O sapatinho de judia é uma planta que possui nome científico de Thunbergia mysorensis e que pertence à família Acanthaceae. É uma trepadeira que se adapta muito bem em pérgolas e pórticos, garantindo um visual incrível para os seus espaços. Possui origem na Índia e tem ciclo de vida perene. Confira um pouco mais sobre as curiosidades e fatos interessantes sobre a sapatinho de judia. Vamos acompanhar?
A sapatinho de judia é uma planta que se desenvolve muito bem nos climas tropicais. Elas podem ser cultivadas em sol pleno ou em meia sombra. Além disso, suas florescências são intensas e ficam dispostas na posição pendente garantindo muita beleza e cor para o seu jardim.
As flores podem aparecer nas cores: amarela, marrom e vermelho escuro. As folhas também são bem exuberantes e podem ser utilizadas para incrementar os arranjos. A melhor forma de dispor a flor sapatinho de judia é colocá-la em caramanchões, pérgola e pórticos. Assim, elas podem crescer e suas flores ficam sempre evidenciadas e encantando todos os espaços em que elas se encontram. Elas são lindas, não é mesmo?
São plantas que costumam atrair o beija-flor. Portanto, além da beleza da planta, você ainda poderá encontrar esse belo visitante. Incrível, não é?
Como Cultivar a Sapatinho de Judia
A planta exige o cultivo em sol intenso ou no máximo em meia sombra. Procure enriquecer o solo com muito adubo e pratique regas regulares. Elas costumam não tolerar climas frios e acabam não resistindo com as temperaturas baixas e as geadas.
Com relação à multiplicação, a forma mais indicada é a estarquia. As flores aparecem com mais frequência nas estações da primavera e do verão, embora ainda seja possível encontrá-las floridas durante o inverno.
Podem ficar muito bem em espaços mais amplos, mas podem ser tranquilamente cultivadas em vasos. O mais importante é separar um espaço que tenha acesso ao sol e um vaso com espaço suficiente para o desenvolvimento da planta.
Logo após o aparecimento das flores é importante realizar uma poda retirando as partes doentes e secas para evitar que a planta acabe gastando energia com áreas que não estão mais produzindo. A terra ideal é formada por uma mistura de substrato e areia. Sem esquecer de uma drenagem que funcione corretamente, combinado? Afinal, você não vai querer que as raízes da sua sapatinho de judia apodreçam, não é mesmo?
Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Sapatinho de Judia
Confira algumas informações interessantes sobre essa espécie:
- O nome da planta é devido à semelhança de suas flores com um pequeno sapato.
- A planta teve origem no continente asiático, mais precisamente na Índia.
- As lindas flores formam cachos muito exuberantes que costumam atrair o beija-flor. As florescências crescem de forma pendente e podem ser perfeitas para preencher pórticos e caramanchões.
- A planta deve ser regada sempre que estiver com o solo seco. Evite exagerar na água, pois o excesso pode fazer o vegetal ficar enfraquecido e morrer.
- Caso você esteja com dúvida com relação ao adubo que você deve usar na flor sapatinho de judia, escolha sempre aqueles que possuam micro e macro nutrientes. É só observar a embalagem para não ter erro! Dessa forma, procure não utilizar os adubos NPK, já que eles possuem somente macro nutrientes.
- A melhor forma de multiplicação da trepadeira é por meio de pequenas mudas. Faça a multiplicação por estaquia e distribua para que os seus amigos e sua família também tenham essa linda planta em casa.
Outras Informações Sobre a Espécie
A planta sapatinho de judia pode chegar a medir quase seis metros e pode ser usada com muita frequência no paisagismo, já que possui um crescimento em forma de trepadeira. Os cachos de flores podem formar lindas composições em pérgola e demais suportes.
Um fato muito interessante sobre essa planta é que suas florações são intensas e demoram muito tempo. Para fazer com que as flores durem mais tempo, cultive a planta sapatinho de judia em sol pleno. O crescimento do vegetal também pode ser ainda mais intenso quando o vegetal se encontra exposto aos raios solares intensos.
Procure fazer a poda da planta sapatinho de judia no mês de maio e retire cuidadosamente os galhos que surgem debaixo da região enxertada. A planta pode garantir uma sombra muito gostosa e é ideal para os jardins, proporcionando um ambiente ideal para convívio da família e abrigando brincadeiras com as crianças e com os animais de estimação.
Sabe aquela planta que não passa despercebida? É assim que podemos definir a sapatinho de judia! Charme, beleza e cores não irão faltar na sua casa. Ela é uma aposta para quem não gosta das plantas mais tradicionais e ama flores com características mais exóticas.
Ficha Técnica da Sapatinho de Judia
- Planta trepadeira que possui o nome científico de Thunbergia mysorensis.
- Gosta de sol pleno e precisa de um solo adubado e úmido para um bom desenvolvimento.
- São perfeitas para caramanchões, pois suas flores crescem em forma de cachos pendentes. Possuem florescência muito coloridas e exóticas, lembrando um pequeno sapato.
- Teve origem na Índia, mas pode se adaptar ao clima de praticamente todas as regiões brasileiras. Entretanto, não suportam temperaturas baixas e geadas. Portanto, se você mora em regiões em que as temperaturas costumam baixar muito no inverno, repense o plantio da sapatinho de judia.
- Atrai muitos beija-flores por conta do seu abundante néctar.
- Com alguns cuidados podem ser plantadas em vasos e cultivadas em varandas. Atente apenas para a quantidade de sol que a planta precisa para o desenvolvimento pleno.
Você já conhecia a sapatinho de judia? Que tal nos enviar um comentário nos contanto o que achou dessa planta. Caso tenha ficado alguma dúvida ou se você quiser deixar alguma sugestão de conteúdo que gostaria de encontrar aqui no Mundo Ecologia é só nos enviar uma mensagem. Não esqueça de compartilhar esse artigo com os seus amigos que são apaixonados por plantas, jardins e espécies exóticas, ok?
Não deixe de acompanhar nossas atualizações com os melhores conteúdos sobre plantas, animais e natureza. Até mais!
Bom dia!!
Gostaria de saber porque as folhas da sapatinho de judia ficam verde claro/acinzentada.
Vi várias matérias falando que o cultivo é super fácil, mas já tive algumas mudas e nenhuma chegou a ficar belíssima, chega a dar flor, mas não cresce o suficiente para cobrir o gazebo.
Obrigada,