Hoje vamos falar um pouco mais sobre grama, se você adora um gramado verdinho e macio este post é para você. Fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.
A grama faz parte de uma grande família de plantas que não duram mais de um ano, chamada de Poaceae. Elas possuem folhas afiladas e alongadas, tem raízes rasteiras e o caule vazio. Podemos encontrar diversas espécies dela por aí, são aproximadamente 1000 espécies, dentro dessas temos cerca de 650 gêneros. Essas podem ser de ciclo de vida longo ou curto, podem possuir o caule em forma de raiz ou ou se espalham pelo solo o cobrindo totalmente, grande parte delas possuem flores.
Qual a Grama Mais Usada para Jardim?
Agora que entendemos mais um pouco sobre a grama, chegou na hora de escolher a grama perfeita para o jardim da sua casa. Não é uma escolha fácil, pois existem uma infinidade de espécies. Por isso, separamos uma lista com algumas espécies mais utilizadas em áreas externas e as mais procuradas pelas pessoas.
Grama Silvestre
O nome científico é Zoysia japonica, dentro todas as gramas essa é a mais famosa na hora da escolha. Ela é bem fina e estreita, além disso tolera bem o calor. A manutenção dessa espécie é muito simples.
Grama Veludo
O nome científico é Zoysia tenuifolia, essa grama é bem procurada para locais onde não passam muitas pessoas frequentemente, elas ficam lindas em jardins, possuem um aspecto realmente avelulado bem bonito. Por outro lado tem baixa resistência, a manutenção dela consiste em adubar de 6 em 6 meses.
Grama Sempre Verde
O nome científico é Axonopus Compressus, pode ser confundida com a grama batatais. São muito utilizadas em jardins aqui em nosso país, elas apresentam folhas mais largas que as outras. Essa espécie já exige uma certa manutenção, elas crescem rápido demais, por isso a poda precisa ser frequente, de 15 em 15 dias geralmente, pode pode ser preciso fazer antes. Ela tolera bem os climas quentes, mas também pode resistir ao frio.
Grama Seda
Nome científico Cynodon dactylon, essa é a espécie que podemos observar em campos de golfe e de futebol. Ela é muito famosa entre os brasileiros, ela é linda, mas exige uma série de cuidados especiais para estar sempre bonita. Fuja de lugares com sombra, ela precisa de sol e é bem resistente.
Grama Matogrosso
Nome científico Paspalumnotatum, é uma espécie de grama ornamental muito comum em jardins de parques urbanos. São muito utilizadas especialmente por sua resistência a pragas e principalmente a pessoas pisando em cima frequentemente. Essa é uma ótima pedida, fácil manutenção e uma beleza ímpar.
Grama Zeon Zoysia
Nome científico – Zoysia matrella, mas um tipo de grama bem bonito e que vale a pena. Fica linda em grandes espaços externos. É possível observar que o gramado que ela forma é mais abundante e possui uma coloração mais escura que outras espécies.
Grama Americana
Nome científico Zoysia matrella essa é uma grama muito gostosa de tocar. Se dão super bem em locais onde bate bastante sol, possui folhas bem mais afiladas do que outras espécies de grama. O gramado fica denso e com uma cor intensa.
Grama Inglesa
Nome científico Stenotaphrum secundatum, essa é uma grama nativa da América do Sul. As suas folhas são bem lisas e possuem uma coloração intensa de verde. São bem resistentes a diversos tipos de pragas. São muito utilizadas em casas de praia, e apreciam meia sombra.
Trouxemos aqui algumas espécies mais conhecidas e escolhidas na hora de fazer um jardim em casa. Mas saiba que você precisa conhecer o clima de onde você mora antes de fazer essa escolha, pesquise e pergunte antes para o vendedor se a grama que você gostou é uma boa opção para o que você precisa.
Tudo Sobre Grama
Agora vamos te ajudar a saber escolher a grama, afinal você precisa saber qual é a melhor no seu caso. Por isso estamos aqui para te ajudar nessa tarefa.
É bem comum que as pessoas procurem a grama mais fácil de manter, afinal manutenção fácil é o que todo mundo quer.
Podemos considerar uma grama de fácil manutenção uma grama que cresce pouco, por isso a grama sempre verde é muito procurada. Essa espécie cresce pouco e por isso não vai precisar ser aparadas frequentemente, fica perfeita em jardins, gramados residenciais entre outras.
Essa espécie especificamente vai crescendo cobrindo o chão, por isso é um gramado que fica completamente coberto e bem cheio. É um tipo bem resistente a pragas, sem contar que é bem fácil de ser cultivada, tolerando o sol pleno e também locais com sombra.
Uma questão importante é sobre o preço do m2 da grama. Elas são vendidas dessa forma, o valor mais em conta no mercado se inicia em R$4,25 o m2, aqui estamos falando da grama silvestre. Quando você buscar gramas mais caras os valores podem começar em R$9,35 o m2, é o caso da grama veludo. Tem grama para todos os gostos e bolsos.
Outro ponto é sobre a rega, por isso você deve procurar pela grama que precisa de menos água. Então opte pela grama silvestre.
Essa é a espécie mais comum utilizada aqui no nosso país, possui folhas afiladas. Se você mora em um local onde faz muito valor vai se dar bem com ela, ela tolera bem o sol e aguenta alguns dias sem água.
Antes de plantar o seu gramado, você precisa preparar o solo. Então molhe o solo antes de plantar, isso vai ajudar que ela enraíze mais facilmente e forme lindos tapetes, basta plantar uma placa pertinho da outra.