Home / Plantas / Tudo Sobre a Babosa: Características, Nome Científico e Fotos 

Tudo Sobre a Babosa: Características, Nome Científico e Fotos 

Quer saber tudo sobre a babosa? Então continue conosco, pois aqui vamos lhe mostrar! E não, não estou exagerando, nesse artigo você encontrará:

  • O que ela é
  • Nome científico, popular e taxonomia
  • Características
  • Origem e história
  • Para que serve
  • Benefícios
  • Propriedades
  • Como extrair o gel da planta
  • Como fazer suco de babosa
  • Contraindicações
  • Como fazer shampoo
  • Como fazer mascara facial
  • Como utilizar babosa com limão
  • Estudos científicos
  • Como plantar babosa.

E muito mais! Aqui você encontrará tudo sobre a babosa, os mitos, as verdades, as funções e as características dessa planta poderosa e popular! Continue conosco e confira a seguir!

Tudo Sobre a Babosa: O Que É?

A babosa é uma planta suculenta, que é amplamente cultivada por pessoas do mundo todo.

Ela é versátil e tem um incrível poder de adaptabilidade, sobretudo em regiões quentes, ou seja, aqui no Brasil ela é muito cultivada e se deu muito bem.

A planta é conhecida mundialmente e utilizado pelos seres humanos há séculos.

A babosa pode ser usada utilizada para diferentes fins, desde tratamentos capilares, cicatrização de machucados na pele, para a saúde, paisagismo e até em comidas. Mas afinal, o que é a babosa?

A babosa é uma planta suculenta, de porte arbustivo, assemelha-se a um cacto, mas possui suas particularidades e características próprias.

Fato é que ela possui excelentes poderes medicinais, com uma gama enorme de possibilidades de uso (que falaremos mais abaixo).

Dentro da planta existe um gel transparente, que pode ser extraído com facilidade e utilizado em tratamentos.

Por isso muitas pessoas cultivam no próprio jardim, pois é fácil, prático e muito útil ter uma babosa por perto.

Recomendamos que você também tenha, e usufrua de seus poderes naturais e medicinais.  Mais abaixo mostraremos o passo a passo para você ter um ou mais pés de babosa no seu quintal.

A babosa com suas folhas carnosas, espetadas e seu caule ramificado, semi lenhoso chama a atenção em qualquer jardim, seja ele com outras plantas mais coloridas ou mesmo com outras suculentas e cactos.

Independente das companhias, a babosa se adapta muito bem, ela apenas precisa de sol, água e de uma terra de qualidade.

Folha de Babosa Cortada
Folha de Babosa Cortada

Se você puder oferecer isso à ela, seu jardim ou quintal ficará muito mais bonito e enfeitado, tendo em vista as qualidades paisagísticas da planta.

Mas antes, vamos conhecer o nome científico e toda a taxonomia da planta!

Nome Científico, Popular E Taxonomia Da Babosa

A babosa recebe esse nome popular devido ao gel que ela possui no seu interior, semelhante a uma “baba”, trata-se de uma substância gelatinosa e escorregadia que dá o nome popular à planta.

Mas como é uma planta muito difundida, recebeu diferentes nomes populares, ela também é conhecida como:

  • Aloé-candelabro
  • Aloé
  • Babosa-de-arbusto
  • Aloé-do-natal
  • Caraguatá-de-Jardim
  • Caraguatá
  • Erva-de-azebra
  • Erva-babosa

Cientificamente ela é conhecida como Aloe Vera e ficou famosa devido aos seus poderes curativos e medicinais.

Aloe Vera
Aloe Vera

Ela possui muitas “primas” do mesmo gênero (Aloe), que possuem características iguais ou semelhantes, e recebem o nome de Aloe arborescens, Aloe polyphylla, Aloe boiteaui, Aloe brachystachys, Aloe Broomii, entre muitos outras, estima-se que apenas nesse gênero existam mais de 400 espécies. O gênero Aloe está dentro da família Asphodelaceae.

Tal família é caracterizada por plantas de porte arbustivo e ervas, sejam suculentas ou não, geralmente são perenes e possuem caule lenhoso, na família estão cerca de 800 espécies, divididas em 18 gêneros. Veja abaixo a classificação científica da Aloe Vera.

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Liliopsida
  • Ordem: Asparagales
  • Família: Asphodelaceae
  • Gênero: Aloe

São nativas da África do Sul, mas tem uma ocorrência por todo o trópico até a Nova Zelândia, também estão no Mediterrâneo e em parte da Ásia.

Se desenvolvem principalmente em regiões tropicais, se adaptam muito bem às altas temperaturas e sobrevivem com pouca água.

No Brasil não existe nenhuma Aloe nativa, porém como é um país com dimensões enormes e clima tropical, elas se adaptaram muito bem e são cultivada por muitos brasileiros.

Você já viu uma babosa? Sabe como ela é? A seguir vamos descrevê-la, com suas principais características e particularidades. Confira!

Características da Babosa

Mini Babosa na Mão de uma Pessoa
Mini Babosa na Mão de uma Pessoa

As babosas possuem características próprias e são bastante peculiares, com sua beleza única, elas encantam e chamam a atenção de qualquer pessoa. Veja a seguir as principais características desta bela planta:

São Arbustos

A planta possui um porte arbustivo, ou seja, são árvores de pequeno porte, que crescem lentamente, mas se tiverem condições e espaço ideal, podem alcançar até os 3 metros.

Seu Caule É Ramificado

Diferente das árvores, que possuem um tronco único, indiviso, a babosa possui um caule espesso, todo ramificado e com base lenhosa.

Folhas Em Rosetas

As folhas da babosa são alongadas, compridas e são distribuídas em formato de uma roseta (forma arredondada, circular e radial das folhas que partem de um único verticilo).

Elas são carnosas e possuem espinhos nas extremidades, semelhantes a uma “serra” ou mesmo pequenos dentes. Possuem coloração esverdeada dos mais diferentes tons.

Gel Interior

Gel Interior da Babosa
Gel Interior da Babosa

Dentro das folhas está presente um gel transparente que possui inúmeras propriedades e é utilizado para diferentes fins, sejam eles medicinais ou não.

O gel é semelhante a uma “baba”, é escorregadio e gosmento. Pode ser utilizado até em suco, mas atente-se à quantidade ingerida.

Floresce no Inverno

A florescência da babosa se dá especialmente no inverno, quando ela desabrocha e libera as flores, muito vistosas, altas e bonitas. São do tipo bissexuadas, zigomorfas ou actinomorfas

Necessita de Poucos Cuidados

Talvez esse seja o principal fator que leva muitas pessoas a cultivarem a babosa, ela não precisa de cuidado algum.

Claro, cuidar da planta e oferecer o que ela necessita é fundamental, mas o fato é que ela não precisa de muito para viver, resiste às mais variadas temperaturas, com pouca água e não necessita de podas regulares.

Esse fator não leva apenas muitas pessoas cultivarem a planta, como também levou os seres humanos de diferentes épocas e povoados a cultivá-la ao longo de séculos.

Conheça a seguir a história da babosa e a origem do seu cultivo!

Origem E História Da Babosa

A babosa é uma planta histórica, de fato, ela estava presente nos maiores acontecimentos da humanidade, pois muitos povos já fizeram uso dela.

É impressionante a quantidade de povoados e civilizações que a tinham como planta sagrada, considerada dos deuses e idolatravam-na devido aos seus poderes curativos, medicinais e de embelezamento.

Sua utilização para fins medicinais remonta a mais de 5 mil anos, e foram os chineses os precursores para fazer da babosa um medicamento.

Isso deve-se às propriedades da planta, e desde aquela época os chineses já sabiam e utilizavam-na para curas e tratamentos.

No Antigo Egito, a Aloe Vera era considerada a “planta da imortalidade” e quem fazia uso dela era ninguém menos do que a Cleópatra, que utilizava na pele e cabelo para hidratar e aumentar o brilho.

Ilustração de Cleópatra
Ilustração de Cleópatra

O uso da Aloe Vera é tido como um dos principais segredos de beleza da governante egípcia.

Há indícios ainda de que Aristóteles recomendava-a para Alexandre, o Grande passar nos seus soldados que fossem feridos durante as batalhas. A babosa possui alto grau de cicatrização e em apenas alguns dias consegue “fechar” os ferimentos expostos.

O autor, cientista e farmacêutico greco-romano Pedanius Dioscorides, há 2.000 anos descreveu as funções e utilidades farmacológicas da Aloe Vera, tanto para uso externo, quanto interno.

E a planta está presente até na Bíblia! Conhecida como “árvore perfumada” foi utilizada na mistura de ervas compostas para embalsamar o corpo de Jesus.

E não para por aí, a planta também foi amplamente utilizada pelos marinheiros de Cristóvão Colombo e disseminadas no “Novo Mundo”.

Imagem Ilustrativa de Cristóvão Colombo
Imagem Ilustrativa de Cristóvão Colombo

As tribos indígenas da América Central, América do Sul, mexicanas e norte-americanas faziam uso da planta para diferentes tratamentos, desde cuidados com a pele e cabelo, dores estomacais e até a cicatrização de machucados profundos causados em decorrentes batalhas e confrontos.

Incrível a história dessa planta, não é mesmo? Já passou por diferentes povos, culturas e todos fizeram uso de suas propriedades medicinais.

E por que você não faz? Veja a seguir para que serve a babosa, com dicas exclusivas para utilizá-la da maneira correta. Confira!

Para Que Serve a Babosa?

A babosa contém uma série de propriedades benéficas ao nosso organismo. Não à toa foi amplamente utilizada pelos nossos antepassados. Veja abaixo as principais utilidades que a planta nos oferece:

Cicatrização

Talvez esse seja um dos usos mais comum da planta, porém nem todos sabem. Ela possui um alto grau de cicatrização e capacidade de regeneração da pele.

O gel presente em seu interior é capaz de cicatrizar desde pequenos ferimentos causados por acne, queimaduras até os arranhões e machucados maiores.

Anti-inflamatório

O mesmo gel pode ser utilizado como remédio natural no combate às pequenas inflamações que ocorrem no nosso corpo, desde feridas até problemas na pele, como dermatites.

Hidratação

O gel presente no interior das folhas também pode ser utilizado com um excelente hidratante natural.

Já que é rico em vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e é capaz de estimular a produção de colágeno, que combate as rugas e é vital para a saúde e elasticidade e brilho da pele.

Então deixe de lado os diferentes cremes e produtos químicas e faça uma experiência com o hidratante natural de babosa (mais abaixo você entenderá como extrair o gel e utilizá-lo).

Fortalece o Cabelo

Hidratação Capilar Com Babosa
Hidratação Capilar Com Babosa

Como estamos falando de um gel rico em substâncias, vitaminas, minerais e diferentes enzimas, é claro que ele possui uma série de benefícios, e não apenas para a pele.

Ele também é uma excelente opção para quem deseja fortalecer e hidratar os fios do cabelo. O gel da Aloe Vera é uma alternativa para pessoas que buscam tratamentos capilares de origem natural.

Ele é capaz de dar brilho, hidratar e fortalecer os cabelos mais ressecados.

Combate Picadas

Babosa na Pele
Babosa na Pele

Além disso, esse incrível gel que a babosa nos oferece é capaz de diminuir a vermelhidão de picadas, decorrentes coceiras e acabar com as dores.

Basta espalhar um pouco do gel cicatrizante em cima do local onde aconteceu a picada e esperar alguns minutos, você notará como desaparecerão os incômodos.

Além dessas funções extraordinárias do gel da babosa, a planta ainda oferece uma série de benefícios para o nosso organismo. Quer saber quais são? Veja abaixo!

Benefícios da Babosa

Ajuda No Combate À Pedras No Rim

Esse é um fator muito importante na utilização da babosa! Ela possui uma grande quantidade de desintoxicantes, capazes de eliminar toxinas do nosso organismo, diminuir irritações, dores e ativar funções do fígado e do rim.

Basta tomar o suco de babosa (que mais abaixo vamos ensinar a fazer) e deixar os desintoxicantes agir no organismo.

Suco de Babosa
Suco de Babosa

Auxilia o Emagrecimento

O suco de babosa é poderoso! Junto com uma dieta equilibrada e com a prática de exercícios, ele auxilia no emagrecimento e é uma excelente opção para quem deseja perder peso.

Suas propriedades ajudam e possuem um alto grau de saciedade, o que é ótimo para quem quer emagrecer.

Alivia Dores De Cabeça

Algumas gotas desse poderoso gel, com um pouco de essência de menta e suas dores de cabeça irão desaparecer, ou pelo menos diminuir.

É simples, basta aplicá-los na nuca e massageá-la levemente com movimentos contínuos, em poucos minutos a dor diminuirá.

Babosa Picada
Babosa Picada

Ajuda Na Digestão

O suco de babosa é excelente para quem sofre com problemas intestinais, pois possui os ácidos graxos e enzimas poderosas que combatem dores, incômodos e irritações no organismo.

Além disso, possui substâncias anti-ácidas, que são capazes de combater qualquer tipo de indigestão e deixar o organismo protegido de decorrentes ameaças.

Auxilia Contra Problemas Bucais

Gengivites, aftas e outros problemas bucais podem ser resolvidos com o suco da planta, já que esses pequenos cortes podem ser cicatrizados e “estancados” pelas propriedades da Aloe Vera.

Agora que você já sabe as principais utilidades e benefícios que a babosa oferece para os humanos, é hora de conhecer suas propriedades e entender porque ela é uma planta tão valiosa!

Propriedades da Babosa

Benefícios da Babosa
Benefícios da Babosa

Mas você sabe por que ela é tão benéfica para os seres humanos? Devido a quantidade de propriedades que ela possui em sua composição. É uma planta extremamente rica neste requisito.

Alimentos ricos em propriedades são o diferencial para uma vida de qualidade, saudável e ativa. Quem consome esses nutrientes favorece o próprio organismo e a vida.

As propriedades fazem parte da composição da planta e são utilizados sobretudo para sua vivência. Muitas plantas produzem nutrientes e utilizam apenas o necessário para garantir a sobrevivência em determinado ambiente.

As propriedades são fundamentais tanto para a vida da planta, quanto para a vida de quem consome seus nutrientes. Então não fique para trás quando o assunto for propriedades nutricionais, saiba quais são de cada alimento e consuma-os de acordo com sua necessidade.

A seguir, conheça as propriedades da babosa e entenda por que ela é tão favorável ao nosso organismo!

  • Manganês
  • Magnésio
  • Zinco
  • Ferro
  • Cálcio
  • Selênio
  • Vitaminas do Complexo B (B1, B2, B3, B6)
  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Ligninas
  • Enzimas
  • Aminoácidos
  • Saponinas
  • Aloína

Essa quantidade enorme de propriedades, sejam elas vitaminas, minerais ou outras substâncias, torna a babosa uma planta funcional, ou seja, de alguma forma ou de outra, ela tem função ativa no nosso organismo, seja na pele através de cremes, no cabelo a partir do shampoo ou até trazer benefícios internos, que auxiliam o funcionamento dos órgãos, com substâncias presentes no seu próprio suco.

Ela possui um total de 15 enzimas, 20 minerais, 12 vitaminas, 18 aminoácidos, mais de 70 nutrientes, além de cerca de 150 princípios ativos, combatendo os radicais livre e favorecendo o organismo.

O que vale destacar e que merece atenção são suas funções e benefícios ao corpo e à saúde humana.

Então vamos lhe mostrar a seguir como extrair o gel presente no interior da planta e fazer uso de seus poderes da maneira correta. Confira!

Como Extrair O Gel Da Babosa?

Extrair O Gel Da Babosa
Extrair O Gel Da Babosa

Com todos o benefícios que ele nos proporciona, é fundamental que saibamos retirar o gel transparente da maneira correta e aplicá-lo para os diferentes fins.

Existem inúmeras possibilidades de uso, desde aplicar diretamente na pele, como também fazer suco ou quem sabe até um creme facial.

Porém, antes disso, é preciso extrair o gel da babosa para poder utilizá-lo. Confira a seguir as dicas para você retirar esse poderoso gel rico em vitaminas!

  1. Analise se as folhas estão maduras e carnosas (é fundamental que estejam) e corte as que deseja extrair o gel (preferencialmente as que estão na base, próximas ao solo).
  2. Feito isso, você pode deixar a folha em pé por alguns minutos para que o liquido amarelo (rico em Aloína, porém não é útil e pode causar desconfortos intestinais se consumido) escorra e fique apenas o gel.
  3. O próximo passo é cortar a folha na lateral, descascá-la ou cortar em pedaços menores, para que possa chegar com mais facilidade ao gel transparente que está presente no seu interior.
  4. Após retirar a casca, lembre-se de lavar muito bem o gel para que não fique nenhuma toxina.

Pronto! Assim você extrai o gel da babosa e pode utilizá-lo das mais variadas maneiras, seja em suco, como creme ou aplicá-lo diretamente na pele.

Para mais informações a respeito da extração do gel da babosa, confira o seguinte post e fique por dentro de todas as dicas de como retirar esse poderoso gel.

Como falamos acima, ela é rica em valores nutricionais e o seu suco traz uma série de substâncias utilizadas pelo nosso organismo de maneira positiva.

Então vamos lhe mostrar a seguir como fazer um delicioso suco de babosa, para deixar a sua saúde positiva e sua imunidade em alta. Confira!

Suco de Babosa: Como Fazer?

Suco de Babosa no Copo
Suco de Babosa no Copo

O suco é uma das formas menos utilizadas da babosa, já que a sua principal utilização se dá a partir do gel interior que suas folhas possuem.

Desta maneira, o suco é pouco conhecido e pode surpreender qualquer um que experimente pela primeira vez.

Não passe vontade! Siga os passos abaixo e consuma um delicioso e poderoso suco de babosa!

  1. Para consumir é preciso retirar as folhas, cortá-las na lateral e deixar que o líquido amarelado escorra, ele é riquíssimo em Aloína, uma substância totalmente benéfica para nosso corpo, porém, possui uma taxa alta de efeitos laxantes e pode causar incômodos no intestino. Então o recomendado é que não consuma esse líquido, deixe escorrer e lave a folha com água corrente.
  2. Retire o gel transparente, gelatinoso e coloque em um liquidificador. O ideal é que tenha as proporções de 100 g da polpa de babosa (do gel transparente), para 1 litro de água.
  3. Em seguida, ligue o liquidificador e bata até que ambos misturem-se e tornem-se uma coisa só.
  4. Se o gosto não lhe agradar, você pode acrescentar uma colher de mel ou mesmo um limão, laranja ou qualquer fruta que lhe agrade (evite colocar açúcar, pois ela não faz bem para o organismo).

E pronto! Você tem um delicioso suco de babosa para degustar e beneficiar o seu organismo.

Um fator importantíssimo que vamos falar agora é relacionado a quantidade diário e o consumo do suco. Não abuse, de forma alguma.

O recomendado é que uma pessoa tome no máximo 50 ml por dia do suco.

Você pode dividir várias vezes no mesmo dia e tomar um pouco a cada refeição. Por exemplo, tomar 20 ml do suco 2 ou 3 vezes no dia.

Se passar dessas medidas, o suco que era para beneficiar o seu organismo, só vai trazer prejuízos, pois altas taxas do mesmo pode causar irritação no intestino, dores abdominais e irritação renal.

Então fique atento! A seguir mostraremos algumas contraindicações do uso de babosa e se você se enquadrar em alguns desses requisitos, evite consumi-la.

Contraindicações No Uso Da Babosa

A babosa é uma planta excelente, e se tomar com responsabilidade e da maneira correta, você notará os benefícios agindo em questão de dias e nunca mais irá abandonar o suco de babosa.

É importante frisar que não são todas as pessoas que podem tomar o suco de babosa, ou ter contato com a planta.

Vale destacar que o suco não é indicado para:

  1. Gestantes
  2. Pessoas com problemas no coração
  3. Pessoas com pressão alta.

Ela pode causar efeitos colaterais e incomodar muito o seu bem-estar e saúde.

Já que o consumo exagerada da planta muitas vezes leva a irritações no intestino, além de diarreias e cólicas.

Então se você notar que está sofrendo com algum destes problemas, suspenda imediatamente o uso da babosa.

No caso das gestantes, não existem estudos que garantam ou neguem isso. Porém, a babosa pode influenciar negativamente durante o período de lactação, tornando o leite amargo e desagradável para o bebê que consumirá em breve.

Não pense que por ser uma planta medicinal a babosa deve ser utilizada sem limites.

Babosa no Vaso
Babosa no Vaso

Como foi dito acima, ela possui substâncias muito benéficas, mas o uso exagerado pode causar sérios problemas ao intestino e ao organismo como um todo.

Apesar do suco não ser indicado para determinadas pessoas, o gel não foi identificado como nocivo ou mesmo prejudicial à saúde.

Qualquer pessoa pode utilizá-lo, já que sua finalidade é para cicatrizações, fortificação dos fios de cabelo, etc.

Então enquanto ao gel, fique tranquilo e usufrua sem medo, ele só trará benefícios. Mas lembre-se o gel deve ser utilizado na pele e no cabelo, não deve colocar na boca ou alimentar-se dele.

E já que falamos dos diferentes usos do gel da babosa, veja abaixo como utilizá-lo e fazer um incrível shampoo de babosa! Confira o passo a passo a seguir!

Como Fazer Shampoo De Babosa

Shampoo De Babosa Industrializado
Shampoo De Babosa Industrializado

Vamos ensinar a fazer um shampoo de babosa caseiro, que vai fortificar os fios do seu cabelo e elevar a saúde do mesmo.

Com apenas alguns dias de uso, você notará a diferença e como os fios do seu cabelo estão fortes e brilhantes.

A babosa é rica em vitaminas e minerais, então ela é capaz de fazer uma limpeza profunda no seu couro cabeludo, e ainda consegue fazer com que o cabelo não fique ressecado.

Veja abaixo os passos que você precisa seguir para fazer o incrível shampoo de babosa. Vamos lá!

Ingredientes:

  • Duas folhas de babosa
  • Óleo de rícino
  • Shampoo transparente

Modo de fazer:

  1. Primeiramente, abra a folha de babosa na lateral e colete o gel transparente presente em seu interior.
  2. Feito isso, coloque-o em um liquidificador e bata-o até ficar uma mistura homogênea
  3. Passe em coador para que elimine as partes indesejadas e fique apenas o líquido e armazene em um recipiente.
  4. O próximo passo consiste em misturar o gel com apenas 2 colheres do óleo de rícino e com o shampoo transparente
  5. Após misturar, volte tudo para o pote do shampoo, ou qualquer recipiente que você deseja armazenar.

E fim! Você tem um shampoo caseiro de babosa. O recomendado para que ele faça efeito e aja de acordo no seu couro cabeludo é utilizá-lo em média de 2 a 5 vezes na semana.

Não é uma receita difícil, pelo contrário, é extremamente simples e barata se comparada aos diferentes produtos químicos que existem no mercado.

Você pode conferir a lista completa de todas as espécies de babosa que podem ser utilizadas para o cabelo clicando aqui.

O shampoo de babosa é natural, direto da planta e pode agir muito bem nos fios do seu cabelo. Experimente!

Veja a seguir outra dica importantíssima de como fazer uma máscara facial e deixar sua pele fantástica utilizando a babosa! Confira!

Babosa Na Pele: Como Fazer Máscara Facial De Babosa

Passando Babosa No Rosto
Passando Babosa No Rosto

A babosa é muito utilizada na pele de diferentes maneiras. Suas funções regenerativas podem agir na pele de maneira muito eficiente.

Para quem está com um ferimento leve, ou mesmo algum machucado na pele, o gel pode ser extraído e passado diretamente na pele.

Outra alternativa muito enriquecedora e eficiente, que vem ficando muito famosa, é utiliza-la como uma máscara facial, já que a babosa é capaz de estimular a produção do colágeno presente no organismo, além é claro, de suas propriedades regeneradoras.

Vamos mostrar abaixo como fazer a máscara facial de babosa e deixar sua pele brilhante e regenerada. Veja a seguir:

Ingredientes:

  • Duas folhas de babosa
  • Iogurte natural
  • Mel.

Como Fazer:

  1. O primeiro passo é abrir lateralmente a folha de babosa e extrair o gel transparente. Colete-o e armazene em um pote.
  2. A seguir, coloque o gel transparente junto com 5 colheres de iogurte natural dentro do liquidificador e bata.
  3. Ficará um líquido homogêneo, então coloque mais 5 colheres de mel e bata novamente por alguns segundos.

Pronto! Você tem um incrível creme facial para deixar sua pele nova e regenerada!

Para aplicá-lo, espalhe bem por todo o rosto e espere de 10 a 20 minutos para retirar, tenha paciência e deixe-o agir de acordo com a necessidade. Feito isso, enxague bem e retire o creme.

Você pode aplicar quando quiser, o ideal é que utilize de 2 a 4 vezes na semana e assim garanta a saúde da sua pele facial.

Vale lembrar que a Aloe Vera é excepcional para a pele, para saber quais as espécies de babosa são ideais para utilização na pele, vale a pena conferir a lista completa clicando aqui.

Uma excelente alternativa para o uso de babosa, é misturá-la com limão, muitas pessoas utilizam essa receita, adoram e recomendam.

A seguir vamos mostrar os benefícios da mistura de babosa com limão que traz muito benefícios para a pele, para o cabelo e para a saúde!

Babosa Com Limão: Benefícios E Como Usar

Ilustração de Babosa Com Limão
Ilustração de Babosa Com Limão

Tanto o limão, quanto a babosa contém propriedades vitais para nosso organismo. Pois são excelentes auxiliares em tratamentos da pele e ainda auxiliam na perda de peso.

A mistura é capaz de acelerar o metabolismo e eliminar de vez os ácidos graxos (responsáveis pela gordura acumulada).

Não apenas a babosa, mas o limão também muito poderoso, ele possui funções alcalinizantes, capaz de melhorar a fluidez do sangue e ajudar a eliminar as decorrentes gorduras localizadas.

Além disso, contém uma importante substância denominada eriocitrin, que é capaz de agir no fígado e estimular o correto funcionamento do órgão.

Junto à isso, a babosa contém substâncias capazes de “limpar” o intestino e estimular o seu correto funcionamento.

Então já pensou uma mistura desses dois componentes maravilhosos? O seu corpo vai adorar, então faça um favor ao seu organismo e anote os passos abaixo para preparar uma deliciosa mistura de babosa com limão. Veja abaixo!

Ingredientes:

  • 1 folha de babosa
  • Suco extraído de 1 limão
  • Água morna ou quente

Para fazer a mistura, siga os passos abaixo:

  1. Primeiramente retire o gel da babosa (como mostramos acima) e reserve-o
  2. Em seguida coloque o suco de limão junto à babosa e misture
  3. Feito a mistura dos dois componentes, acrescente a água morna e mexa bem com uma colher, até tornar o líquido homogêneo.

Fim! Agora você pode beber essa mistura e trazer inúmeros benefícios para seu intestino e fígado, sobretudo aumentando o seu bem-estar.

Vale destacar que o indicado é tomar a mistura por 10 dias e não exagerar na dose, tomar apenas 1 copo todo dia de manhã ao acordar, ainda em jejum e esperar um determinado tempo (cerca de 1 hora) para comer.

Você pode conferir outras informações e benefícios dessa incrível mistura de limão com babosa clicando aqui.

Fique bem consigo mesmo, utilize esses passos, tome um copo de babosa com limão e fortaleça sua imunidade e o seu bem-estar!

Não acredita que a babosa é capaz de fazer tudo isso? Então vamos mostrar uma série estudos científicos que comprovam todas esses benefícios que falamos acima. Confira!

Estudos Científicos sobre a Babosa (Aloe Vera)

Para testar inúmeros benefícios da babosa, cientistas e estudantes das mais variadas áreas realizam experimentos com a babosa e publicam artigos científicos especificando todas as qualidades e indicações da planta.

A ciência e os estudos científicos são vitais para qualquer sociedade que deseja evoluir, pois através de experimentos e estudos práticos, eles trazem ao cidadão (que muitas vezes é leigo em determinado assunto) a comprovação e as informações necessárias.

Desta maneira, uma maior confiabilidade é gerada em todos que desejam usufruir dos benefícios. Confira!

Um estudo realizado por um grupo de cientistas, entre eles Maia-Filho, A.L.M, Silva, Barros, Araújo, Santos, Villaverde, Carvalho, da Faculdade Integral Diferencial (FACID) comprova alguns efeitos do gel de babosa.

As experiências foram realizadas em 25 ratos de laboratório e puderam comprovar que o gel possui uma marcante atividade anti-inflamatória.

Outro estudo pôde confirmar as propriedades farmacológicas da Aloe Vera, ele foi realizado por Freitas, Rodrigues e Gaspi, da FHO (Fundação Hermínio Ometto – UNIARARAS).

Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS
Fundação Hermínio Ometto – UNIARARAS

Os cientistas chegaram à conclusão de que a planta Aloe Vera pode ser eficaz em tratamentos de psoríase, herpes, hiperglicemia, queimaduras, anti-inflamatória e antimicrobacteriana.

Outro estudo que vale a pena conferir (em inglês) é o do Indian Journal of Dermatology, realizado por Amar Surjushue, Resham Vasani e D.G. Saple.

Ele comprova com estudos científicos as vitaminas, enzimas, ácidos, açúcares, minerais e muitas outras substâncias que estão presentes na composição da Aloe Vera.

Além de chamar atenção para os diferentes efeitos no organismo humano e para as formas de uso.

Esses são apenas alguns estudos referentes à planta Aloe Vera. Existem muitos outros, basta pesquisar no Google Acadêmico e você encontrará os mais variados estudo científicos.

E que tal ter uma babosa no seu jardim e usufruir de todos esses benefícios? A seguir vamos mostrar uma maneira simples e eficiente para você plantar e cultivar a babosa no seu quintal!

Como Plantar Babosa

A babosa é uma planta excelente para cultivo em regiões tropicais como o Brasil, então não perca tempo e cultive já a Aloe Vera no seu jardim!

Você pode encontrar uma babosa inteira e cortar uma folha e transplantá-la, como também plantar diretamente de um broto. Fica a seu critério e você pode fazer como achar mais fácil.

Para você plantar a Aloe Vera, é fundamental se atentar a alguns detalhes, e são eles:

Local

Primeiramente, você precisará de um local adequado para colocar a planta. Busque por um vaso (de preferência fundo, para melhor enraizamento), ou se tiver espaço com terra no seu quintal, pode colocá-la ali.

Vale destacar que a babosa em um vaso apertado, mais “justo”, gera pequenos brotos, estes que podem ser transplantados e reutilizados para disseminação da planta.

Terra

Como Plantar Babosa na Terra
Como Plantar Babosa na Terra

Depois que você escolheu o local que irá plantá-la, fique ligado à terra, pois ela é fundamental para o correto desenvolvimento da planta.

Então escolha uma terra rica em matéria orgânica, se precisar pode fazer um adubo natural e colocar, ou mesmo utilizar extratos químicos.

O importante é que a terra seja fofa, solta e drenada para que a água escorra e não acumule.

Água

É fundamental se atentar a este detalhe, já que plantas suculentas, como a babosa não gostam de muita água, muito menos de encharcamento na terra.

Então pode regar 2 vezes na semana, e se faltar água não se preocupe, ela é muito resistente e não necessita tanto de água como outras plantas.

Regando a Babosa no Vaso
Regando a Babosa no Vaso

Sol e Luminosidade

O sol é vital para qualquer planta, porém, para a babosa ele é mais que isso. Ela adora ficar no sol e vai muito bem quando exposta ao sol pleno.

Evite deixá-la na sombra, posicione em um local onde o sol seja abundante e basta deixar que a planta absorva toda a luminosidade.

Esses são os passos para você cultivar babosa na sua casa. Simples, rápido e prático. Basta apenas fornecer a estrutura necessário para ela se desenvolver e depois usufruir de todos os benefícios que ela oferece.

Uma Babosa Por Perto É Essencial!

Foto de Folhas de Babosa Fatiada
Foto de Folhas de Babosa Fatiada

O ideal é possuir uma babosa no seu quintal, para todos os benefícios que ela oferece estarem perto de você!

Então se possível, cultive-a no seu jardim ou em um vaso no seu quintal seguindo os passos acima, mas também se não for possível, tente encontrá-la em lojas agrícolas, feiras, em praças, jardins ou com algum vizinho próximo.

Elas são amplamente disseminadas aqui no Brasil e podem ser encontradas com facilidade, basta você procurar, depois seguir os passos que falamos acima e utilizá-la das maneiras mais variadas.

Agora que você já sabe tudo sobre a babosa, desde a sua origem, a história, as propriedades, os principais benefícios, como plantar, como fazer shampoo, como fazer creme facial, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e amigas nas redes sociais e informe-os sobre as maravilhas que a babosa pode nos proporcionar.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *