Hoje vamos falar sobre os tucanos, esses animais lindos e coloridos que encantam todo mundo. Para você que é fã do mundo animal o post de hoje é recheado de informações super bacanas que podem te surpreender. Por isso fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.
Conhecido cientificamente como Ramphastidae, na verdade tucano é o nome que identifica as aves super coloridas e que possuem aquele longo bico. Pertencem a uma família chamada Ramphastidae, dentro delas são conhecidos cinco gêneros e um número maior que quarenta espécies. Eles costumam viver em florestas úmidas na América do Sul e na América Central.
Tem Tucano no Brasil?
A resposta é sim! E existem muitas espécies de tucanos lindos por aqui, hoje vamos conhecer alguns deles.
Araçari-Letrado
Conhecido cientificamente como Pteroglossus inscriptus.
Essa espécie mede cerca de 33 cm de comprimento, costuma habitar o topo de árvores bem altas em florestas onde não ocorrem inundações. Podem viver também em florestas próximas de rios, florestas que acompanham rios, florestas regeneradas e clarões. O tucano macho dessa espécie tem a sua garganta, o seu pescoço e a sua cabeça na cor preta bem brilhante, já nas fêmeas essas partes são castanhas. Pode ser chamado também de Tucano Araçari-miudinho de Bico Riscado.
Araçari-mulato
Conhecido cientificamente como Pteroglossus beauharnaesii.
Essa espécie de tucano mede cerca de 42 cm de comprimento, eleito um dos mais bonitos de sua família. Ele costuma habitar no topo de árvores de florestas onde não acontecem inundações, também matas de galeria. Eles não gostam de ficar sozinhos, por isso são sempre encontrados em grupos ou em duplas. Aqui no nosso país eles são vistos na Amazônia, no Amazonas e no MT.
Tucano araçari-de-bico-pintalgado
Conhecido cientificamente como Selenidera maculirostris.
Esse tucano mede cerca de 33 cm de comprimento. Ele habita o topo das árvores de floresta ombrófila. Essa espécie come basicamente alguns frutos, por exemplo da árvore-da-preguiça e jerivá. Depois de comer, eles expele os caroços, com isso ele acaba distribuindo essas sementes por aquela região, isso favorece na recuperação daquela floresta. Eles costumam fazer o seu ninho dentro de buracos de árvores, são colocados lá cerca de 2 a 4 ovos. Esses ovos são chocados tanto pela fêmea, como também com ajuda do macho, por um período de 18 dias. É comum que grupos dessa espécie durmam dentro da mesma abertura de árvores. A fêmea possui o peito, a garganta e a cabeça na cor castanha, já o macho tem a coloração dessas partes na cor preta.
Tucano araçari-branco
Conhecido cientificamente como Baillonius bailloni.
Essa espécie mede cerca de 35 cm de comprimento. Ele habita o topo de árvores de florestas. São encontrados em pequenos grupos, com em média seis animais. Eles comem frutos como por exemplo palmito, comem também filhotes de outras aves, ovos e insetos. Eles também formam ninhos dentro de buracos de árvores, depositando ali cerca de 2 a 4 ovos.
Essa espécie é menor do que as outras aqui apresentadas, ele apresenta a pelagem das costas na cor verde, a parte de onde sai sua cauda é vermelha, possui a parte inferior na cor amarela vibrante. Seu longo bico tem algumas cores, a ponta é na cor verde, algumas partes em um discreto azul, na parte de cima uma parte vermelha intensa.
Tucano Araçari-de-bico-branco
Conhecido cientificamente como Pteroglossus aracari.
Esse tucano mede cerca de 43 cm de comprimento. Ele é encontrado na Amazônia, são vistos em grupos comumente composto por 10 animais ou mais. Eles costumam voar em fila um atrás do outro e são vistos em clarões dentro da floresta. Costumam fazer ninhos dentro de buracos de árvores, geralmente a uma altura de 7 metros. Infelizmente esse animal é considerado extinto em diversos lugares.
Tucano-pacova
Conhecido cientificamente como Ramphastos vitellinus.
Esse animal mede algo em torno de 46 cm de comprimento. Ele possui uma plumagem de coloração toda negra, a garganta dele possui uma coloração alaranjada viva, o seu peito é bem vermelho, a região em volta do ânus é da mesma cor. Ele tem asas curtas, elas tem um formato mais arredondado, assim como o seu bico, a sua cauda também é longa. Possui pés e pernas bem fortes e com uma coloração azul, suas unhas formam garras bem resistentes. Em volta dos seus olhos a cor é vermelha, seu longo bico é amarelo na base e preto na extensão. As fêmeas são mais leves e têm o bico mais curto. Habitam floresta pluvial, florestas primárias e florestas regeneradas.
Eles vivem em bando para se proteger, e vivem em árvores. Os grupos que formam costumam ser pequenos, embora possam variar. Eles dormem junto com o grupo e escondem o bico em meio a plumagem e protegem a cabeça com a sua cauda. Eles são excelentes disseminadores de sementes nas florestas. Eles são muito habilidosos para voar e para saltar, voam lentamente .
A alimentação é variada, a maior parte é de frutos, mas também podem comer alguns pequenos animais, ovos e sementes.
Essa espécie também coloca seus ovos em um ninho dentro de aberturas de árvores, lá são colocados entre 2 a 4 ovos. A tarefa de chocar os ovos é da fêmea, e esse processo leva cerca de 18 dias. A tarefa do macho é alimentar a fêmea nesses dias. Depois que nascem permanecem ali cerca de 40 a 50 dias, eles vêm ao mundo completamente sem penas. Nesse período a responsabilidade de prover alimentos é dos mais, depois do período eles já podem sair sozinhos dali.
Essas são algumas espécies, existem ainda um número grande de tucanos que habitam terras brasileiras como o Tucano Toco, o Tucano-Grande-de-Papo-Branco e o Tucano-de-Bico-Verde.
Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Conta aqui em baixo para gente qual deles você gostou mais. Até a próxima.