A soja é uma oleaginosa muito consumida em todo o mundo, mas você sabe quando que é feita a colheita da soja? Confira isso e muito mais a seguir.
A Soja é um dos grãos mais consumidos do Brasil, está presente em rações para aves, bovinos e suínos e também seu consumo vem aumentando na alimentação das pessoas. Inclusive, a soja representa cerca de 49% da área plantada no país, sendo uma oleaginosa bastante cultivada.
A produção de soja pode ser bastante rentável. No Brasil, São Paulo e Paraná tem os maiores produtores do grão, pois oferecem melhor clima para o cultivo e manutenção para garantir colheitas melhores.
Para quem quer saber um pouco mais sobre o grão e quando é feita a colheita da soja, acompanhe esse artigo até o final!
A Produção de Soja: Origem e Cuidados
A soja tem sua origem no continente asiático, mis precisamente na China e Japão. Com o passar dos anos foi levada para a Europa e então para a América. Ela é utilizada tanto para alimentação de pessoas como de animais, pois é um grão rico em proteínas, como zinco, cálcio, potássio, cobre e magnésio. E ainda possui diversas vitaminas muito boas para a saúde.
A soja, bem como qualquer cultivo atualmente, exige diversos cuidados para que a colheita seja boa. Por isso é preciso estar a par de todas as questões de cultivo da planta, desde o plantio até a colheita.
Para se desenvolver bem, a soja precisa de frio e de calor, pois em clima mais secos ela tende a não se desenvolver de forma correta e isso pode causar prejuízos para quem planta. Porém, para os que trabalham nessas regiões mais secas podem optar pela irrigação artificial para que o grão se desenvolva, mas aí o custo da produção aumenta.
De qualquer modo, o plantio da soja oferece vantagens para o agricultor:
- Mantém o setor de agricultura estável, pois é bastante consumida no país e ainda é exportada para o exterior
- Pode ser usado para diversas finalidades
- O agricultor pode negociar com diversos tipos de consumidores e aumentar seu rendimento com o grão
Quanto às desvantagens estão o fato de precisar de clima mais frio e com chuvas frequentes para produzir melhor, sendo restrito às regiões sul e sudeste do Brasil. Além disso, seu cultivo é considerado caro e precisa de um alto investimento para gerar uma produção com qualidade. Isso porque há gastos com adubos, preparo do solo e maquinário para colheita.
Plantio e Produção da Soja
A produção de soja traz um bom rendimento para o produtor. Porém é muito importante que o agricultor conheça a planta e saiba os processos de semear e manter a produção para obter uma colheita boa e sem prejuízos. Por isso, é preciso seguir um processo:
Preparar o Solo
Esse é um dos pontos principais para que haja uma boa produção e que as plantas sejam de qualidade. Assim, o preparo do solo envolve a escolha do local para o plantio, que deve ser adequado e rico em nutrientes. O solo também não pode ser seco e é preciso arar o solo para que, se houver restos de outras plantas, eles se tornem um adubo natural.
Enriquecer o Solo Com Adubos
O solo precisa de mais adubo do que o natural que pode ser obtido com o arado, ainda mais quando a produção é em maiores quantidades. Assim, é preciso enriquecer o solo com fertilizantes para fortalecer e potencializar a plantação.
O aconselhado é usar pesticidas para manter a plantação longe de pragas e também usar substancias vitamínicas para recuperar os nutrientes do solo e garantir o bom desenvolvimento da soja.
Semear os Grãos
Depois de preparar o solo é preciso semear. A semeadura deve ocorrer entre dezembro e fevereiro para garantir uma colheita boa. O processo de plantio exige espaçamento de 60 centímetros entre os canteiros e as covas podem ser enchidas com até três grãos de soja.
É de fundamental importância respeitar esses valores indicados para que a planta se desenvolva e também para que um pé não interfira o crescimento do outro.
Manutenção da Plantação
Assim como qualquer outro tipo de cultivo, não basta plantar a soja e esperar que ela cresça e dê frutos. É preciso acompanhar a produção, para verificar se não há infestação de pragas ou qualquer outro problema que possa prejudicar o desenvolvimento das plantas.
Além disso, a soja precisa de períodos de chuva com regularidade para seu crescimento. Sabe-se que isso pode não ocorre de maneira suficiente, sendo preciso irrigar as plantas para que se mantenham hidratadas.
A Colheita da Soja: Quando e Como é Feita
A colheita é tão importante quanto qualquer outra etapa da produção de soja. Para realizar uma boa colheita é importante ter um planejamento agrícola e seguir um calendário de produção para que a mesma seja feita no momento certo. É sabido que quanto mais tempo a planta fica no campo, mais chances tem de ser prejudicada por diversas ocorrências.
A colheita da soja ocorre entre janeiro e abril de cada ano, então cada agricultor deve colher a sua quando estiver no momento ideal de maturação. Quando há colheita entre os dois primeiros meses do ano é possível cultivar a segunda safra, aumentando ainda mais a produção.
O ponto ideal de maturação é quando as folhas da planta caem, as vagens ficam secas e com aproximadamente 14% de umidade. A colheita deve ser realizada por colheitadeiras próprias para soja que devem ser operadas por pessoas treinadas para ter melhor rendimento.
A colheita pode apresentar a perda de grãos, o que é normal e deve se restringir a 2%, se for feito o plantio, a manutenção e a colheita de maneira correta. Quando isso acontece, a produção pode ser maior que 3.500 quilos de soja por hectare.
Para quem quer garantir a boa colheita precisa entender que o solo precisa estar preparado e com umidade, o cuidado com a plantação deve ser constante e colheita dever ser feita com colhedoras modernas para evitar a perda de grãos.