O óleo essencial de lavanda tem sido uma das opções mais utilizadas para diversos tratamentos e também para motivos de perfumaria. Isso devido ao poder anti-séptico da lavanda ser incrivelmente grande. Entretanto, para quem não sabe fazer um óleo essencial em casa, precisa comprar diretamente em alguma loja de perfumaria e semelhantes.
É muito importante que para ter um resultado satisfatório em qualquer coisa que você utilize esse óleo, ele deve estar puro e natural. Então escolher o melhor tipo e marca de óleo é muitíssimo importante. E no post de hoje iremos falar um pouco mais sobre a lavanda, explicar sobre o que é o óleo essencial da lavanda e como escolher o melhor óleo. Continue lendo para descobrir mais.
Características Gerais Da Lavanda
A lavanda é algo que a maioria das pessoas conhecem, mesmo que nunca tenham a visto na sua forma selvagem, direto da plantação. Ela é utilizada em muitos problemas de higiene, como perfumes, desodorantes e sabonetes, especialmente pelo aroma doce que traz um ar de limpeza. E não é algo recente, a lavanda é utilizada dessa forma pelos gregos e romanos há muitos séculos atrás. Seu próprio nome científico remete a isso, que é Lavandula que vem do latim lavare, e basicamente significa lavar.
Para termos noção de que a lavanda é muito mais do que seu cheiro, e sim do seu poder antisséptico, podemos voltar a época da Idade Média. Quando a Europa começou a sofrer com a Peste Negra, as populações usavam da lavanda em seus banhos e para lavar as suas roupas, e na maioria, elas foram poupadas da morte causada pela praga. Depois, durante as duas guerras mundiais, ela foi adotada oficialmente como o tratamento antisséptico utilizado nos soldados.
Quando nos voltamos a medicina, o óleo das flores e do caule são utilizados no combate da insônia e também possui ação antirreumática, anti-inflamatória e relaxante. Sua origem é do Mediterrâneo, e trabalham em muitas formas. No Brasil, a espécie de lavanda mais conhecida é a lavanda francesa, que é mais rústica e normalmente cultivada no sul e sudeste do país. Atualmente, os países que mais produzem lavandas são Bulgária, Alemanha, Rússia, França e Austrália.
Sobre o Óleo Essencial Da Lavanda
O óleo absoluto, ou como é mais conhecido, óleo essencial é algo que está se tornando cada vez mais popular. Isso porque ele tem um aroma muito gostoso e tem diversas utilidades, especialmente na área da aromaterapia. Sendo então um ótimo anti-stress, e diversos outros benefícios. Para quem não entende o que significa um óleo essencial, é uma substância volátil, que tem uma concentração bem alta, por isso absoluto em alguns casos. Dependendo da sua origem, vai ter princípios ativos diferentes.
Por exemplo, a lavanda é o princípio ativo desse óleo, então dá o aroma, cor e densidade característico dela. O de lavanda trabalha para equilibrar o corpo, tanto fisicamente, quanto mentalmente e emocionalmente. Existem diversas formas de utiliza-lo, que iremos mostrar adiante. Antes de tudo, é preciso entender e saber da precedência e procedência desse óleo. Por exemplo, ele nunca deve estar misturado com outras essências, precisa estar completamente puro e natural.
Benefícios do Óleo Essencial de Lavanda
Como dito anteriormente, o óleo essencial de lavanda tem muitíssimos benefícios. Entre eles podemos chama-lo de: anti-inflamatório, condicionador cutâneo, antidepressivo, antiespasmódico, analgésico, hipotensor e principalmente antisséptico. Há mais nomenclaturas dadas para esse óleo, porém, podemos para melhor explica-lo, citar algumas situações que eles podem ser utilizados. Veja a seguir:
- Para melhorar cabelos, anticaspa e queda de cabelo;
- Dores de cabeça e musculares;
- Tratamento de peles oleosas, ressecadas e outros tipos;
- Ajuda com a insônia;
- Alívio de picadas de insetos;
- Tratamento de acne;
- Queimaduras solares e assaduras na pele (inclusive de bebês);
- Alívio de cólicas menstruais e TPM;
- Ajuda com a ansiedade, estresse e depressão;
- Sensação de bem estar.
Qual o Melhor Óleo Essencial De Lavanda?
Deu para perceber a quantidade de modos de usar o óleo essencial. Por isso, precisamos saber qual o melhor deles. É interessante quem tem vontade, cultivar as lavandas em casa, é muito simples e enriquecedor. E a partir disso, fazer seu próprio óleo essencial. Na hora de escolher qual a melhor lavanda para esse uso, nós temos algumas opções. Ela vai depender muito de qual o uso que você dará para ela. Por exemplo, no caso de utilizar para aromaterapia, você vai preferir a Lavandula angustifolia ou a Lavandula dentata. Já em outros casos a melhor opção é a Lavandula officiales.
Para quem prefere comprar o óleo pronto de forma mais fácil, além de saber qual o tipo de lavanda sendo utilizada é preciso também saber se ela está pura. Quando misturada com outros óleos e componentes, elas acabam não tendo um efeito completo e 100% satisfatório. Atualmente, no mercado, existem diversas marcas boas e recomendadas, especialmente por pessoas que trabalham com isso. Dentre elas, as mais conhecidas são: Terraflor, Cativa, Força da Terra e a preferida da maioria, a Bioessência. Procure a que melhor irá atender seus critérios, além de pesquisar bastante sobre sua precedência e efeitos no corpo.
Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre a lavanda, suas características gerais, e tenha te ajudado a escolher qual o melhor óleo essencial de lavanda. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre lavandas e outros assuntos de biologia aqui no site!