Hoje vamos falar um pouco mais sobre o Ipê Roxo, então se você gosta dessa árvore e gostaria de saber mais coisas sobre ela fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.
Essa é uma espécie da América do Sul, muito famosa por ser utilizada como madeira de lei e até para fins medicinais. Ela tem alguns nomes populares como ipê de minas, ipê una, ipê roxo de bola, piúva, piúva, pau d’arco, pau d’arco roxo, portanto você pode conhecer diversos nomes a depender da região.
Quando o Ipê Roxo Floresce?
O período do ano de floração é entre os meses de junho e novembro, iniciando pelas cores rosa e roxa, depois vem o amarelo e depois de tudo vem o branco. As flores caem em cerca de 1 semana, cobrindo o chão de um colorido encantador. O nome dessas árvores tem origem indígena tupi, tem como significado a palavra casca dura.
Qual é o Benefício do Ipê Roxo?
- Excelente para Imunidade – O Ipê Roxo promove uma ação anti inflamatória, atua também como analgésico, tem ação antiviral, também antifúngica, propriedade antioxidante, ação antibiótica e ação de inibição de tumores. No geral ela traz o benefício de fortalecer o sistema imunológico como um todo, acaba que o corpo está menos sujeito a sofrer com doenças, infecções e inflamações.
- Tem Ação Relaxante – Tem ação natural de relaxar e acalmar, esse chá colabora com a diminuição dos sintomas de ansiedade, depressão e estresse. Age naturalmente contra a insônia e traz um sono tranquilo e profundo. Também é eficaz na regeneração muscular depois das atividades físicas.
- Ação de Proteção ao Estômago – Tem ação cicatrizante, o chá de ipê roxo pode amenizar problemas estomacais, principalmente úlceras. A úlcera pode afetar a mucosa do estômago, do nosso esôfago, intestino delgado e traz muitos sintomas, esse chá colaborando na cicatrização traz bem estar.
Para Que Serve o Chá de Ipê Roxo?
Esse chá é feito utilizando a casca da árvore do ipê roxo, utilizado para tratar diversos tipos de inflamações.
O nome científico é Handroanthus impetiginosus, é conhecida também como uma espécie de Planta Alimentícia não convencional ou simplesmente Panc.
Ele é nativo do Brasil, especificamente da nossa mata atlântica, pode ser vista também no cerrado, sendo então originária no Acre, no Pará, no Piauí, no Ceará, no Maranhão, no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, na Bahia, no Mato Grosso do Sul, em Minas Gerais, no Goiás, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Como é comum na América do Sul, pode ser vista em países como Argentina, na Bolívia, na Colômbia, na Guiana Francesa, no Peru, no Paraguai, na Venezuela, no Suriname, em El Salvador, na Costa Rica, na Guatemala, na Nicarágua, em Honduras, no Panamá e no México.
Uso Medicinal no Chá de Ipê Roxo
Como já dissemos, esse chá traz uma série de benefícios, tratando diversas inflamações e infecções na sabedoria popular.
Em uma revista científica chamada Phytotherapy Research foi publicado um estudo a respeito do poder cicatrizando desse chá, descobriram que isso acontece graças a um extrato chamado etanólico que existe na casca dessa árvore, o resultado da pesquisa veio de encontro ao conhecimento popular.
Neste estudo foram realizados testes em ratos, neles foram induzidos o desenvolvimento de algumas doenças como úlceras estomacais, para eles foi oferecido o extrato etanólico da árvore do ipê roxo durante 7 dias, oferecido 2 vezes por dia.
No final desse período em nova análise foi observado uma redução de 50% das úlceras estomacais nos ratos que receberam esse extrato. Concluiu-se então ao final do estudo que o extrato etanólico encontrado na casca da árvore do ipê roxo contém significativa quantidade de “remédio” capaz de cicatrizar úlceras. Entenderam que isso acontece porque depois de medicado há um aumento do muco e também da proliferação celular, isso demonstra a eficácia segura deste composto para este tipo de tratamento.
Em um jornal chamado Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) foi publicada outra pesquisa que entende esse componente como eficiente em acabar com um tipo específico de célula cancerígena.
Os pesquisadores apresentaram o componente Beta-lapachona, este é um componente da casca dessa árvore, inclusive é um potencial composto para se utilizar em tratamentos de câncer de pulmão.
Como Fazer o Chá de Ipê Roxo
Quando se fala em chá medicinal a maior parte das pessoas já pensa na infusão das flores, mas nesse caso o chá é feito com a casca da árvore.
Para fazer esse chá você deve:
- Ferver 1 litro de água;
- Assim que começar a ferver essa água você pode adicionar 2 colheres de sopa da casca de árvore do ipê roxo;
- Então desligue o fogo;
- Tampe o recipiente em seguida, ela deve descansar por pelo menos 10 minutos.
- Depois de pronto a indicação é tomar de 2 a 3 xícaras durante o seu dia.
Cuidados
Muita atenção, não pegue a casca de um ipê roxo que você encontrou na rua, você pode matar a árvore. Dê preferência para adquirir em lojas de produtos naturais.
Atenção também aos possíveis efeitos colaterais e contra indicações, algumas pessoas mais sensíveis podem ter vômitos ou náuseas.
Esse chá também é contraindicado para mulheres grávidas, mulheres que estejam amamentando ou pessoas em geral que utilizam anticoagulantes. Esses pacientes que fazem uso de anticoagulantes podem ter o seu efeito potencializado com o chá, mas nada mais seguro do que consultar o seu médico.
Formas de Consumir e Dosagens
- O chá dessa planta é recomendado o consumo de 1 a 3 xícaras no dia;
- O Extrato líquido é recomendado de 0,5 a 2 gotas por kg de peso ao dia, sempre dividido em 3 vezes;
- Quem prefere a tintura pode consumir de 2 a 4 gotas por kg de peso no dia, também dividido em 3x;
- Pó encapsulado, consumir de 300 a 500 mg de duas a três vezes por dia;
- Extrato seco encapsulado, consumir de 200 a 300 mg, dividido de duas a três vezes por dia.
Muito cuidado com os excessos, e consumo prolongado.