Home / Plantas / Qual o Melhor Adubo Para Primavera? Onde Conseguir?

Qual o Melhor Adubo Para Primavera? Onde Conseguir?

Se você é iniciante em jardinagem, pode ser uma surpresa que apenas colocar uma semente ou planta no solo e fazê-la crescer lindamente não seja exatamente como ela funciona. As plantas requerem nutrientes complexos que às vezes são encontrados no solo, mas é raro você ter a combinação perfeita no quintal.

Provavelmente, o solo com o qual você está trabalhando está faltando algumas coisas importantes que suas plantas precisam para dar o melhor de si. Uma maneira de suprir isso é adicionar fertilizante, de preferência orgânico.

Húmus de minhocas são um ótimo fertilizante orgânico. Definitivamente funcionará para a maioria das plantas sem efeitos colaterais negativos diretos, também melhorará sua condição do solo.

Existem muitas opções para fertilizantes, incluindo opções não orgânicas. Os fertilizantes orgânicos são melhores que os não orgânicos, porque não são feitos com coisas como produtos petrolíferos que prejudicarão a saúde do solo  a longo prazo .

Para escolher o fertilizante orgânico certo para suas necessidades, há algumas considerações que você deve fazer.

Para escolher o fertilizante orgânico certo para suas necessidades, há algumas considerações que você deve fazer.

Tipo de Solo

Que tipo de solo você possui? É argila, areia ou barro? O barro é considerado o santo graal dos tipos de solo, mas a maioria de nós tem uma combinação dos três, com argila ou areia mais destacada.

Os solos arenosos são ótimos com a drenagem, quase grandes demais, mas têm dificuldade em reter os nutrientes. Os solos argilosos são muito férteis, mas apresentam problemas de drenagem.

O fertilizante usado deve ser responsável pelo tipo de solo que você possui, para que o fertilizante não seja lavado em um solo arenoso pela primeira chuva ou cause depósitos de cálcio no solo argiloso devido à falta de drenagem.

Se você tiver barro, só precisa de um fertilizante básico formulado para o tipo de vida vegetal que você possui.

Teste de Acidez do Solo

A segunda coisa a considerar é o que realmente falta no seu solo. A melhor maneira de determinar isso é através de um  teste básico do solo . Eles custam barato e geralmente são feitos na extensão de horticultura local, mas é possível comprar testes em casa.

Após a conclusão do teste do solo, seu relatório fornecerá a composição de nutrientes no solo e você poderá combinar o fertilizante com o que está faltando.

Fertilizantes orgânicos são rotulados com a concentração percentual de nutrientes. Eles são chamados de razão NPK, que significa  nitrogênio, fósforo e potássio . Em uma fórmula 6-12-0, por exemplo, existem 6% de nitrogênio, 12% de fósforo e 0% de potássio

Também é uma boa ideia considerar outros tipos de nutrientes que você pode precisar. Os fertilizantes têm todos os tipos de micronutrientes e minerais que podem reabastecer outras partes ausentes do solo.

Forma de Fertilizante

Os fertilizantes vêm em formas líquidas ou secas. Os fertilizantes secos são mais lentos para liberação e duram mais tempo. Eles são bons quando você precisa de manutenção geral das plantas e está reconstruindo nutrientes diretamente no solo.

Os fertilizantes líquidos agem mais rapidamente e são melhores quando suas plantas precisam de um impulso. Por exemplo, no final do verão, quando o calor intenso e as condições ideais da água afetam suas plantas ou vegetais em flor, uma dose de fertilizante líquido pode ser o estímulo certo para levá-los ao longo da temporada.

Peixe com Algas – Tanto a emulsão de peixe quanto as algas marinhas constroem os açúcares naturais nas folhas das plantas, ajudando-os a se fortalecerem mesmo em condições de calor seco ou excessivo. Flores, frutas e folhagens são mais fortes e produtivas, com frutas com vida útil mais longa. O produto é fácil de usar. Simplesmente dilua na água, como as instruções dizem e use para regar as plantas, ou use como um spray foliar.

Peixe com Algas
Peixe com Algas

Húmus de Minhoca – De todos os fertilizantes listados, um tipo específico de fertilizante é idealmente transformado diretamente em seu solo, com uma criatura que a natureza usa para condicionar o solo, decompor nutrientes e reposicionar micróbios benéficos: o verme.

Húmus de minhocas são um excelente fertilizante, devido à sua capacidade de fornecer alimentação rápida e a longo prazo, sem alterar o pH do solo. É difícil medir mal esse fertilizante em particular e usá-lo deve atrair mais vermes para o seu jardim, pois a saúde do seu solo continua a melhorar.

Húmus de Minhoca
Húmus de Minhoca

As minhocas processam o solo e  reposicionam os nutrientes quebrados de uma forma fácil para o processamento das plantas. Outros tipos de fertilizantes exigem que a planta gaste energia quebrando os nutrientes em uma forma que a planta possa usar.

Os nutrientes são realmente de duas formas. Pode-se absorver de forma rápida e direta, dando um impulso às plantas no final da temporada ou quando apenas as folhas são colocadas. O outro fornece um ambiente rico e de longo prazo para o crescimento das plantas. E como são necessárias apenas pequenas quantidades para obter grandes resultados, o investimento nesse fertilizante específico é econômico.

As peças fundidas também melhoram a estrutura geral do solo, porque a composição das peças fundidas aumenta o fluxo de ar e, com o uso contínuo, permite que a planta desenvolva sistemas radiculares densos e fibrosos com o mínimo esforço. As plantas que crescem em solos densos e compactados não podem colocar tanta energia na produção de folhagem ou de frutas, de modo que as carcaças de vermes os aliviam de trabalhar para empurrar raízes para o solo.

Qual o Melhor Adubo Para Primavera? Onde Conseguir?

Bougainvillea é uma planta imensamente vistosa, florífera e resistente, conhecida como primavera. Virtualmente livre de pragas e resistente a doenças, ele recompensa seu proprietário com uma abundância de cores e vitalidade quando é bem cuidado.

A versatilidade da buganvília é lendária. Ela pode ser cortada em uma pequena planta de vaso gerenciável ou em uma árvore considerável, para se espalhar verticalmente em uma parede ou subir em uma treliça e formar uma coroa deliciosa ou irromper em arcos graciosos.

É uma das melhores coberturas, arbustos e guias de meio-fio. E, para fins de bonsai ou topiaria, possui poucos iguais, emprestando sua ramificação complexa às tesouras de poda, que promovem formas ainda mais únicas e graciosas. Provavelmente, é verdade dizer que sem as buganvílias, nossas estradas, parques e jardins privados seriam muito menos coloridos do que o que vemos hoje.

Quase todo lugar que vamos, seus tons brilhantes e explosões alegres pontuam o manto verdejante que encobre nosso ambiente tropical. Outras plantas com flores certamente empalidecem em comparação.

A buganvília possui um sistema radicular extremamente fino e deve ser plantada em solos bem drenados. Evite misturas de solo com altos níveis de turfa e retenção de água. Esses tipos de mídia retêm muita água e contribuem para a podridão das raízes; certifique-se de selecionar uma mídia bem drenada.

A melhor mistura crescente é aquela que não tem solo. Os meios sem solo estão livres de patógenos, pragas de insetos e sementes de plantas daninhas. Eles também são geralmente leves e porosos, permitindo uma mistura bem drenada e ainda retentora de umidade. Meios de cultivo pré-misturados estão disponíveis nos centros de jardinagem.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Um comentário

  1. Porfavor , não connsegui entender qual o adubo que deve ser usado para a bouganville florescer.
    Agradeço pela atençao
    Claudia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *