódico.
Como Usar a Cinerária?
Para preparar o remédio de Cinenária é preciso de:
- 1 faca
- 1 peneira
- 1 cópo de água
- 1 folha de Cinerária
Deve-se cortar a planta em pequenos pedaços. Após isso, coloque-os em uma peneira e despeje água fervente por cima. Deixe o líquido esfriar. Com o auxílio de um algodão, faça compressas sobre as pálpebras e espere por cerca de 15 minutos. Repita o processo uma vez ao dia, até que os sintomas desapareçam.
Colírio para Animais
No mercado farmacêutico, é feita a venda de colírios de uso veterinário, à base de cinerária marítima.
Como nos humanos, este remédio é indicado para cães, gatos e equinos no tratamento de opacidade da córnea e cristalino, além da prevenção de catarata senil. Seu uso deve ser feito, sob a orientação de um médico veterinário.
Precaução
Apesar de seus benefícios, é imprescindível o uso tópico desta planta em conjunto a uma orientação médica. A ingestão da Cinerária é extremamente tóxica, o que pode acarretar inflamações severas no estômago, fígado e intestino.
É importante que se tome cuidado com a escolha do local de seu plantio. Deve-se manter a planta longe do alcance de crianças e animais.