A begônia é uma planta bem comum, muito apreciada pela beleza que suas flores e que suas folhas possuem e é considerada uma planta fácil de ser cultivada. Estimativas especulam que existam mais de 1000 mil espécies dessa planta, cada espécie possui sua cor, característica e seu encanto. Mesmo com toda essa variedade de espécies, o cultivo e os cuidados necessários para o desenvolvimento correto da planta são praticamente os mesmos. É uma planta que floresce durante todo o ano, sendo uma ótima opção para ficar de decoração em algum lugar da casa, em vasos decorativos ou até mesmo para ser plantada no jardim. Durante esse texto você vai ler e se informar mais sobre a classificação da begônia e qual o seu nome científico, quais são as características que a planta possui, como ela deve ser cultivada de maneira correta e quais são os cuidados que elas exigem para que cresçam e fiquem belas.
Classificação e Nome Científico Da Begônia
A begônia é uma planta e por conta desse fato ela pertence ao Reino Plantae, reino onde estão presentes todas as espécies, famílias e ordens de todas as plantas que existem no mundo. Essa planta se inclui na Divisão Magnoliophyta, divisão das plantas angiospérmicas, basicamente são as plantas que possuem suas sementes protegidas por um fruto. Essa é a maior divisão de plantas que existe, incluindo cerca de 230 mil espécies de plantas. Faz parte da Classe Magnoliopsida, nessa classe estão incluídas as plantas que possuem flores e que fazem parte também da divisão citada anteriormente. Outra característica das plantas que fazem parte dessa classe é que a semente delas possuem dois ou mais cotilédones, os cotilédones são as primeiras folhas dos embriões das plantas. Ela se inclui na Ordem Cucurbitales e pertence à Família Begoniaceae. O Género da begônia é chamado de Begônia, assim como seu nome popular, e ele é considerado um dos maiores entre os outros géneros que fazem parte do grupo das angiospérmicas. O modo como a planta begônia é referida no mundo científico é Begônia elatior Hort. ex Steud.
Características Da Begônia
As begônias fazem parte do grupo das plantas que mais são vendidas em vasos no Brasil e ao longo de todo o mundo também. São muito usadas para decorações, tanto para ambientes externos quanto para os internos. Ela é uma planta perene e que possui um longo período de vida. Algumas espécies dessa planta podem chegar a medir até 1,5 metros, porém a maioria das espécies são menores que isso. Essa é uma planta que se originou no continente americano, então elas podem ser tranquilamente cultivadas no Brasil, pois se adaptam ao seu clima, mas elas se dão melhor em um clima mais ameno, como o do sul, por exemplo, mas elas só vão de desenvolver de forma correta em um clima mais ameno se pegarem luz solar durante boa parte do dia. A begônia possui uma grande variedade de cores e de formatos em suas folhas, as cores disponíveis são sempre todas vibrantes e lindas. As cores que as flores dessa planta podem possuir são: branco, rosa, roxo, laranja, amarelo e vermelho. Algumas pessoas acreditam que a begônia está ligada a alguns sentimentos e qualidades, sendo eles, o sentimento do amor (por isso é considerada uma planta boa para dar de presente para o namorado (a)), a delicadeza, a felicidade e a inocência.
Como Plantar Uma Begônia
Agora que você já sabe que a begônia é realmente uma planta linda e encantadora, chegou a hora de explicarmos como que ela deve ser plantada para que você possa construir um jardim ou uma decoração linda usando ela. Antes de tudo é importante saber onde que você pretende plantar a sua begônia, se vai ser em um vaso ou em um canteiro. Essa etapa por mais que parece sem muita importância, ela é importante sim, pois é de acordo com o local que nós vamos saber em qual época do ano é melhor para que ela seja plantada, o tipo de terra usada também vai mudar e há espécies que são mais especificas para determinado lugar. Caso você for plantar ela em um vaso opte pelas espécies conhecidas popularmente por: begônia sarmentosa, begônia olmo, begônia prateada ou begônia de folha. Já a melhor espécie para ser plantada em canteiros é a begônia semperflorens.
Quando for plantar a begônia e escolher o local onde vai coloca-la lembre-se que ela gosta de lugares mais quentes e com luz solar direta e se ela for ser plantada em algum canteiro a melhor época do ano é em meados de abril. Depois dessas duas etapas de escolher entre um canteiro e um vaso e de decidir em qual local de sua casa colocar, chegou a hora de preparar a terra. Se a begônia for plantada em um canteiro é recomendado que metade do espaço seja preenchido por terra vegetal e que a outra metade seja preenchido por terra comum. E se a begônia for plantada em um vaso, deve ser usado um solo enriquecido em matéria orgânica.
Dicas Para Que Sua Begônia Continue Saudável e Dure Mais
Se a begônia for cuidada de forma correta ela poderá florescer ao longo do ano todo, por isso essa parte do texto é muito importante, leia com bastante atenção. Essa é uma planta que se adapta melhor a climas quentes e úmidos, e que não suporta muito bem temperaturas baixas. A temperatura ideal para ela é entre 20 a 28 graus. As regas devem ocorrer de forma regular, sempre mantendo o solo úmido, mas evitando ao máximo que ele fique encharcado, para que não ocorra da raiz acabar se afogando.
Na hora da rega o certo é molhar apenas o solo, evitando que a água caia nas folhas, pois elas são bem sensíveis e podem acabar caindo. Elas devem ser adubadas com fertilizantes pelo menos uma vez a cada três meses para está etapa devem ser usados fertilizantes líquidos, que normalmente são vendidos nas lojas de jardinagem, a quantidade de fertilizante que vai ser usada vai estar escrita na embalagem do produto.
Ficou interessado sobre o fato da begônia possuir um significado e representar alguns sentimentos e qualidades? Então acesse esse link para ler um texto que vai explicar melhor sobre tudo isso: http://O Que Representa a Flor Begônia? Qual o Seu Significado?