Você sabe qual o fruto da amendoeira? Qual a sua função? Para que ele serve? A amendoeira é uma árvore muito comum em regiões tropicais.
Aqui no Brasil ela teve uma excelente adaptabilidade, é encontrada sobretudo em áreas litorâneas. No entanto, sua origem se deu no continente asiático, mais precisamente na Índia.
A planta se desenvolve muito bem em regiões com clima temperado, sobretudo em países mediterrânicos, como Portugal, Espanha, Irã, Afeganistão. Além de se adaptar muito bem terras norte-americanas, sobretudo na Califórnia.
Conheça a seguir as principais características da amendoeira, quais são os benefícios e qual o seu fruto!
Fruto da Amendoeira: Qual é?
Qual é o fruto da amendoeira? Fique ligado, o fruto da amendoeira não é a amêndoa. É utilizada para diferentes fins. Seu consumo seco traz uma série de benefícios para o corpo e saúde humana.
Mas um detalhe, a amêndoa está dentro do fruto, ou seja, ela é a semente. O fruto da amendoeira é arredondado, com coloração amarela com tons de roxo. O seu interior é branco e dentro dele está presente a amêndoa, que não precisa nem ser torrada antes de consumir. Pode ser consumida mesmo in-natura.
Ela recebe diferentes nomes e em cada região do país, pode ser chamada de outras maneiras. A Amendoeira também é conhecida como:
- Sete Copas;
- Castanheira;
- Anoz;
- Chapéu-de-Sol;
- Castanhola;
- Guarda-Sol;
- Amendoeira-da-Praia.
Então se você a conhece por outros nomes, pode ser alguns dos citados acima, fato é que seus frutos são deliciosos e uma excelente opção para quem busca ganhar energia. Um detalhe, eles são comestíveis, apesar de muitas contradições, eles podem ser consumidos com tranquilidade.
Os frutos da Amendoeira possuem pequenas sementes em seu interior, onde eles tem a principal função de protegê-la. Afinal, será dela que surgirá outras amendoeiras e a disseminação da espécie será efetiva.
Essas sementes são as amêndoas. Isso mesmo, Elas estão dentro do fruto, desta maneira, possuem uma coloração marrom claro, com o interior todo esbranquiçado, com a coloração creme.
Mas fato é que ela fornecem energia e uma série de benefícios para o corpo humano, suas principais funções e uso são para: osteoporose, câimbras, pressão alta, entre outros.
Além dos benefícios da amêndoa, qual é a função do fruto da amendoeira? A árvore desenvolve-o para qual finalidade?
Para que Serve o Fruto da Amendoeira?
A principal função do fruto da amendoeira é proteger a amêndoa, de modo que ela se desenvolva e torne uma outra árvore.
A amêndoa é a semente da amendoeira e pode ser consumida de diferentes maneiras. Sua principal utilização é o consumo in-natura e está presente na composição de óleos e essências para o corpo.
O fruto da amendoeira é muito degustado e procurado pelos morcegos. Eles possuem um sabor cítrico, um tanto ácido, pode não ser agradável ao paladar humano, mas fato é que seu consumo é muito discutido.
Se você já caminhou pela praia, já deve ter visto uma amendoeira e consequentemente o seu fruto. Amarelo, pequeno, redondo, assemelha-se a uma pequena goiaba, porém com a casca totalmente lisa e com o interior esbranquiçado.
A proteção da semente é a principal função de todo fruto. Suas bagas, casca, fibras, são utilizados sobretudo para proteger o embrião do árvore e garantir o futuro da espécie.
Muitos pensam que a amêndoa é o fruto da amendoeira, porém, a amêndoa é a semente da árvore, e não o fruto.
O fruto não recebe um nome específico, alguns chamam de abricó, mas não é certo o seu nome popular. Ele não é muito utilizado pelos humanos.
Os pequenos morcegos aproveitam-se dessa inutilização do fruto pelos humanos e se alimentam com frequência dos mesmos.
Sendo assim, consomem os frutos e deixam a semente livre para crescer. Desta maneira, o morcego torna-se um excelente dispersor da amendoeira. Além dele, o vento é outro grande dispersor dessa incrível árvore litoranea.
Veja a seguir as principais características da amendoeira e qual a sua importância para o ambiente!
A Amendoeira e suas Características
As amêndoas podem ser encontradas facilmente em regiões litorâneas, elas se desenvolveram e tiveram excelente adaptabilidade na região Sudeste, sobretudo nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Mas podem ser encontradas em quase todos os lugares de região litorânea. Ela se adapta muito bem em regiões com clima temperado e úmido, além de receber quantidades significativas de sol.
Ela recebe o nome científico de Terminalia Cappata e é classificada dentro da família Combretaceae, na ordem dos Myrtales.
Ela é uma árvore que pode atingir grandes alturas, se tiveres pão para se desenvolver, ela atinge os incríveis 30 metros de altura.
Suas folhas são grandes, largas e fazem uma boa sombra. Seus galhos são todos dispostos na diagonal, crescem de modo que a copa da árvore, fica toda arredondada com grande área de sombreamento.
As folhas demoram um bom tempo para começar a decomposição, quando caem, elas tendem a ficar por um tempo no chão e esperando para que enfim sejam decompostas. Tal fato auxilia muito contra microorganismo, pois ela tem poder para “limpar” o ambiente de bactérias, que possuem forte ácido capaz de atingi-las.
A amendoeira é a árvore mais abundante na cidade do Rio de Janeiro. Ela está entre as árvores mais exóticas da cidade.
Ela foi introduzida ainda no período colonial, vinda da Ásia e de Madagascar, a árvore era utilizada para fazer contrapeso nos navios.
Elas eram tão abundantes por lá, que vinham com frutos, sementes e os navegantes colocavam cascas, árvores inteiras para equilibrar o peso do navio.
Mas o que acontecia quando chegavam aqui? A árvore já estava seca, sem finalidade alguma, então depositavam o tronco e as cascas na praia.
E como a árvore já estava com seus frutos e sementes, e possui uma excelente adaptabilidade em regiões tropicais e solos arenosos, rapidamente ela se espalhou por todo o Rio de Janeiro e outras regiões litorâneas.
Uma planta incrível, muito utilizada e com deliciosas sementes, essa é a amendoeira da praia.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário abaixo!