Um dos alimentos mais consumidos no mundo é o arroz, e ele está junto a outros cereais muito conhecidos, como o trigo e o milho.
Tão velho quanto nós, humanos, o arroz faz parte da nossa história, e de várias culturas ao redor do mundo, além de possuir vários mitos religiosos.
Com uma fama gigantesca, o arroz é utilizado na preparação de vários alimentos, como acompanhamento de outros e também como o alimento central de alguns países, como o Japão.
É muito importante que a gente conheça a história e origem dos alimentos que fazem parte do nosso dia a dia, pois dessa forma, é possível compreender muitas situações e tradições atuais.
Além da importância cultural, o arroz, é um alimento que mais da metade da população mundial consome, o que faz com que ele também tenha uma extrema importância econômica para várias famílias.
No Brasil, especificamente, o arroz é um dos alimentos mais consumidos, comprados e vendidos.
Por isso, hoje você irá conhecer tudo sobre o arroz, quais são suas características, quem trouxe e como ele chegou no Brasil.
Características
O arroz pertence à família chamada Poaceae, que é conhecida por possuir vários tipos de gramíneas, como o capim, a grama e a relva.
Essa família possui oito espécies diferentes de arroz, sendo eles:
- Oryza barthii
- Oryza glaberrima
- Oryza latifolia
- Oryza longistaminata
- Oryza punctata
- Oryza rufipogon
- Oryza sativa
O arroz também é considerado uma gramínea anual, e entre os grupos das plantas, ele se encontra no grupo C-3, ou seja, plantas que se adaptam a um ambiente aquático.
Essa capacidade de se adaptar ao meio aquático é graças a presença de uma substância conhecida como aerênquima, que se encontra no colmo e também nas raízes da planta, e ela age como um facilitador da passagem do oxigênio de ar para a camada conhecida como rizosfera.
Atualmente, o arroz pode ser encontrado em diversas espécies e também variedades, onde essas variedades podem ser descritas como diferenças entre os tamanhos do grãos, cor, altura da planta e também a forma que ele é produzido.
As variedades mais conhecidas do arroz são:
- Arroz vermelho
- Arroz integral
- Arroz jasmine
- Arroz de sushi
- Arroz branco
- Arroz basmati
Todos esses tipos de arroz possuem quase as mesmas características, e também possuem forte adaptação ao meio aquático.
Origem
A história do arroz é muito antiga, e justamente por isso, ela acaba se tornando um pouco difícil de ser comprovada.
No entanto, é aceito pela maioria dos pesquisadores e cientistas, que o arroz teve como origem um rio da China conhecido como Yantzé.
Essa origem data de milhões de anos atrás, em uma época onde o arroz era uma planta totalmente silvestre.
Após mais alguns anos, o arroz começou a ser cultivada na região central da China, e também na região central do Japão.
Após o fim do 3º milênio Chinês, o arroz começou a ser exportado também para locais mais distantes, como a África, Índia, Nepal e para as regiões mais ao oeste do ocidente.
No Brasil, foram encontradas evidências de o arroz também foi domesticado nas terras brasileiras. Há cerca de 4.000 anos atrás, em Monte Castelo, no estado da Rondônia, o arroz começou a ser domesticado.
O arroz possui três fases de desenvolvimento, sendo elas: plântula, vegetativa e a reprodutiva. Cada fase vai durar com relação ao trabalho de cultivar, semear, região e também condições do solo.
O arroz, no geral, é uma planta muito rústica e resistente, e consegue se adaptar a solos muito pobres, como o cerrado brasileiro, e é por isso, também, que o arroz faz tanto sucesso pelo mundo.
Como O Arroz Chegou Ao Brasil
No Brasil, o arroz é fonte de alimento para milhares de pessoas, e também, consequentemente, fonte de renda.
Após muitos anos de popularização e expansão cada vez maior do cultivo do arroz pela Europa, o arroz chegou nas américas provavelmente pelos espanhóis.
O arroz é tão forte no Brasil, que alguns estudos e autores apontam que fomos o primeiro país da América do Sul a começar o cultivo do arroz.
Entre os tupis, o arroz era conhecido como milho d’água, pois comparavam a sua aparência com o milho e sua facilidade com água, e ele já era conhecido dessa forma antes de os portugueses chegarem. O arroz já era colhido há muitos anos atrás nas costas litorais encharcadas de água.
Algumas histórias apontam, inclusive, que quando Pedro Álvares Cabral chegou às terras brasileiras, ele e sua tropa carregavam nas mãos algumas amostras de arroz.
A Bahia foi o primeiro estado brasileiro, em 1587, a começar a ter lavouras de arroz, seguida por Maranhão, Rio de Janeiro, e outros estados.
Durante os séculos XVIII até o século XIX, a cultura e produção do arroz se tornou muito popular no Brasil, e fomos, inclusive, um dos maiores exportadores de arroz no mundo.
Como Cultivar
Primeiro você deve escolher a semente com uma pessoa ou loja de sua confiança, e é bom ter em mente que o arroz pode ter variados tipos de sementes, como: curto, longo, médio, arbório, aromático, entre outros.
Por isso, é muito importante que antes de você começar a cultivar o arroz, seja feita uma pesquisa aprofundada.
Em seguida, é a hora de escolher o local onde o arroz vai ser plantado. Normalmente, o solo precisa ser um pouco argiloso e também ácido.
Próximo ao local do plantio é necessário que água limpa e em abundância possa ser encontrada. E a luz solar deve ser plena e também constante, com uma temperatura média de 21 graus.
A melhor época para o plantio do arroz é durante o outono ou primavera. Isso porque é durante essa época que ocorre bastante chuva.
Durante a manutenção do seu cultivo, é necessário deixar o solo sempre úmido e inundado de água, para que o arroz possa se desenvolver com qualidade.
Por fim, quando eles estivem prontos para serem colhidos, basta cortar os talos das plantas e os deixar desidratarem.
A partir de então, a forma como o arroz será produzido e comercializado ou consumido pode variar muito para que as variedades de arroz possam existir.
E você, já conhecia a origem do arroz no Brasil? Deixe nos comentários o que achou.