Home / Plantas / Qual o Melhor Clima Para Plantar Ameixa? Quais Regiões do Brasil?

Qual o Melhor Clima Para Plantar Ameixa? Quais Regiões do Brasil?

Você sabia que ainda no século passado a ameixa acabou atravessando o mundo até chegar ao Brasil? Pois, saiba que ela é proveniente da Ásia, sendo que ao chegar por aqui teve seu cultivo multiplicado em uma enorme variação!

As primeiras ameixas de que se tem notícia aqui no Brasil surgiram por volta dos anos 60, justamente o momento que o IAC – Instituto Agronômico de Campinas se dedicar a colocar em ação projetos de cunho pioneiro com relação ao aprimoramento genético das ameixas.

Porém, a fruta é muito mais antiga do que isso, sendo que a espécie desenvolvida em solo europeu (Prunus Doméstica), por exemplo, detém de mais de dois mil anos.

A iguaria é ainda oriunda do Cáucaso, que tem sua predominância no Hemisfério Norte, produzindo frutos que são capazes de crescer em temperaturas reduzidas.

No caso da variação brasileira, vale salientar que ela é proveniente da China – e ela ainda depende de temperaturas mais elevadas para poder ser cultivada, ou seja, algo que realmente tem tudo a ver com o solo brasileiro.

Entendendo Mais Sobre o Cultivo de Ameixas no Brasil. Onde Ele se Concentra?

O cultivo de ameixas no Brasil fica mais concentrado nas regiões sul e também sudeste, mas, diante do surgimento de novas modelos de cultivo, elas podem ser facilmente encontradas em locais mais altos, bem como com clima mais fresco.

Um exemplo disso pode ser associado à região de Mucugê, no Estado da Bahia.

A ameixa é bastante conhecida por conta de seu sabor mais doce, sem contar que é uma fruta extremamente aromática e com uma polpa bastante firme.

Cultivo de Ameixas

Ela ainda permite render uma boa quantidade de suco, e por esse motivo é uma opção bastante recorrente para momentos festivos, como as celebrações de final de ano, que coincide também com o pico de sua safra.

Além disso, a ameixa é um ingrediente perfeito para o preparo de geleias, bem como recheios diversos, licores e também para a produção de bebidas destiladas.

O Que é Preciso Saber a Respeito da Produção e Características da Ameixeira?

Grande parte da produção acaba sendo destinada ao consumo in natura, mas isso não significa uma limitação, uma vez que existem um mercado de exportação extremamente positivo nos dias atuais.

Mesmo que isso se dê de maneira incipiente, um dos grandes importadores do nosso produto são os europeus, principalmente durante o período da entressafra local.

Com relação às suas características, é importante destacar que a ameixeira pode chegar a ter de 6 metros até 10 metros de altura.

Ela também apresenta um tronco extremamente robusto, bem como ramos mais abertos e bem longos.

Frequentemente pode-se obter cerca de três flores (para cada gema), sendo que elas podem ainda conter uma média de 5 botões.

Durante a chamada florada, a copa dessa árvore fica repleta de pétalas com tonalidade branca e com formato ovalado – para muitos esse é, inclusive, um espetáculo proporcionado pela ameixeira.

O Que é Preciso Compreender a Respeito da Produção? Confira Mais Detalhes!

A produção da ameixa tende a começar depois do prazo de dois anos a partir da data do seu plantio, atingindo seu pico máximo no decorrer de 6 meses até 8 meses em média.

É preciso ainda ficar atento às melhores épocas para realizar o plantio. Nesse caso, considerar o período do inverno é sempre mais recomendado, levando em conta os meses de junho e também julho.

Outra alternativa pode ser durante o verão, levando em conta os meses de dezembro e janeiro.

A Localização Escolhida é Um Grande Diferencial Para o Cultivo de Ameixas!

Uma dica de ouro para quem está querendo ingressar nesse universo é realizar boas escolhas de localizações para o plantio da ameixa.

Para tanto, recomenda-se evitar, se possível, locais que eventualmente tenham sido área de cultivo recentemente a outras frutíferas.

Além disso, recomenda-se dar prioridade à locais que fiquem bem próximos de água, pois, isso poderá facilitar potencialmente o processo de irrigação, principalmente durante o início do desenvolvimento de suas mudas.

Conheça e Entenda Mais Informações a Respeito do Solo!

Uma boa alternativa é considerar realizar a compra de mudas que tenham sido enxertadas em viveiros – e também certificar que as mesmas tenham excelentes referências.

É ainda recomendado que elas possuam pelo menos 70 centímetros ou no máximo 1metro de altura. Já se tratando do diâmetro, uma boa escolha é optar por mudas que possuam de 15 mm até 20 mm aproximadamente.

Uma das maiores e mais importantes características relacionadas ao solo deve ser atrelado ao fato de um bom processo de drenagem!

Outro detalhe que precisa ser priorizado é certificar que o terreno seja propicio para que se mantenha um bom crescimento das raízes da ameixeira, levando em conta que elas poderão atingir cerca de 1 metro de profundidade.

Tal característica poderá resultar em uma formação de árvores bem maiores, bem como muito mais produtivas e saudáveis!

Se for necessário, vale a pena recorrer ao uso de um calcário agrícola para se promover a correção da acidez existente no solo, fazendo com que se obtenha um pH de cerca de 6.

E por último, mas não menos importante, a calagem deverá ser consolidada com uma antecedência de pelo menos 3 meses antes do plantio das mudas.

Uma dica valiosa é justamente realizar pequenas escavações com um tamanho aproximado de 40 cm x 40 cm – se possível, elas poderão ser maiores! Tudo dependerá, na verdade, do solo e tipo de terreno onde será feito o plantio.

Durante o primeiro ano, é recomendado que se recorra ao uso de adubo nitrogenado, sendo que isso deverá ser feito sempre de dois em dois meses!

Dicas Extras!

Durante o período da queda das folhas e também quando se dá a pausa da brotação da ameixeira (chamado também de repouso hibernal), uma boa orientação pode ser dedicar esforços para fazer o plantio de leguminosas ou até mesmo de cereais de inverno entre as linhas existentes entre as ameixeiras.

https://www.youtube.com/watch?v=l9I-iWuzROE

Ao adotar essa alternativa, torna-se possível obter uma espécie de cobertura verde e assim promover uma melhor proteção do solo e ainda outra forma de se obter rendimentos durante todo o ano!

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *