Framboesa, uma fruta pertencente ao gênero Rubus, também é da família Rosaceae. Essa frutinha contém vitamina C, ferro e antioxidantes. Em geral, é consumida fresca, em forma de geleia ou sorvete. Mas, mesmo o fruto sendo popular, você a árvore que a framboesa nasce?
A Descrição da Framboesa
A framboesa é uma pequena fruta arredondada que, dependendo da variedade, pode ter várias cores. Entretanto, a mais conhecida é avermelhada. Fácil de cultivar, geralmente frutificam no verão, mas existem variedades que frutificam no outono.
Essa fruta, além de ser bonita, é bastante confundida com o morango. Sem contar com a aparência externa, ainda possuem semelhanças por conta de seus grãos aglomerados. Seu aroma é muito agradável, não sendo novidade seu uso como aromatizante.
O melhor de tudo, é que o fruto não se mostra apenas gostoso, mas também extremamente saudável e benéfico para o corpo.
Afinal, qual a Árvore que a Framboesa Nasce?
Essa é uma dúvida que muitos têm, mas que está prestes a ter sua resposta. A árvore que a framboesa nasce é a framboeseira.
Este é um arbusto perene, com cerca de 40 a 60 cm de altura, que cresce em locais pedregosos de montanha e em terreno de granito. Como sistema radicular, essa árvore apresenta numerosas raízes finas e superficiais que nascem da coroa.
Na framboeseira encontra-se um caule subterrâneo e curto. Este emite estolões que são moderadamente fortes e abundantes em número, dependendo da variedade.
Essas hastes adquirem uma duração de dois anos. Em geral, durante o primeiro ano, sua função é o desenvolvimento vegetativo. Tanto por isso, apresentam uma coloração cinza-amarelada. No segundo ano, elas adquirem uma cor cinza e ficam coberta de espinhos. Estes florescem e frutificam, finalmente secando após o amadurecimento de seus frutos, sendo substituídos por novos.
As Folhas da Árvore que a Framboesa Nasce
A framboeseira possui folhas compostas, não processadas, com 3 a 7 folhetos, de acordo com o vigor da espécie.
Esses folhetos são ovais, mais ou menos:
- Alongados;
- Iluminados;
- Serrados;
- Verdes pela viga;
- Aveludados esbranquiçados na parte inferior;
- Com coluna frequentemente cheia de espinhos.
As Flores da Framboeseira
A framboeseira têm inflorescências terminais de até 10 flores. As flores individuais são pequenas, branco-esverdeadas ou rosa, fornecidas com um pedúnculo longo e espinhoso.
O cálice é formado por cinco sépalas longas e a corola por cinco pétalas decíduas. O androceu é composto por numerosos estames, e o gineceu, por vários pistilos completamente livres, inseridos em um receptáculo muito convexo.
Cada pistilo tem um ovário com uma célula que envolve um óvulo, a partir da qual se desenvolve uma pequena drupa. Esta, por sua vez, possui um núcleo muito pequeno.
A História da Árvore que a Framboesa Nasce
A árvore que nasce a framboesa apareceu pela primeira vez na história lá na Europa, no Monte Ida, na Grécia. Da península helênica, foi introduzida na Itália pelos romanos. De lá, espalhou-se para a Holanda e a Inglaterra, de onde seria levada para a América do Norte.
Mas essa é apenas uma das hipóteses expostas atualmente, já que outras teorias colocam a origem da framboeseira na Ásia. Outras delas apontam para a América do Norte como berço desta fruta.
As Propriedades Nutricionais da Framboesa
A framboesa tem muitas propriedades que podem ser usadas ao máximo para a saúde e o bem-estar do organismo. Ela possui um enorme efeito antioxidante que ajuda:
- A reduzir a velocidade do envelhecimento;
- A eliminar os radicais livres que são altamente prejudiciais ao corpo.
Tem uma ótima quantidade de vitaminas e minerais extremamente importantes na gravidez, como:
- Fósforo;
- Cálcio;
- Magnésio;
- Ácido fólico.
A fruta é muito rica em fibras que ajudam na constipação e no bom gerenciamento dos resíduos intestinais. E não há como deixar de comentar acerca da contribuição para o sistema circulatório e nervoso.
Com percentual baixo em termos de calorias, a framboesa se torna excelente para ser consumida por pessoas que fazem dieta. Com um valor nutricional muito alto, o fruto fornece vitaminas e minerais, além do ácido elágico. Esse é um polifenol muito necessário para a prevenção de tumores de câncer.
Propriedades Medicinais da Árvore que a Framboesa Nasce
As folhas da árvore que a framboesa nasce, ou framboeseira, servem para fazer infusões. O chá traz benefícios quanto a:
- Regulação e desconforto no ciclo menstrual;
- Auxílio na interrupção da diarreia e da constipação;
- Ação anti-inflamatória por conta da quantidade de tanino.
Além de tudo isso, a infusão auxilia no relaxamento dos músculos do corpo, especialmente nas mulheres. É também uma ótima aliada para ajudar nos momentos em que o estresse é abundante durante o dia a dia corrido.
A fruta framboesa é igualmente benéfica a um nível celular. Isso porque possui ações dentro do organismo como alimento nutricional rico em minerais e vitaminas. Os benefícios na pele se dão devido à presença de vitamina E, que faz a manutenção e a regeneração.
É importante ressaltar a grande quantidade de ácido fólico, ferro, zinco, magnésio, entre outros, é necessária na gestação. Isso porque ajuda e contribui com o necessário para o bom desenvolvimento do bebê.
Esta fruta funciona no organismo como:
- Um ótimo relaxante muscular;
- Um meio de prevenir vários tipos de câncer;
- Um meio de prevenir doenças cardiovasculares;
- Um poderoso anti-inflamatório natural, especialmente agindo na inflamação da bexiga e da uretra;
- Regulador da circulação sanguínea, bem como da pressão alta;
- Eliminador de toxinas nocivas para o corpo, especialmente nos rins e fígados, sendo uma espécie de “limpador de órgãos”;
- Auxiliador na prevenção de doenças degenerativas, especialmente aquelas nos olhos, como glaucoma ou catarata;
- Regenerador e contribuindo para o processo de constituição dos ossos e tecido muscular;
- Auxiliador na prevenção de sangramentos por conta do alto teor de vitamina K;
- Controlador de diabetes e níveis de açúcar no sangue;
- Auxiliador na eliminação de líquido corporal;
- Cicatrizante de feridas;
- Forte aliado para elevar as defesas, intensificando as funções imunológicas.
Gostou de conhecer a árvore que a framboesa nasce? Além de dar um fruto delicioso, a framboeseira oferece diversos benefícios para a saúde. Assim, para que mais pessoas saibam disso tudo, que tal compartilhar o artigo em suas redes sociais?