A romã é uma fruta muito apreciada por todo o mundo, sendo objetivo de cobiça de muitas pessoas nas mais variadas comunidades e sociedades ao longo da história da humanidade. Se no Brasil a romã só ganha espaço na mesa dos brasileiros a partir do fim do ano, quando a fruta é muito usada para as festas de Natal e Ano Novo, no restante do planeta Terra não é bem assim.
A verdade é que, na Europa, por exemplo, a romã é muito consumida durante o todo o ano e rende frutos também ao longo dos 12 meses do ano. No Brasil, contudo, pelas condições de clima, a árvore de romã, a romãzeira, costuma estar cheia apenas em datas mais próximas ao fim do ano.
Isso explica o fato de as pessoas consumirem a romã apenas no final do ano, além de o preço dessa fruta ser consideravelmente mais elevado que o de outras que fornecem tantas proteínas e são tão saborosas quanto.
Conheça a Romãzeira
Assim, como já dito, toda essa maravilha vem da romãzeira, que é a árvore responsável por fazer brotar a romã. A romãzeira é considerada uma árvore arbustiva e, como tal, não atinge grande estatura.
A árvore chega apenas aos 4 metros de altura, variando mais frequentemente entre os 3 metros e os 3,5 metros. Embora essa altura possa parecer elevada para nós, vale lembrar que árvores com frutos costumam ser até duas vezes mais altas que a romãzeira.
De maneira contraditória, embora a romã seja originária de climas quentes, a romãzeira interage muito bem com o clima ameno e, nessas condições mais suavizadas de clima, consegue dar frutos até mesmo por mais tempo. Contudo, em geral nos climas de temperatura média alta os frutos costumam ser de melhor qualidade, embora sejam um pouco menos frequentes.
Isso faz com que a romã brasileira seja bastante rara, já que costuma aparecer como fruto apenas na segunda metade do ano, entre a primavera e o verão, mas também faz com que a romã nacional seja de ótima qualidade visto que as temperaturas médias do país são, em geral, bastante elevadas.
As folhas da romãzeira são muito alongadas, coriáceas e de cor esverdeada. Já as flores são muitas vezes hermafroditas, ou seja, possuem os dois gêneros sexuais, o que facilita a reprodução.
Essa planta costuma se adaptar bem a diferentes tipos de solo, sendo mais importante a qualidade da adubação e a forma como a planta é cuidada do que necessariamente o tipo de solo. De qualquer forma, a árvore romãzeira se desenvolve melhor e produz mais frutos quando plantada em solos com boa drenagem, ou seja, que não acumulam muita água sob a camada mais superficial do solo.
Ademais, o solo mais recomendado para a romãzeira é ainda rico em matéria orgânica e muito fértil. Assim, solos de terra roxa são os melhores para plantar a árvore da romã no Brasil, já que esses solos são os mais férteis e completos do país.
Já em relação à umidade relativa do ar, é mais recomendado que a romã não seja criada em ambientes extremos. Locais com o ar muito seco ou muito úmido podem ser prejudiciais para a romã, que se desenvolve de forma mais eficaz quando em locais amenos.
Porém, você já parou para pensar qual o tamanho de uma fruta de romã? Será que é muito grande? Há alguma chance de a romãzeira ultrapassar os 4 metros de altura?
Veja abaixo mais informações sobre a romã e romãzeira, entendendo melhor como a árvore e a fruta interagem com o meio-ambiente e qual a melhor forma de cuidar de ambas, além de saber exatamente qual tamanho as duas podem alcançar.
Qual o Tamanho da Romã?
A romã não é conhecida por ser uma fruta muito grande, já que em geral não possui tamanho elevado. Porém, nem sempre é assim e é possível provar que existem romãs muito grandes: em 2012, um morador de Uberlândia, Minas Gerais, registrou fotos do seu pé de romã e mostrou para quem quisesse ver uma das maiores romãs já vistas no mundo.
A fruta chegava a ser duas vezes maior que uma romã normal e cotidiana, chegando a pesar três vezes mais que a maioria das romãs.
Em geral, uma única fruta de romã pesa cerca de 300 gramas. Já essa fruta enorme e fora do comum de Uberlândia pesava 1,2 quilos. O dono da romã repassou a fruta para amigos antes que ela pudesse ser estudada mis a fundo por especialistas, mas anomalias desse tipo podem acontecer.
A depender do clima, do solo, da forma de irrigação, se a romã está plantada em um vaso ou livre no jardim, além de questões relacionadas à umidade relativa do ar, é possível que uma única romã alcance tamanhão tão exagerado.
Qual o Tamanho da Romãzeira?
Já a romãzeira não apresenta discrepâncias tão acentuadas quanto a fruta que lhe dá o nome, já que o seu tamanho sequer costuma variar muito. Assim, há relatos de árvores de romã que atingiram os 4,5 metros de altura, mas essas são completas exceções e foram localizadas apenas ao sul da Ásia.
O mais comum é que o pé de romã varie entre os 3 metros e os 4 metros de altura, já sendo bastante incomum que uma romãzeira chegue aos 4 metros de estatura. Dessa forma, a romã é muito apropriada para ser plantada em locais fechados ou não muito grandes. Seu tamanho permite que qualquer pessoa em qualquer local possa ter um exemplar da romãzeira.
Os Benefícios da Romã Para a Saúde
A romã é uma fruta muito recomendada para combater alguns problemas de saúde, sendo usada para alguns fins específicos. O mais comum é que a romã seja usada para reduzir a pressão arterial, um problema que acomete a muitos brasileiros.
Contudo, a romã ainda pode ser útil para aumentar a testosterona nos homens que possuem baixa geração desse hormônio. Ademais, a romã ainda ajuda a controlar o fluxo menstrual, sendo usada por muitas mulheres com esse objetivo. Afinal, ingerir a fruta é muito mais saudável do que tomar os diversos remédios que agem com o mesmo intuito.