Essa planta é uma real maravilha dentro do universo dos cactos. De nome cientifico Adenium obesum, muitas pessoas se perguntam quanto tempo demora para crescer a rosa do deserto.
Tal espécie é resistente e bonita ao mesmo tempo. Sendo tão adorável, sua propagação pode ser por meio de estacas ou sementes. Á princípio, pode-se dizer que não é complicado esse cultivo.
Você simplesmente vai precisar de um pouco de informação. No artigo abaixo, será possível encontrar tudo o que precisa. Confira!
Quanto Tempo Demora Para Crescer a Rosa do Deserto?
Propagação Por Meio de Sementes
Um ótimo truque para iniciar seu cultivo de rosas do deserto é usar as sementes bem frescas. A semente fresca dessas plantas tem a taxa germinativa mais alta. Assim, será possível determinar quanto tempo demora para crescer a rosa do deserto com mais precisão.
Você pode comprar as sementes dos revendedores conceituados ou encontrar algum proprietário que trabalhe com plantas adultas. Estas podem proporcionar sementes saudáveis.
Inicie a plantação preparando um vaso que seja uma forma de cultivo bem drenado. Acrescente uma mistura com areia, terra e perlita. Coloque a semente bem no centro de cultivo, somente cobrindo-as com a terra.
Regue pela parte de baixo todos os dias. Já na parte de cima, regue de três em três dias até que a muda apareça. Coloque o vaso em um local que seja bem aquecido.
Agora, quanto tempo demora para crescer a rosa do deserto? A semente, se plantada com essas dicas, deve germinar com aproximadamente sete dias. Mas lembre-se que ela deve ser fresca, do contrário, levará bem mais dias.
Quando a muda aparecer, regue somente por baixo. Em mais ou menos um mês, a muda será grande o suficiente de forma que poderá ser transplantada para outro local permanente.
Caso esteja iniciando o plantio da semente, poderá esperar que a muda floresça nesse mesmo ano. Isso é ótimo, já que a flor é realmente adorável.
Propagação Por Meio de Mudas
A propagação através de sementes é relativamente fácil. Entretanto, a maior parte dos cultivadores obtém mais sucesso se plantar a rosa do deserto por meio de mudas.
Mas quanto tempo demora para crescer a rosa do deserto dessa forma? Calma lá, vamos às preparações primeiramente. Comece fazendo um corte bem na ponta do galho. Permita que o corte seque por aproximadamente um dia, no máximo, dois. Em seguida, molhe o fim da planta, mergulhando-a em hormônios de enraizamento.
Coloque a muda no solo que seja bem drenado, com areia ou perlita, misturada com terra. Faça a rega diariamente, mas de forma que essa água possa escorra para fora. Se possível, use um spray para molhar a rosa do deserto. A muda deve enraizar com cerca de duas até seis semanas.
O Tempo de Florescência da Planta
Poucas plantas podem proporcionar um visual tão bonito e interessante aos jardins, sejam eles de que tamanho que for. A rosa do deserto não é exceção.
Contudo, sem luz solar suficiente durante a estação do crescimento, essa maravilha florescerá sem entusiasmo. Cultive a rosa do deserto em vasos no ar livre no verão e dentro de casa no inverno.
Flores da Estação
Para a rosa do deserto, a estação do crescimento começa com poucas flores no fim do inverno. Em seguida tem nova folhagem e florescimento contínuo no verão e no outono.
As flores de 5 até 7 centímetros de diâmetro florescem em branco, rosa, roxo e vermelho. A rosa do deserto se beneficia do período de dormência na estação fria para permitir que ela descanse e recarregue. Quando dormente, ela para de florescer, deixa cair as folhas, precisando de umidade mínima.
Verão ao Sol
Se você deseja entender quanto tempo demora para crescer a rosa do deserto, entenda primeiramente que ela adora o ar livre. Não a deixe sentir frio. Se as temperaturas baixarem muito, dê um jeito de aquecer o vaso ou colocá-lo para dentro. Ela é muito sensível e pode sofrer danos.
A rosa do deserto precisa de um período mínimo de seis horas – mais é melhor – de luz do sol direta. Se acaso seu vaso estiver dentro de casa, dê preferência para uma posição em cômodos bem iluminados ou varandas ensolaradas.
Quente Mas Não Tanto
Embora a rosa do deserto não tolere o frio, ela pode aguentar o calor. A faixa ideal de temperatura fica entre 25º e 35º C. Mais do que isso também não é interessante para a planta já que ela entra em período de dormência, podendo parar de florescer. Para a floração retornar, aguarde o clima ideal.
Alimento para Flores
Independente de quanto tempo demora para crescer a rosa do deserto, é preciso fertiliza-la. Faça isso com a periodicidade de mais ou menos duas vezes por mês com fertilizante balanceado.
Misture uma 1/2 colher de fertilizante do tipo líquido para 3 litros d’água. Despeje essa mistura de água e fertilizante no solo do vaso, mas tente não molhar suas folhas.
Comece com a fertilização bem no fim do inverno ao notar os primeiros brotos. Regue quando a terra estiver seca, semanalmente, ou até mais, no clima mais quente. Lembre-se de tomar cuidado em não ingerir ou tocar as seivas brancas leitosas que o galho quebrado excreta, porque é tóxico.
Cuide Bem da Espécie no Inverno
Mova o vaso para uma área com pouca luz e pause sua programação de fertilização no fim do outono. Mantenha a rosa do deserto na temperatura citada acima para permitir que o período de dormência natural se inicie. Regue ocasionalmente durante o inverno, mas permita que a terra do vaso seque no meio.
Embora seja recomendável permitir o período de dormência, você pode evitar isso e incentivar a folhagem e as flores durante todo o ano. Para evitar dormência, mantenha a planta em uma área iluminada e continue com o cronograma regular de fertilizantes e regas.
A definição de quanto tempo demora para crescer a rosa do deserto vai depender de como a propagação será feita e dos seus cuidados. Assim, siga todas as devidas instruções.