Home / Plantas / Qual Flor Significa Sorte? Entusiasmo? Vitalidade?

Qual Flor Significa Sorte? Entusiasmo? Vitalidade?

Você sabe qual flor significa sorte e se cultivada pode trazer mais calma e tranquilidade para sua vida?

Estamos falando do Girassol, uma flor capaz de encantar, gerar entusiasmo e vitalidade para qualquer pessoa.

Vamos mostrar tudo sobre essa bela flor, desde as características mais básicas até o porquê dos seus significados. Continue conosco e veja tudo sobre o Girassol! Uma flor que significa sorte, entusiasmo e vitalidade!

Conheça o Girassol: A Flor que Significa Sorte

Com suas pétalas amarelas, junto aos diferentes tons de laranja, o Girassol encanta e chama atenção de qualquer pessoa.

As suas cores refletem os raios do sol, já que possuem tons semelhantes ou iguais, e assim podem trazer entusiasmo, vitalidade, saúde, sorte, energia e sobretudo, felicidade.

É uma planta belíssima, com características únicas e peculiares. Seu uso se dá principalmente na composição de jardins com fins ornamentais.

Um conjunto de girassóis no mesmo ambiente, quando observados causam uma magnífica impressão e sensação de bem-estar.

Pois de fato, são flores muito bonitas e exuberantes, e são capazes de trazer energia positiva para todos que observam.

O próprio nome da planta já diz tudo, “Gira Sol”, que gira de acordo com a posição do sol, seu caule gira sempre em direção ao astro solar.

Girassol Características

Flores com essa característica são denominadas de heliotrópicas.

Seu nome científico também possui o mesmo significado, Helianthus Annus, e quer dizer “flor do Sol”.

E por isso acredita-se que elas têm esse poder, pois emanam as mesmas sensações e energias que o próprio Sol.

Sendo assim, o Girassol é uma flor muito valorizada em diferentes regiões e lugares do mundo. Possui uma beleza fantástica e por ser uma planta heliotrópica, chama ainda mais atenção.

Uma boa notícia é que o Girassol pode ser cultivado em qualquer espaço, desde vasos menores até extensos jardins cercado por outros girassóis.

É claro, ele sobrevive bem de acordo com as condições adequadas, ou seja, precisa de iluminação solar, água e nutrientes.

Conheça a seguir algumas características básicas dos girassóis, sua taxonomia, origem e principais cuidados, para quem sabe, um dia você mesmo cultivá-lo em casa.

As Características do Girassol

A exuberante flor que traz paz, vitalidade, entusiasmo, inspiração, sorte, felicidade e muitas outras sensações, é caracterizada pelas pétalas amareladas, vivas, com tons de laranja, tendo sua inflorescência dividida em “capítulos”.

Capítulos são as divisões que ocorrem entre uma pétala e outra, como elas se formam em volta do receptáculo central, com sua inflorescência indefinida.

A planta recebe esse nome, primeiramente devido à sua semelhança com o Sol e também pelo fato de ser heliotrópica e acompanhá-lo onde ele estiver.

O Girassol possui porte arbustivo, é uma planta herbácea anual. Ele cresce, se desenvolve, dá as sementes (que falaremos de suas incríveis funções abaixo!), gera suas belas flores e posteriormente vem a falecer.

Devido à sua beleza única, porte, características e peculiaridades já até inspirou grandes pintores, como Vincent Van Gogh, que em 1888 pintou um de seus mais famosos quadros “Os Girassóis”, em uma série de sete obras, que representa a renovação e a fase cíclica da vida, do nascer, crescer, desenvolver até a chegada da morte.

De fato, a flor gera inspiração em qualquer um, e a boa notícia é que você pode cultivá-la na sua própria residência, para manter-se motivado, com boas energias e com alto astral (você verá algumas dicas abaixo!).

Mas além da sua beleza, o girassol possui outra função? Sim! Duas funções em especial, uma é referente ao seu óleo, extraído diretamente das sementes, é poderoso e muito utilizado na cozinha ocidental.

Outra refere-se às suas sementes em exclusivo, que são utilizadas para diferentes fins, desde a produção do óleo citada acima, como também podem ser consumidas por humanos e pássaros, pois são extremamente nutritivas e fazem bem ao nosso organismo.

Ficou curioso? Veja abaixo as principais utilidades dessa incrível semente e veja como o processo é realizado.

As Poderosas Sementes de Girassol

O girassol é uma planta oriunda da América do Norte, e foram os indígenas norte-americanos a “descobrirem” todos os benefícios proporcionados pelas sementes de girassol.

Eles fazem uso de suas propriedades há mais de 2.000 anos, e com o passar do tempo, a agricultura passou a cultivar a planta em larga escala para confecção de diferentes produtos e utilidade.

Confira a lista das principais funções, propriedades e benefícios da semente de girassol:

Produção de Farinha

Poucos sabem, mas as sementes de girassol quando são ressecadas e moídas, podem ser transformadas em farinha e estar presente na composição de diferentes pães, bolos, tortas e massas.

Alimento Para Humanos

As sementes também podem ser utilizadas para o consumo humano, tanto in natura, quanto torrada, em forma de petiscos. É uma delícia, muito saudável e nutritiva, consumi-la é sinal de preocupação com o próprio corpo, com a saúde e bem-estar.

Alimento Para os Pássaros

Engana-se quem acredita que apenas os humanos podem comê-la, os pássaros são adeptos e consumidores das sementes de girassol muito antes dos humanos descobrirem as maravilhas da planta.

Os pássaros consomem a semente in natura e apenas algumas já são o suficiente para alimentar a ave. Por que? Pois ela é extremamente nutritiva!

Um Alimento Nutritivo

As sementes de girassol são ricas em propriedades, vitaminas e minerais. Nelas podemos encontrar o famoso ômega 6, essencial para saúde e memória.

Além disso, minerais como: magnésio, ferro, cálcio, potássio, fósforo estão presentes e agem muito bem no nosso organismo.

As vitaminas presentes nas sementes são sobretudo as do Complexo E, B e D. E claro, vale lembrar que ainda podem ser encontradas excelentes fontes de proteínas.

O Cultivo de Girassol

  1. Primeiramente, busque por sementes (você pode encontrar em feiras, lojas agrícolas ou mesmo na internet).
  2. Atente-se ao local. Pode ser um vaso ou um jardim, depende da espécie que você escolher e o tamanho que crescerá. A terra deve ser rica em nutrientes, drenada e fofa.
  3. O importante é deixar a planta exposta ao Sol no mínimo 5 horas por dia. O girassol adora e necessita de iluminação solar.
  4. Na hora de regar, atente-se, pois a planta gosta de água muita água, não deixe faltar isso à ela, mas lembre-se também de não encharcar o vaso.

Gostou do post? Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

 

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *