As varizes podem surgir como resultado do processo natural do envelhecimento, gravidez ou permanecer sentado por muito tempo. Eles também tendem a ocorrer em virtude de herança genética. Juntamente com os tratamentos médicos, uma pessoa pode tentar remédios caseiros para varizes, incluindo óleos essenciais.
Ulcera Varicosa – O Que É?
As veias são responsáveis pela devolução de sangue que não possui oxigênio de volta ao coração. Periodicamente, existem pequenas válvulas nas veias para impedir que o sangue flua para trás. No entanto, se essas válvulas enfraquecerem ou forem danificadas, o sangue pode fluir para trás e se acumular. O resultado pode ser varizes.
As varizes são veias maiores que o normal, que geralmente aparecem nas pernas. São veias levantadas e muitas vezes torcidas que podem ser azuis, vermelhas ou cor de carne. Às vezes, essas veias podem doer, inchar ou coçar.
As varizes costumam aparecer nas pernas porque as veias das pernas estão sob a maior pressão para devolver o sangue ao coração. Agudas ou crônicas, as feridas podem comprometer o bem-estar, a auto-imagem, a capacidade de trabalho e a independência de um indivíduo.
Tratamento das Varizes
Essas implicações financeiras, sociais e físicas sugerem que um bom gerenciamento de feridas é necessário não apenas para o indivíduo, mas também para a comunidade. Embora o gerenciamento adequado de feridas por profissionais de saúde qualificados seja parte integrante do sucesso do tratamento, a escolha e a especificação do curativo são igualmente importantes.
Os agentes de cicatrização devem seguir determinadas especificações. Foi sugerido que esses agentes facilitem a granulação e a formação de colágeno; promover imunidade normal; debride a lama da ferida e o tecido necrótico; minimizar a colonização microbiana; aliviar a dor; e facilitar a angiogênese e a perfusão tecidual.
Do ponto de vista clínico, um curativo ideal para feridas também deve ser econômico, produzir um desconforto mínimo para o paciente e ser facilmente aplicado e removido. No entanto, poucos curativos atendem a todos esses critérios, embora muitas terapias do campo da medicina complementar e alternativa, particularmente extratos de plantas, se aproximem de um agente ideal para curar feridas.
Soluções Caseiras Contra Varizes
Existem vários estudos que sugerem que os óleos essenciais, como videira, lavanda ou yarrow, podem reduzir ou encolher a aparência de varizes ou veias da aranha. No entanto, são necessárias mais pesquisas nessa área.
Alguns agentes considerados ideais para controlar os ferimentos causados pelas úlceras varicosas e promover a necessária cicatrização incluem aloé, Calêndula, Gotu kola, Echinacea, Erva de São João e Confrei. Dessas plantas, as evidências tradicionais e laboratoriais apontam a Calêndula como o extrato de cicatrização de feridas mais favorável até o momento.
Spray de Calêndula Para Úlcera Varicosa Funciona Mesmo?
Calendula officinalis, ou calêndula, é uma planta de jardim comum pertencente à família Compositae. Nativa do sul da Europa, a calêndula cresce até 60 cm de altura e produz grandes flores amarelas ou alaranjadas.
As flores são a parte da erva usada medicinalmente, na forma de infusões, tinturas, extratos líquidos, cremes ou pomadas ou em um dos vários produtos para a pele e cabelo disponíveis sem receita em todo o mundo.
Indicações
Durante séculos, as flores de calêndula foram usadas para tratar uma série de condições clínicas, especificamente o tratamento de doenças dermatológicas. Embora os muitos constituintes químicos presentes na Calêndula e as inúmeras ações da planta sugiram que a Calêndula possa ser eficaz no tratamento de inúmeras queixas, atualmente não há evidências clínicas suficientes para apoiar o uso da calêndula em outras condições que não lesões cutâneas .
Composição
Os efeitos clínicos da calêndula são atribuídos a vários constituintes químicos (Tabela 3). Os principais compostos da calêndula são os triterpenoides, que são reivindicados como os componentes anti-inflamatórios mais importantes dentro da planta, particularmente faradiol e monoéster de faradiol, respectivamente, os quais exercem um efeito dependente da dose comparável à indometacina.
Outros constituintes identificados na calêndula, como saponinas, micronutrientes, flavonoides e polissacarídeos, também podem ser responsáveis pelo efeito antiematoso, anti-inflamatório, antioxidante e cicatrizante da planta.
Além dos efeitos mencionados acima, os polissacarídeos presentes nas flores de Calêndula também demonstram forte bio adesão nas membranas bucais dos porcinos in vitro, quando comparados ao Dextran e a outros extratos vegetais.
Esse efeito bioadesivo ou mucilaginoso pode não apenas ajudar a diminuir a inflamação local, protegendo os tecidos dos irritantes, mas também facilitar a hidratação dos tecidos.
No entanto, não está claro se esse efeito seria evidente clinicamente usando um extrato de planta padrão ou quando outros fatores fisiológicos são levados em consideração, como exsudação de ferida, salivação e interação celular.
Apesar da aplicação potencial do cravo-de-defunto no tratamento convencional de feridas, não houve uma revisão sistemática da literatura recente para avaliar a eficácia clínica do Calêndula. Assim, é necessário abordar essa lacuna na literatura, a fim de fornecer aos profissionais de saúde as melhores evidências disponíveis sobre o uso de Calêndula no tratamento de feridas.
Efeitos do Uso
A flor de calêndula é usada para prevenir espasmos musculares, iniciar períodos menstruais e reduzir a febre. Também é usado no tratamento de dores de garganta e boca, cólicas menstruais, câncer e úlceras estomacais e duodenais. A calêndula também tem sido usada para sarampo, varíola e icterícia.
A calêndula é aplicada à pele para reduzir a dor e o inchaço (inflamação) e para tratar feridas mal cicatrizadas e úlceras nas pernas. Também é aplicado à pele (usada topicamente) para hemorragias nasais, varizes, hemorroidas, inflamação do reto (proctite), infecção no ouvido, doença gengival, lábios descamados (queilite esfoliativa), assaduras, assaduras, infecção vaginal por leveduras e inflamação de o revestimento da pálpebra (conjuntivite). O óleo essencial de calêndula tem sido usado como repelente de insetos. Pensa-se que os produtos químicos da calêndula ajudam a crescer novo tecido nas feridas e diminuem o inchaço na boca e na garganta.
Calêndula
Calêndula officinalis pode ser uma das flores anuais favoritas para enfeitar seu jardim, assim como provavelmente poderia ser qualquer uma das muitas flores – que aprendemos a amar! – mas a calêndula definitivamente merece estar entre as cinco principais. É linda, fácil de cultivar, tem uma longa estação de floração e é super fácil de guardar sementes.