O Alecrim ( Rosmarinus officinalis) é um pequeno arbusto perene com folhas aromáticas grossas que é usado principalmente como uma erva culinária valorizada pelo seu rico sabor pungente. O alecrim também tem sido amplamente utilizado como uma erva medicinal por suas propriedades adstringentes , espasmolíticas , anti inflamatórias, expectorantes , carminativas, antirreumáticas , analgésicas , antimicrobianas e hipo tensoras .
O uso da folha de alecrim para tratar dispepsia , hipertensão arterial e reumatismo foi aprovado por várias associações médicas ao redor do mundo. Outros efeitos farmacológicos atribuídos ao alecrim incluem atividades antimutagênica, anticancerígena, hepatoprotetora e antioxidante.
Historicamente, o alecrim era uma planta de Natal comum usada para criar coroas de flores e outras decorações aromáticas de feriado. Recentemente, o uso de alecrim para decorações de Natal sofreu um renascimento, porque muitas pessoas escolhem temas tradicionais ou “antiquados” para as suas decorações de férias, aumentando assim a oportunidade para animais de estimação em ambientes fechados ficarem expostos à planta.
O Alecrim é nativo da região do Mediterrâneo, e cultivado em vários países europeus e nos EUA. Tem folhas lineares verdes na superfície superior, com numerosos pelos ramificados tornando a sua superfície inferior esbranquiçada. As flores de um azul pálido, raramente rosa ou branco, são carregadas em verticiladores produzidos nas axilas das folhas.
As folhas de alecrim secas são aromáticas e produzem um leve odor de cânfora quando esmagadas. Eles são usados para dar sabor a saladas, pratos de legumes, sopas, pratos de carne, salsichas e molhos. O óleo de alecrim, amplamente empregado em produtos cosméticos, às vezes substitui as folhas secas no aroma dos produtos alimentícios.
Existem numerosas cultivares . O alecrim usado na preparação de extratos antioxidantes é originário de países onde cresce em estado selvagem (por exemplo, Marrocos) uma variedade mais rude do conhecido alecrim e por se tratar de uma região muito seca e pedregosa, esse chamado alecrim selvagem possui folhas mais rugosas e espinhos, como também alecrim produzidos com cuidados agrícolas quando são cultivado intencionalmente (por exemplo, Estados Unidos, França, Espanha, Romênia).
As folhas do Alecrim silvestre são geralmente secadas ao ar na sombra após a coleta, comercialmente são desidratadas mecanicamente em secadores aquecidos .
Produtores dos EUA que produzem extratos antioxidantes selecionam cultivares de alecrim que são resistentes à geada e que expressam altas concentrações dos compostos antioxidantes fenólicos de interesse. Criação seletiva em alecrim para maior conteúdo fenólico é difícil, portanto, os produtores tiveram que selecionar e se contentar com as melhores cultivares disponíveis para o seu propósito.
Mesmo assim, o alecrim “antioxidante”, cultivado comercialmente, geralmente possui níveis mais altos de compostos fenólicos importantes do que o cultivado na natureza. O alecrim cultivado é cultivado a partir de mudas transplantadas, o que torna a agricultura um pouco intensiva em capital em comparação com as operações em que a semeadura direta é uma opção. O alecrim pode ser colhido três a quatro vezes por ano, e os alperces permanecem produtivos por 5 a 7 anos.
Nos Estados Unidos, a falta de herbicidas marcados, o potencial de danos causados pelo gelo e o risco de propagação de doenças catastróficas em uma população monoclonal são todas as circunstâncias que complicam o cultivo de alecrim.
Tipos de Alecrim e Variedades com Nome, Características e Fotos
Variedade “Tuscan Blue”
Apresenta um arbusto vertical e aromático, de cerca de 1,80 cm. de altura com folhas cor de azeitona e flores tubulares azuis escuras.
Variedade “Majorca Pink”
Apresenta flores rosa alfazema. Este tipo de alecrim porta folhas esverdeada, e a planta cresce para fora criando um vazio no centro da planta.
Variedade “Blue Spire”
Outra das variedades de alecrim, também tem uma flor mais azul, e cresce verticalmente até cerca de 1,80 mt. de altura.
Variedade “Albus”
Apresenta um arbusto de apenas 90 centímetros, este tipo de alecrim tem um formato redondo e flores brancas.
Variedade “Ken Taylor”
Esta variedade apresenta flores azul alfazema claro e as folhas são verdes escuras. Esta arbusto tem um crescimento semi-vertical de até 90 cm. e é usada para cobrir o chão.
Variedade “Collindwood Ingram”
Esta variedade semi vertical exibe exuberantes flores azuis escuras . O arbusto cresce até 1,5 mts. e espalha-se por uma extensão de 1,80 mts. Os ramos principais começam a crescer na vertical conforme se expandem.
Variedade “Prostratus”
Apresenta-se como uma erva rastejante, tem folhas esverdeadas e flores azuis mais claras. Cresce até 60 cm. de altura.
Variedade “Huntington Carpet”
É uma variedade rasteira com ramos grandes e arqueados, flores azuis claras e crescem até 90 cm. de altura.
Variedade “Corsican Prostrate”
Variedade rasteira de alecrim, também cresce com ramos arqueados, tem flores de cor escura e folhas únicas de um azul prateado.
Alecrim – Valor Comercial
As folhas, topos de flores e galhos produzem um óleo essencial e óleo resina valorizada na medicina tradicional , moderna medicina e aroma terapia, bem como nas indústrias de perfumes e aromas. O Alecrim também tem usos culinários. As folhas, galhos, produtos de valor agregado e extrato vegetal inteiro também são valorizados como alimento funcional (antioxidante) e nutracêutico botânico.
O Alecrim também é creditado com propriedades repelentes de insetos e é usada em guarda-roupas para proteger roupas. Sua propriedade repelente também é usado como inseticida funcional em pomares , como um pesticida ecológico, etc. O alecrim é tolerante a poda e modelagem, tornando-o adequado para topiaria, e é uma valiosa planta interna em vaso ornamental.
Alecrim – Mitos
Existem muitos mitos e folclores associados ao alecrim. Acredita-se que colocar ramos de alecrim embaixo do travesseiro afastaria os maus espíritos e pesadelos enquanto a pessoa dorme e que o aroma de alecrim manteria a velhice afastada. Durante a Idade Média, acreditava-se que a queima de folhas e gravetos de alecrim afugentaria os maus espíritos e desinfectaria os arredores.
É verdade que o óleo essencial e os taninos presentes no alecrim produzem uma fumaça aromática de propriedades purificadoras. No entanto, a lógica científica de certos outros costumes e mitos que cercam o alecrim ainda tem que ser desvendada. Por exemplo, na Hungria, ornamentos feitos de alecrim já foram usados como símbolo de amor, intimidade e fidelidade de um casal.
Outra crença associada ao alecrim é que, se o alecrim prospera em hortas caseiras , a mulher governa a casa! Acredita-se que a presença de alecrim no corpo aumenta a clareza da mente e da memória, semelhante à crença em torno da bandeira doce ( Acorus calamus ) na Índia. Em certas crenças, o alecrim representa os signos do sol e do fogo.
Olá Srs(as).;
Gostaria de saber qual a diferença de usar o alecrim comum do alecrim do campo (qual o melhor?).
Muito obrigado,
Olá Cristiano;
A diferença entre usar o alecrim comum e o do campo é que quando você usa o alecrim comum você está usando o comum , quando você usa o alecrim do campo, você estará usando o alecrim do campo.
Olá, gostaria de saber sobre o alecrim do campo, mais conhecido como “Vassourinha”. Também gostaria de saber como conseguir sementes de variedades como essas descrita no artigo. Parabéns ficou muito interessante!
qual o alecrim que tem cheiro de limão?