A planta trepadeira capuchinha é cientificamente conhecida como tropaeolum majus, que significa ‘um troféu maior’ e pertence à família tropeolaceae. Sua origem é americana, da região dos Andes. Foi introduzido na Europa pelos jesuítas no século 16.Descrição da planta capuchinha
É uma planta anual, ou seja, morre todos os anos, se não tiver os devidos cuidados. Existem muitas variedades, com cores diferentes, variando de vermelho a amarelo. A capuchinha é uma trepadeira rasteira como abóbora. Sua flor contém 5 pétalas na corola e 5 sépalas no cálice.
A capuchinha requer luz solar direta, o excesso de sombra inibe sua floração. Adapta-se bem a todos os tipos de solos, resistindo bem à seca, embora sempre prefira solos úmidos, bem drenados e férteis. Se usarmos fertilizantes, é recomendável que sejam ricos em fósforo e pobres em nitrogênio.
Seu crescimento é rápido e, em algumas partes, é considerado uma erva daninha, porque se espalha e impede o crescimento de outras ervas. Devemos semear deixando espaço para que se espalhe. Reproduz-se facilmente com sementes na primavera ou no outono. Na primavera, em climas mais frios.
Podemos coletar suas sementes (que são primeiro verdes), aguardando até o final do processo de floração, quando as pétalas caem. Ela germinará em 2 ou 3 semanas com temperaturas acima de 15 graus, além de se espalhar facilmente. É uma planta de climas temperados e não aguenta bem o frio, a geada não deve ser muito intensa.
O período de floração é muito amplo, da primavera ao início do outono. As sementes para consumo devem ser colhidas antes de amadurecerem, antes de as pétalas caírem, porque, caso contrário, endurecem e não são tão agradáveis ao gosto. Mas elas contêm alguns componentes tóxicos.
Capuchinha: Composição, Propriedades, Utilizações e Contra Indicações
A planta inteira é usada, exceto suas raízes. Embora a variedade tropaeolum tuberosum possua tubérculos do tamanho de uma noz pequena, eles geralmente são consumidos na América do Sul. A planta é rica em vitamina C (principalmente nas folhas), niacina, riboflavina e tiamina.
O esporão de capuchinha em suas flores contém flavonoides (como a luteína) e carotenoides. Além disso, outros flavonoides, como a isoquercitrina, são responsáveis por seu efeito diurético e hipotensor. O ácido oxálico, em suas folhas e brotos, é responsável por sua ação inseticida.
Contém glucosinatos protetores, como o heterosídeo sulfurado, responsável pelo sabor picante e pelas propriedades cardiotônicas e antioxidantes. Este composto libera isotiocinato de benzila, cuja ação balsâmica, antibiótica, expectorante e antitumoral é conhecida. As sementes contêm trierucina, que é uma substância tóxica que afeta o coração.
É uma planta antibiótica, anti-séptica, diurética, vulnerável, expectorante, antitussígena e antiespasmódica. É considerado um antibiótico natural, pois retarda a ação de fungos e bactérias. A ccapuchinha é diurética, combate infecções urinárias, impede a retenção de líquidos e ajuda a eliminá-las.
Também possui compostos que são muito eficazes na remoção de gordura. Por esses dois motivos, é indicado nas dietas de emagrecimento. A capuchinha possui quantidades significativas de antioxidantes, como vitamina C e beta-carotenos (precursores da vitamina A). Isso confere qualidades indicadas em problemas cardíacos e prevenção de câncer.
É vasodilatador e cardiotônico e estimula a circulação sanguínea periférica, sendo também considerado afrodisíaco. Pode baixar a pressão arterial, por isso é recomendado em casos de hipertensão. A capuchinha é um expectorante natural, isto é, elimina o muco. Também é antitussígeno, o que o torna útil na gripe catarral e na bronquite.
Estimula a produção de apetite e suco gástrico. A capuchinha pode ser usada para desinfetar e desinflar feridas, cortes superficiais e também acne. É utilizado para esse fim há muito tempo, em muitas partes da América do Sul. Também é usado loucamente para aliviar dores musculares e eliminar fungos, em condições como o pé de atleta.
É bom para a visão e reduz o colesterol. É popularmente considerada uma planta que limpa o sangue. A planta trepadeira capuchinha é um bom antiespasmódico, indicado para pessoas que sofrem de crises epilépticas. Uso ornamental, em jardins e varandas, devido à beleza de suas flores, que são muito decorativas.
Suas folhas e caules são usados como condimento nas saladas, uma pequena quantidade é suficiente para provar seu sabor intenso. Também pode ser tomado como suco ou infusões. Suas flores e folhas têm um sabor picante semelhante à rúcula ou agrião, sendo o sabor de suas flores mais suave.
Além de sua cor, adorna saladas, pizzas e massas, algo semelhante ao que a calêndula faz. É uma planta anti-pragas, atrai pulgões, percevejos, lagartas e mosca-branca, para longe de outras plantas. Geralmente é plantada entre vegetais como batatas, feijão, tomate, pepino, abobrinha, melão, alface e sob árvores frutíferas.
É repelente de lesmas, caracóis, formigas e também dizem de roedores. Também atrai abelhas e outros polinizadores, por isso é muito interessante colocá-lo em nossos pomares. A capuchinha também é usado para tentar aliviar a perda de cabelo. O uso continuado não é recomendado, verifique com seu médico antes de tomar esta ou qualquer outra planta.
Seu uso não é recomendado em pessoas que sofrem de úlceras gastrointestinais, distúrbios renais, psoríase e hipotireoidismo. Em pessoas sensíveis, pode causar dermatite de contato e se for consumida azia ou dor de estômago. Seu consumo não é recomendado para crianças pequenas, gestantes ou mulheres que amamentam, na ausência de estudos que garantam seus danos ao feto.
Tintura de Capuchinha: Como Preparar? Funciona Mesmo?
Atenção: É melhor usar a planta fresca, pois caso contrário ela perde parte de suas propriedades. Também devemos ter em mente que a vitamina C estraga com o calor.
Como fazer a infusão de capuchinha: a infusão de capuchinha é útil em resfriados, gripes, bronquites, cistites e infecções do trato genital.
Tomamos uma ou duas colheres de chá de folhas frescas picadas para cada xícara de água fervente. Deixe repousar 10 ou 15 minutos, filtre e esta pronta. Você pode beber até 3 xícaras por dia.
Massagem capilar com capuchinha para perda de cabelo: usamos uma mistura igual de capuchinhas, urtigas e casca de carvalho. Introduzimos na água e levamos à fervura. Filtramos e com o líquido resultante massageamos o couro cabeludo.
Como fazer cataplasma de capuchinha: emplastros de capuchinha são usados ??para aliviar dores musculares e cicatrização de feridas.
Como fazer suco de capuchinha: para fazer suco de capuchinha, a planta é esmagada ou liquefeita. Suco de capuchinha é comumente aplicado nas pernas e mãos para promover a circulação. Também é usado em feridas para promover a cura.
Como fazer tintura de capuchinha: a tintura de capuchinha é usada em casos de resfriados, gripes, bronquites e cistites.
Enchemos um recipiente hermético com 100 gr de flores e folhas frescas e picadas. Cubra com álcool de pelo menos 30º e adicione 2 cm de rabanete. Deixe descansar por 2 semanas. Em seguida, é filtrado e colocado em um recipiente apertado e escuro. 20 gotas de tintura de capuchina diluídas em outro líquido são tomadas até 3 vezes ao dia.
Sementes de capuchinha em conserva: as sementes são preparadas em vinagre como dente de leão. No passado, eles eram secos e usados como pimenta, mas não é recomendado devido à sua toxicidade.