Muitas pessoas possuem dúvidas e não vão atrás delas para serem solucionadas. Isso ocorre em diversos setores, mas, a desinformação está principalmente no ramo alimentício. Afinal de contas, quem não conhece alguém que crê até hoje que manga com leite faz mal?
Este é apenas um dos vários exemplos que existem por aí. A falta de informação é impressionante! Porém, é entendível, já que o nosso país é enorme e possui uma cultura muito diferente de região para região.
Pode ser que a dúvida do título te trouxe aqui: Quem tem colesterol alto pode comer abacate? Veja a resposta para essa pergunta e muito mais dados sobre a fruta no decorrer do artigo. Vamos lá?
Quem Tem Colesterol Alto Pode Comer Abacate?
Então, a resposta para essa questão é sim. Você pode comer a fruta normalmente! Quem evita comê-la por ser calórica — já que 110g possui cerca de 200 calorias — deve checar se isso realmente vale à pena. Repense os seus hábitos!
O abacate é uma fruta que contém a chamada gordura insaturada. Isto é, ela reduz o LDL — o famoso colesterol ruim — e, além disso, aumenta os níveis de HDL no corpo, o conhecido colesterol bom.
O abacate ainda é uma fonte muito rica de folato, potássio e vitamina A. Ah, o abacate também é a fruta que possui mais proteína comparada a qualquer outra! Uma porção de 110g possui cerca de 2g desse nutriente. E, para terminar, a quantidade de ferro, magnésio e das vitaminas C, E e B6 são muito úteis ao organismo.
Outros Alimentos com a Mesma Propriedade
Existe a popular dieta do A. São alimentos que começam com essa letra do alfabeto e que, quando ingeridos diariamente, produzem um benefício excelente para o nosso corpo. São eles:
- Azeite de oliva;
- Amendoim;
- Azeitona.
Todos esses 4 (contando com o abacate) possuem ômega 9, que diminuiu o LDL e faz uma redução do colesterol total.
Ainda sobre esses alimentos para diminuir o colesterol, estão eles:
Linhaça: Ela possui praticamente a mesma função do abacate, só que não é válido quando apenas os seus grãos são ingeridos. Para que o organismo faça a digestão corretamente, eles devem ser triturados.
Peixes: Existem algumas espécies de peixes que possuem essa característica em maior grau (como a sardinha, salmão e atum, por exemplo). Entretanto, qualquer peixe já faz a função de diminuir o LDL e o colesterol total.
Rúcula: Essa verdura tem o poder de reduzir os triglicerídeos e o LDL.
Caso você seja uma pessoa que necessita da redução do colesterol em seu sangue, é recomendado que você insira em sua dieta todos os alimentos citados anteriormente! Em pouco tempo, você já verá resultados em sua saúde.
Outro fator importante é que a vitamina E, presente nos alimentos que foram listados, faz bem para a pele. Por este motivo, a sua pele envelhecerá de forma muito mais branda, além de reduzir o risco de lesões durante alguma atividade física que você estiver fazendo.
Uma Pesquisa Interessante
De acordo com o Journal of the American Association, comer um avocado — um tipo de abacate pequeno — todos os dias, junto de uma dieta com ingestão menor de gorduras, pode ajudar a diminuir o colesterol ruim (LDL). Desta maneira, a saúde do seu coração irá agradecer!
Na pesquisa que este jornal fez, 45 adultos com idades entre 21 e 70 anos participaram de um experimento com etapas. Na primeira delas, a dieta que todos fizeram foi com 34% das calorias diárias vinda de gorduras, 16% vinda de proteínas e 51% de carboidratos. Depois disso, os voluntários foram separados de forma aleatória em três grupos diferentes.
Dessa divisão, um grupo fez um programa alimentar sem o avocado e com pouca gordura. Outro ingeriu gordura de forma moderada e não colocou o abacate na dieta. Por fim, o terceiro grupo ingeriu gordura de forma moderada e consumindo o abacate todos os dias.
Nas duas últimas dietas, 34% das calorias diárias eram das gorduras, enquanto no primeiro grupo, onde havia pouca gordura, o percentual era de 17%.
Qual foi a conclusão da pesquisa?
Os voluntários que seguiram a dieta que incluía o abacate tiveram uma redução de LDL bem significativa: 13,5 mg/dL. Esse número é a comparação entre a primeira dieta, que todos seguiram e a segunda, onde os participantes foram divididos em três grupos.
No grupo em que houve uma ingestão moderada de gordura, mas sem o abacate, o número de redução do LDL foi de 8,3mg/dL. Por último, o grupo que tinha pouca gordura em sua dieta viu uma diminuição de 7,4mg/dL.
Os pesquisadores disseram que todos os fatores de riscos devido ao colesterol alto — como doenças cardiovasculares, triglicérides e colesterol total — apresentaram uma melhora significante na dieta que continha o abacate.
Estes mesmos pesquisadores atribuem as vantagens à gordura insaturada do avocado, que, comprovadamente, faz o aumento do colesterol bom (HDL) e diminui o colesterol ruim. As fibras presentes na fruta e o fitoesterois também ajudaram nessa melhora.
Outras Dicas para Diminuir o Colesterol
- Faça o consumo de ômega 3
Este nutriente é um ácido graxo que contém funções anti-inflamatórias. Assim, ele diminui o risco do acúmulo de enzimas de gordura. Assim, o risco do colesterol alto formar placas que inflamam e causam coágulos é menor. E, como já foi dito no decorrer do texto, o ômega 3 tem o poder de reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom dentro do nosso organismo.
Caso queira encontrá-lo, consuma peixes — principalmente sardinha, salmão e atum. Existe um regime chamado dieta do mediterrâneo. Ela é rica em ácido graxo, fazendo com que os níveis de colesterol no sangue diminuam.
- Evite alimentos que contém gordura saturada
Carnes mais gordas — como a picanha — queijo amarelo, presunto, leite integral e manteiga são alguns dos alimentos mais ricos em gordura saturada. De acordo com o coordenador do Centro de Hipertensão do Hospital Oswaldo Cruz, Luiz Bortolotto, este tipo de gordura é o que possui a maior concentração de LDL em sua composição.
Por este motivo, o profissional diz que é mais viável comer versões mais brandas destes alimentos, como o leite desnatado e as carnes brancas.