Home / Plantas / Qual o Correto: Cactus ou Cactos? Por Que?

Qual o Correto: Cactus ou Cactos? Por Que?

A família cactaceae agrupa plantas suculentas e amplamente espinhosas conhecidas como cactos. Esta família é quase exclusivamente do continente americano, o que significa que são endêmicas do continente americano e do arquipélago das Antilhas.

Muitas plantas suculentas, tanto no mundo antigo quanto no novo mundo, têm uma grande semelhança com cactos e são freqüentemente chamadas de cactos em linguagem comum. No entanto, isso ocorre devido à evolução paralela, pois algumas plantas suculentas não estão relacionadas aos cactos. A característica específica mais clara dos cactos é a aréola, uma estrutura especializada em que espinhos, brotos novos e muitas vezes flores aparecem.

Um informativo sobre cactaceae

Considera-se que essas plantas (cactos) evoluíram entre 30 e 40 milhões de anos. O continente americano estava unido aos outros, mas gradualmente se separou no processo chamado deriva continental. As espécies endêmicas do novo mundo se desenvolveram desde a separação dos continentes; a distância máxima foi alcançada nos últimos 50 milhões de anos. Isso poderia explicar a ausência de cactos endêmicos na África, que evoluíram nos Estados Unidos quando os continentes já estavam separados.

Os cactos têm um metabolismo especial conhecido como ‘metabolismo ácido de crassulaceae’. Como as plantas suculentas, os membros da família dos cactos (cactaceae) estão bem adaptados a um ambiente de baixa pluviosidade. As folhas se tornaram espinhos, para evitar a evaporação da água através da transpiração e servem para proteger a planta contra animais com sede.

Cactaceae

A fotossíntese é alcançada através de cepas espessadas que armazenam água. Muito poucos membros da família têm folhas e são rudimentares e de curta duração, com 1 a 3 mm de comprimento. Apenas dois gêneros (Pereskia e Pereskiopsis) têm folhas grandes que não são suculentas. Estudos recentes concluíram que o gênero Pereskia era um ancestral a partir do qual todos os cactos evoluíram.

Existem mais de 200 gêneros de cactos (e cerca de 2500 espécies), a maioria deles adaptada ao clima árido. Várias espécies são cultivadas como plantas ornamentais ou em jardins ornamentais. Eles também podem fazer parte dos chamados jardins xerofíticos, onde estão agrupados os cactos ou outras plantas xerófitas que consomem pouca água de regiões áridas, que também são de grande interesse.

Cactos e suas flores e frutas

A família cactaceae existe em uma grande variedade de formas e tamanhos. Algumas espécies atingiram grandes dimensões, como carnegia gigantea e pachycereus pringlei. Todas são plantas de angiospermas, o que significa que produzem flores, a maioria delas muito bonitas e como espinhos e galhos, aparecem nas aréolas. Muitas espécies têm flores à noite e são polinizadas por animais noturnos, como borboletas e morcegos.

O cacto, também chamado de “fonte do deserto” em algumas linguagens coloquiais, é um dos melhores exemplos de adaptação dos vivos às duras condições ambientais. É a planta específica para desertos no México e no sul dos EUA. No abrigo do envoltório ceroso, polvilhado de espinhos, o cacto armazena em suas células grandes quantidades de água que, se necessário, pode ser usada por aqueles que vagam pelo deserto.

As flores são solitárias e hermafroditas ou raramente unissex. Existem espécies com flores zigomórficas que geralmente são actinomórficas. O perianto é composto por inúmeras pétalas em espiral, com aparência petaloide. Muitas vezes, o tepalum externo tem a aparência de um sepaloide. Eles se juntam na base para formar um tubo de hipocampo ou perianto. Frutas são raras ou secas.

Qual o correto: cactus ou cactos? Por que?

A palavra cacto vem do grego ‘Κάκτος káktos’, usado pela primeira vez pelo filósofo Theophrastus, nomeando assim uma planta que cresceu na ilha da Sicília, possivelmente cynara cardunculus. A palavra foi traduzida para o latim na forma de cacto pelos escritos de Plínio, o Velho, na Naturalis Historiæ, onde ele reescreveu a descrição de Theophrastus da planta que cresce na Sicília.

A questão aí envolve fonética, ou seja, o ramo da linguística sobre o mérito da expressão. A fonética envolve a produção e percepção dos sons da fala e suas características. No que se refere a palavra em questão, tanto faz usar uma forma de expressá-la, ou outra. Na fonética auditiva não representará nenhuma diferença. Mas qual seria a forma correta de escrever?

Nesse caso, basta respeitar as regras do “Acordo Ortográfico” em seu país. No Brasil, segundo a ortografia desde a década de 40, a forma correta de escrever a palavra é ‘cacto’, no plural ‘cactos’. Porém segundo as novas regras Base IV do Novo Acordo Ortográfico, a utilização do segundo ‘c’ ao escrever a palavra é irrelevante. A língua portuguesa em Portugal tanto escreve quanto fala cato, e no Brasil passa a ficar sob seu critério pessoal pois as duas formas serão consideradas corretas.

Mecanismos de expressão fonética

Os ramos fonéticos são:

a fonética articulatória (ou fisiológica), que estuda a forma como são produzidos sons, referindo-se aos organismos envolvidos na fonação (aparelho vocal humano), sua fisiologia, ou seja, o processo de fonação, e critérios de classificação;
a fonética acústica, que descreve as características físicas dos sons da fala e a maneira em que se propagam no ar;
a fonética sensível, que estuda a forma como os sons são percebidos pelo aparelho auditivo;
a fonética instrumental, o estudo da produção de sons de fala através do uso de certos instrumentos, tais como ultra-sonografia.

“Fonética” geralmente se refere à fonética articulatória, pois os outros dois se desenvolveram em uma era mais recente e, acima de tudo, a fonética auditiva ainda precisa de esclarecimentos dos linguistas, também sobre muitas das atividades do sistema auditivo, atualmente ainda desconhecido. No entanto, é importante distinguir entre fonética e fonologia. Com este último, nos referimos ao nível de linguística relacionado à forma de expressão, aos chamados fonemas, ou seja, à representação de elementos lexicais individuais.

Cactos no mundo ecologia

Independente de como você escolherá pronunciar ou escrever, o importante é conhecer bem a planta, suas características e benefícios, não concorda? E por isso deixamos aqui abaixo algumas sugestões de artigos sobre cactos em nosso blog que certamente enriquecerá seu conhecimento sobre essas plantas tão impressionantes:

Cactos Diversos

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *