Hoje vamos falar sobre o Barbatimão verdadeiro, conhecido cientificamente como Stryphnodendron adstringens e conhecido por diversos outros nomes populares. Ele faz parte de uma família chamada Fabaceae.
Qual é o Verdadeiro Barbatimão?
Na realidade estamos falando do barbatimão verdadeira, ele é uma árvore que mede cerca de 4 a 5 m de altura, o seu tronco mede em média de 20 a 40 cm de diâmetro. Suas folhas são do tipo compostas, dela saem cerca de 5 a 8 ramificações, cada folha possui cerca de 6 a 8 pares de pínulas pequenas e em formato oval.
Ela possui flores de coloração creme bem clarinho, quase que brancas, elas possuem o formato de espigas em cilindro e são bastante delicadas.
O fruto tem uma aparência de vagem, ele é denso e bem longo, possui cerca de 10 cm de comprimento.
A árvore de barbatimão verdadeiro é de pequeno porte, as suas flores possuem os dois sexos, perde as suas folhas em uma determinada época do ano, o seu tronco é de aparência tortuosa. As sementes da vagem dessa árvore são de cor parda. Essa árvore deve florescer no mês de setembro.
Essa é uma árvore originária do cerrado do nosso país, pode ser vista em diversos estados do brasil como MS, MT, SP, BA, GO e MG, pode até ser vista em outros locais, mas é bem menos comum. Essa é uma planta que não serve de alimento para animais herbívoros, pois é tóxica.
É uma árvore bastante explorada por produtores de couro, pois ela possui um polifenol interessante para eles. Além disso, hoje em dia também existem estudos que mostram o seu potencial em outras indústrias.
Barbatimão e Saúde
A planta é considerada medicinal, talvez a mais famosa em nosso país e por isso vem sendo estudada. Estudos encontraram um potencial redutor de dor no extrato dessa planta. O extrato de água e álcool dessa planta também demonstrou eficácia contra uma bactéria específica chamada Staphylococcus aureus, por isso pode ajudar no tratamento dessa infecção. Também pode ajudar a neutralizar o veneno da picada da jararaca – pintada.
As cascas do tronco dessa árvore também foram utilizadas no tratamento de úlceras, entre outros. Na pele ajuda a tratar feridas.
Também tem ação poderosa nos casos de garganta inflamada, diarréia entre outros. Seu efeito já foi estudado e testado e por isso sua ação é reconhecida pela Anvisa com propriedade para tratar diversos problemas de saúde.
Benefícios do Verdadeiro Barbatimão para Saúde
Como vimos acima, essa planta tem muitos benefícios para o ser humano, vamos conhecer mais.
Para Tratar a Pele – Essa planta é capaz de ajudar na cicatrização da pele, além de ser um poderoso anti inflamatório e por isso ajuda a tratar feridas, além de infecções que apareçam na pele e também em casos de queimadura. Muito famosa no tratamento do pé diabético, ajuda a diminuir hematomas, trata frieira e até dermatite.
Combate o Inchaço – Essa planta também pode ser uma poderosa arma contra a retenção de líquidos no organismo. Dessa forma você vai desinchar de maneira saudável, ele tem uma ótima ação diurética e traz muitos benefícios para a saúde. Quando se elimina líquidos do corpo isso ajuda a eliminar sódio também, com isso a pressão arterial vai ficar controlada pois vai equilibrar o sal no organismo, ajuda também no tratamento de infecção de urina e quem tem problemas nos rins.
Auxilia no tratamento gástrico – Como ele possui uma grande quantidade de polifenóis importantes que funcionam desinflamando o organismo e aliviando a dor acaba ajudando no tratamento de doenças gastrointestinais, melhor dor de estômago e dores de gastrite. Ele ainda auxilia no tratamento de pessoas que têm problemas de fígado.
Trata doenças respiratórias – Ele com sua ação analgésica e anti inflamatória tem propriedades para ajudar quem sofre de problemas desse tipo, seja uma gripe, uma sinusite, dor de garganta ou qualquer outro tipo de inflamação.
Ação Analgésica – Já dissemos aqui que essa planta é capaz de ajudar na analgesia de pessoas com algum tipo de cor, ele acaba amenizando o desconforto e o sofrimento de quem sobre de diversos tipos de dores, como por exemplo pessoas com hérnia de disco ou com dores na coluna.
Controla a diabetes – Embora não exista nenhuma evidência científica em humanos desse poder, já existem estudos realizados em ratos de laboratório onde o extrato dessa planta ajudou no controle dos níveis de açúcar no sangue, exatamente por conta dos polifenóis encontrados nela.
Boca saudável – Sim, é possível manter a saúde bucal utilizando o barbatimão. Ele tem ação antibacteriana e também anti inflamatório e por isso pode prevenir uma série de doenças odontológicas. Além de prevenir, ela também pode tratar doenças como a gengivite, cárie e até problemas de mau hálito.
Prevenção do Vírus HPV – Realmente são necessários mais testes e estudos que comprovem a ação do barbatimão na prevenção dessa doença. Mas já é sabido na cultura popular que essa planta pode sim combater a infecção pelo HPV, o que também consequentemente ajuda a prevenir o câncer de colo de útero. Mais uma vez por conta do polifenol chamado tanino e outros antioxidantes que além da ação cicatrizante agem como antiviral, eles acabam por meio de uma ação própria eliminando o vírus do corpo.
Barbatimão na saúde da mulher – As mulheres podem se beneficiar demais dessa planta medicinal, pois por meio da ação antibacteriana, anti inflamatória e ainda cicatrizando pode ajudar a mulher a tratar diversas doenças, através de um simples banho de assento ele pode desinflamar e acabar as infecções ali existentes. Dessa forma o corrimento vaginal da mulher é tratado, mesmo que seja um corrimento simples ou até um corrimento mais sério como em caso de gonorreia por exemplo.