A Sálvia bicolor (nome científico Sálvia leucantha) é uma planta que cresce em forma de arbusto e pertence à família das Lamiaceae. Com origem no México, a planta adora um clima tropical para se desenvolver. Elas apresentam diversos ramos bem longos e que podem chegar a medir quase um metro de altura. Convido você a continuar acompanhando nosso artigo para conhecer mais sobre a Sálvia Leucantha. Vamos lá?
Com flores brancas e caule roxo, a planta apresenta aspecto aveludado e lembra pequenas espigas. Elas também podem aparecer na cor roxa, e daí, vem o seu nome de sálvia bicolor. Costumam surgir na primavera e no verão sempre atraindo uma grande quantidade de insetos e aves. Os mais frequentes são o beija-flor e da borboleta.
Garantem um visual incrível para os jardins em que se encontram devido ao colorido vibrante que as suas flores possuem. Mesmo que a indicação seja o cultivo em canteiros e jardins mais amplos, a sálvia bicolor pode se adaptar em jardineiras e vasos.
Suas flores são amplamente utilizadas no paisagismo para a produção de arranjos, tanto com flores frescas, quanto com as secas. A sálvia aprecia clima subtropical, oceânico e mediterrâneo e ,portanto, pode sobreviver mesmo nas temperaturas mais baixas.
Cuidados no Cultivo da Sálvia Leucantha
Ela pode ser cultivada com acesso pleno aos raios solares e pode crescer em diversos tipos de solo. Porém, prefere aqueles solos mais ricos em material orgânico, adubados e com uma boa drenagem. A planta pode ser considerada rústica, mas não dispensa uma boa rega e fertilização a cada trinta dias. No período da floração é aconselhável utilizar adubo líquido. Lembre de seguir as orientações do rótulo do produto.
Para evitar que as raízes queimem, procure regar antes de fazer a fertilização. Outro cuidado muito importante para manter a planta saudável é realizar a poda sempre no fim do verão, para que a planta permaneça jovem. Uma boa técnica é fazer um corte com localização de quinze centímetros acima do solo.
Outras Informações Sobre a Planta
Essa planta é comumente utilizada na medicina popular. Dentre as doenças tratadas com ela podemos citar: problemas nos rins, problemas no estômago, dores nas articulações, hemorragias e resfriados. O seu uso deve ser evitado pelas gestantes, já que as substâncias presentes na planta podem levar ao aborto.
A Salvia leucantha , comumente chamada de sálvia mexicana, é uma planta perene arbustiva perene que é nativa da América Central e do México. Pode chegar a medir geralmente entre dois e três metros de altura em uma única estação de crescimento. A sálvia é conhecida por florescer no final do verão com suas flores bicolores e muito vistosas, formadas por pétalas brancas e cálices roxos em forma de funil.
As flores surgem em espigas densas, arqueadas e terminais (que se estendem acima da folhagem). As flores são atraentes para as borboletas e os beija-flores. As folhas são lineares, em forma de lança e verde-acinzentadas e dispostas em pares nos caules quadrados. A folhagem possui uma textura aveludada, daí o nome comum de sálvia aveludada para esta espécie.
O nome do gênero da Salvia vem da palavra latina salveo que significa “salvar ou curar”, em referência às propriedades medicinais curativas atribuídas à algumas plantas do gênero. De forma geral, essa planta não apresenta problemas frequentes com pragas ou doenças.
Ficha Técnica da Sálvia Leucantha
Preparado para conhecer algumas das principais informações sobre a Salvia leucanta? Vamos lá?
- É uma planta herbácea que pertence à família Lamiaceae. Podem chegar a medir quase um metro de altura e possuem um metro de diâmetro.
- O ambiente ideal para o cultivo de Salvia leucantha é o sol pleno.
- Sua origem é mexicana e a melhor época para realizar a sua propagação é durante a estação do inverno.
- São plantas que adoram os climas frios e que podem suportar temperaturas bem baixas. A melhor forma de propagação é por meio de estarquia.
- Suas folhas são bem cheirosas e possuem formato de lança e algumas rugas. Já as flores aparecem em forma de espiga e podem surgir nas cores branca e roxa.
- Podem ser usadas em grandes canteiros, mas também podem formar maciços e bordaduras. Além disso, o cultivo em vasos também pode ser uma alternativa.
- Atraem muitas borboletas e beija-flores, fazendo do seu jardim um ambiente ainda mais encantador.
- No seu país de origem (México) são amplamente utilizadas para tratar doenças do trato respiratório. Mesmo que não exista comprovação científica, a planta é muito famosa na medicina popular.
- Gostam de sol intenso, mas podem se desenvolver bem em meia sombra. Para isso, precisam receber sol em boa parte do dia. O solo deve ser adubado, bem drenado e necessita de irrigação quando a terra se apresentar seca. Elas podem aguentar um pouco de estiagem, mas apresentam-se mais bonitas quando são regadas regularmente.
- A propagação mais indicada é por estacas, embora também seja possível a propagação por sementes que devem ser plantadas um pouco antes da primavera para a obtenção de resultados melhores.
- O nome sálvia significa saúde e vem do latim. Já leucanta vem de leukos (do grego: branco) e anthos (do grego: flor). Dessa forma, o nome da planta faz alusão às suas belas flores brancas. Já em inglês é chamada de “sage”. Interessante, não é mesmo?
Cultivas flores é uma verdadeira terapia! Que tal iniciar hoje mesmo um jardim na sua casa? A sálvia leucantha é uma planta rústica, que exige poucos cuidados e pode ser uma excelente opção para quem está começando agora no mundo da jardinagem. As mudas podem ser encontradas com muita facilidade em lojas especializadas e as sementes podem ser adquiridas até mesmo pela internet.
Ficou com alguma dúvida sobre a sálvia leucantha e o seu cultivo? É só nos deixar um comentário logo abaixo, ok? Ficamos muito felizes com a sua visita e esperamos te encontrar mais vezes aqui no Mundo Ecologia, ok? Todos os dias trazemos atualizações com os melhores conteúdos e curiosidades sobre as mais diversas espécies de plantas e animais. Não deixe de conferir!
Oi, gostaria de saber como coletar as sementes da planta. Não encontrei essa informação na intermet! Obrigada!!