É muito difícil encontrar alguém que não goste de banana e isso considerando todas as classes sociais. São frutas deliciosas e super nutritivas, além de baratas. A banana tem origem Asiática e seus primeiros relatos datam de cerca de 600 a.C., em documentos budistas. As bananas fazem parte da dieta humana há milhares de anos. Hoje, eles são a fruta mais popular do mundo. É a fruta mais amada pelos brasileiros. Acredita-se que mais de 100 bilhões de bananas são consumidas em todo o mundo a cada ano.
Presentes Em Todo o Mundo
Alguns horticultores acreditam que as bananas foram as primeiras frutas da terra. Na Indonésia e Filipinas ainda hoje é possível encontrar muitas variedades de bananas selvagens.
Elas começaram a ser comercializados internacionalmente até o final do século XIV. O desenvolvimento de ferrovias e avanços tecnológicos no transporte marítimo refrigerado subsequentemente permitiu que as bananas se tornem as frutas mais comercializadas no mundo.
As bananas são cultivadas em mais de 130 países, e 105 milhões de toneladas de frutas são produzidas a cada ano. Existem mais de 1000 variedades diferentes de bananas crescendo em todo o mundo, subdivididas em 50 grupos.
Porém, destas, apenas cerca da metade são comestíveis, como é o caso do grupo Cavendish, e outras apenas populares em países exóticos.
Algumas variedades, embora atraentes aos olhos, não são comestíveis, geralmente devido ao gosto amargo que apresentam.
Nomenclatura das Bananas
O gênero Musa, o qual as bananas fazem parte, foi criado por Carl Linnaeus em 1753.
Entretanto, a classificação das bananas tem sido uma questão problemática para os taxonomistas. Linnaeus originalmente colocou bananas em duas espécies baseadas apenas em seus usos como alimento: Musa sapientu, para bananas que podem ser consumidas cruas e Musa paradisiaca para bananas que só podem ser consumidas após o cozimento. Entretanto com o passar do tempo, mais nomes de espécies foram adicionados, porque esta classificação original mostrou-se inadequada para o número de variedades que existiam. Era uma classificação que muitos consideravam genérica.
Hoje em dia, taxonomicamente o gênero Musa divide-se em cinco secções: Callimusa, Rhodochlanrys, Australimusa, Ingentimusa e Eumusa. A secção Australimusa contém o grupo de bananas comestíveis e a secção Eumusa contém a maioria dos cultivares (são espécies de plantas que foram melhoradas devido à alteração ou introdução, pelo homem, de uma característica que antes não possuíam) de banana. Essa classificação é feita com base em características morfológicas das plantas, além da contagem do número de cromossomos.
Tipos de Bananas
Como foi dito anteriormente existe cerca de 1000 tipos diferentes de banana, isso torna um pouco complicado citá-las aqui no texto, porque o texto ficaria extremamente extenso. Entretanto, iremos ver aqui as mais conhecidas e consumidas no mundo.
As bananas mais consumidas no mundo são as do grupo Cavendish e por isso também são o grupo mais cultivado. É composto pelas comestíveis, representam cerca de 47% da produção mundial de banana e a grande maioria das bananas que entram no comércio internacional.
Os frutos das bananas Cavendish são comidos crus, usados em panificação, saladas de frutas, bolos, tortas, doces e outras diversas receitas. A pele externa é parcialmente verde quando as bananas são vendidas nos mercados de alimentos e fica amarela quando a fruta amadurece. À medida que amadurece, os amidos se transformam em açúcar, produzindo uma fruta mais doce.
O desenvolvimento delas compreende 7 estágios. Quando atingem seu estágio final (estágio 7), “manchas de açúcar” marrons ou pretas se desenvolvem. Quando ficam super maduras, a pele fica preta e a carne fica mole (nesse ponto já estão impróprias para o consumo). Quanto maior a temperatura, mais rápido as bananas amadurecem.
Em regiões como a América do Norte e a Europa, as frutas Musa são colocadas à venda divididas em “bananas” e ” bananas-da-terra “, com base em seu uso pretendido como alimento, seguindo a mesmo ideia da classificação feita por Linnaeus que foi comentada acima.
As “bananas” são aquelas que podem ser consumidas cruas, por terem um sabor adocicado e de textura agradável. As mais consumidas são: Banana-nanica ou Banana-d’água, Banana-prata, Banana-da-maçã e Banana-ouro. Todas apresentam um gosto bem agradável e com alto valor nutritivo. Todas essas que foram citadas podem ser encontradas no Brasil facilmente e por um preço que cabe no bolso. A banana nanica, apesar do nome dar uma ideia de que ela é pequena, ela não é a menor dentre as bananas. Na verdade, recebe esse nome por conta da árvore que é pequena. A banana prata é uma das mais consumidas do Brasil e a mais duradoura quanto a conservação. A banana maçã tem o “corpo” mais gordinho do que as outras e é uma das mais doces só perdendo para a banana ouro, que é a mais adocicada de todas e é a de menor porte.
As “bananas da terra” também podem ser consumidas, porém precisam ser cozidas antes do consumo. No seu estado natural, têm um gosto amargo e textura não muito interessante para comer. Ela é maior do Brasil, podendo chegar a 26 centímetros de comprimento e pesar até meio quilo, contendo 122 calorias a cada 100 gramas. É rica em vitamina A e C.
A Fruta Mais Consumida do Brasil
A banana é a fruta mais consumida no Brasil e estima-se que por ano os produtores faturarem uma média de R$ 14 bilhões só com a venda delas. Atualmente, São Paulo e Bahia são os estados que mais produzem banana no Brasil sendo responsáveis cada um por 14% da produção nacional. Algo que também ajuda muito em relação ao consumo dos brasileiro é que ela é uma fruta que pode ser colhida o ano todo, mas os melhores meses são de julho a setembro.
O que favorece o seu consumo é o sabor agradável e seu valor nutricional. São ricas em potássio, ricas em fibras, contêm vitaminas A, B1, B2 e C, cálcio, fósforo e ferro. São frutas consideradas fortes e, por isso, muito consumidas entre os atletas e pessoas que querem emagrecer e fazer algum tipo de reeducação alimentar.
Além disso, são frutas baratas e encontradas praticamente em todo lugar. Não é difícil ver na rua, principalmente em subúrbio, pequenas bancas vendendo banana ou até carros de mão. É raro encontrar alguém que não goste dessa fruta. Elas são realmente as “queridinhas” do Brasil. Seja qual for a classe social, elas estão presentes na mesa dos brasileiros quase que diariamente.
Um comentário
Pingback: Banana da Terra Propriedades | Mundo Ecologia