A ureia é um ativo muito poderoso usado nos mais diversos tipos de formulações de cosméticos para a pele. Ela atravessa a camada de células mortas da pele e a penetra profundamente, mantendo a pele hidratada, macia e refinada. Apesar de tamanha vantagem para a pele, muita gente fica com o pé atrás quando se fala em ureia em hidratantes, por isso, vamos falar um pouco mais sobre ela e quais seus efeitos. Acompanhe.
O Que É A Ureia? Qual Sua Função Nos Cremes?
A ureia é um composto ou componente orgânico. Esse composto faz parte do NMF – fator natural de hidratação, do manto hidrolipídico da pele, além de possuir ação antibacteriana e queratolítica. A ureia atua solubilizando as proteínas e quando aplicada regularmente, aumenta, na pele, a habilidade de retenção de água. Ela também apresenta ação hidratante e descamativa quando aplicada topicamente. No fator natural de hidratação, a concentração de ureia pode variar entre 4% a 7%.
A principal função da ureia em cremes é a ação hidratante, queratolítica e também bacteriana. Como é usada em várias concentrações, que variam entre 2% até 40%, ela ainda possui muitas outras funções. As formulações com até 2% de ureia podem ser usadas para limpar e estimular a cicatrização de ferimentos, além de ser usada como compressa neles
Os produtos que possuem de 3% a 10% de ureia em sua composição, são utilizados para o tratamento de diversas condições dermatológicas. Desses, a maioria tem o ressecamento da pele como fator desencadeante de lesões como eczema, psoríase e dermatite atópica, ou apenas coceira.
Produtos com 20% de ureia ou mais em sua composição são mais utilizados como queratolítico, no tratamento de lesões mais ásperas como as que existem nos joelhos, pés e cotovelos.
Como a ureia tem boa capacidade de retenção de água, torna-se um excelente hidratante e seus efeitos são visíveis em apenas algumas horas após a aplicação. Em formulações com 10% do composto é possível observar melhoras na textura da pele, bem como a diminuição de fissuras na pele e ressecamento, principalmente nos pés e nas mãos.
Vantagens Do Uso De Cremes Com Ureia
Como possui uma poderosa ação hidratante e ainda é de baixo custo, a ureia passou a ser um ativo muito utilizado nas formulações de produtos para a pele. Veja algumas de suas principais vantagens.
Controla A Oleosidade Da Pele Mista
Peles mistas apresentam poros dilatados, como as do nariz, do queixo e da testa, desse modo, a oleosidade é maior nessas áreas. Por isso, quando são usados cremes com menor concentração de ureia, estes auxiliam na diminuição da oleosidade. Já quando são aplicados produtos com maior concentração de ureia o efeito é contrário, aumentando a oleosidade e o surgimento de acne.
Combate A Pele Seca
Sua grande propriedade hidratante é ótima para o tratamento de pele seca, pois mantem a pele hidratada por muito mais tempo devido suas características. Além disso, a ureia ajuda a estimular a produção de colágeno, melhora a aparência da pele e diminui as fissuras advindas do ressecamento. Porém, é preciso estar atento a quantidade de ureia na composição, que deve ser de 3% a 10% para que se possa obter os resultados necessários.
Esfoliação De Peles Oleosas
Peles oleosas podem receber a aplicação de cremes com mais de 20% de ureia. Nesse caso, a grande concentração da substância faz com que a função hidratante seja substituída por uma espécie de esfoliação, quebrando as células da pele, dando uma textura melhor e removendo a oleosidade.
Formas De Uso E Efeitos
A ureia é utilizada em todo o mundo, sendo aplicada em diversas formulações, como:
- Cremes
- Loções
- Hidratantes para o corpo
- Cremes para as mãos
- Cremes para os pés
- Manipulados para tratar psoríase
Cremes à base de ureia podem ser usados até duas vezes ao dia, conforme o ressecamento da pele. O ideal é utilizar de preferência à noite, logo após o banho e, se necessário, reaplicar pela manhã.
Antes de usá-lo no rosto é importante verificar se o creme é indicado para essa região, pois ela é bem mais sensível e nem todos os cremes de ureia podem ser aplicados. Prefira cremes próprios para essa região para evitar reações alérgicas e hipersensibilidade. Melhor ainda é consultar um especialista antes de utilizar os produtos.
Dentre os resultados e efeitos que a utilização de cremes com ureia trás, estão a melhora no brilho e elasticidade da pele e principalmente a hidratação. Além disso, eles podem aliviar sintomas como coceiras, ligados a falta de hidratação cutânea, frequente entre os idosos, devido a pele mais fina, áspera e seca.
Reações E Contraindicações
Dentre as reações que o uso de produtos com ureia pode causar, podemos citar:
- Reação de tecidos cutâneos e subcutâneos, onde é possível acontecer uma irritação no local, principalmente em casos de tratamento de doenças inflamatórias.
- Reação do sistema imune, causando a hipersensibilidade.
Essas reações ainda incluem vermelhidão na pele, coceira e erupções e sensação de queimação na pele. Nesses casos, o uso deve ser suspenso.
Apesar de eficaz, nem todas as pessoas podem usar cremes com ureia na composição. Como a substancia tem alta irritabilidade, ela pode causar diversas reações, principalmente em peles mais sensíveis. Além disso, oferece grandes riscos ao desenvolvimento do bebe, quando é utilizada por gestantes ou por quem está amamentando.
Em todos os casos, o dermatologista é o profissional correto para orientar ou não o uso desses produtos, bem como definir o percentual da ureia a ser utilizada, de acordo com a área a ser tratada e a finalidade o tratamento.