As rosas são algumas das mais belas flores existentes. Você chegou aqui se perguntando qual é a flor que mais exalta a beleza, o amor, o capricho, certo? E, qual além da rosa pode exprimir isso com maior perfeição?
Ela é charmosa, rica em beleza e atrai olhares independente do lugar de onde esteja plantada.
Conheça aqui algumas curiosidades sobre a flor, além de ler um pouco sore a história desta magnífica planta. Está preparado para se apaixonar? Continue com a leitura deste artigo! Todas as informações que você precisa se encontram logo abaixo!
Curiosidades Sobre as Rosas
Os humanos começaram a cultivar rosas apenas cerca de 5.000 anos atrás, na China e no Extremo Oriente. Mas eles têm sido usados e apreciados por humanos por muito mais tempo do que isso.
Múmias egípcias antigas foram descobertas usando grinaldas de rosas. Foram encontrados restos de rosas fossilizados que datam de 35 milhões de anos.
Uma roseira floresce na parede da Catedral de Hildesheim na Alemanha. Começou a crescer na mesma época em que a igreja foi construída, por volta de 1010, tornando-a a roseira viva mais antiga do planeta.
No início de 1800, a imperatriz Josephine da França projetou o primeiro “jardim de rosas” dos dias modernos. Ela tinha um objetivo elevado – uma amostra de todas as variedades de rosas do mundo.
Seus jardins no castelo de Malmaison abrigavam 250 variedades de rosas – ajudadas por uma ordem permanente da Marinha Francesa para confiscar quaisquer plantas ou sementes de rosas encontradas em navios inimigos.
O jardim de Josephine fez a rosa crescer e colecionar muito popular na Europa Ocidental. Em meados do século XIX, os jardineiros descobriram como cruzar rosas, para combinar, por exemplo, a cor de uma rosa com a do coração de outra.
Mais Curiosidades
A primeira grande rosa híbrida: “La France”, desenvolvida pelo produtor Jean-Baptiste Andre Guillot em 1867. Hoje existem mais de 10.000 variedades de rosas híbridas.
Embora provavelmente não tenha todas as rosas do mundo, a Josephine’s foi a maior coleção de rosas do mundo até a abertura e o rápido crescimento do Europa-Rosarium em Sangerhausen, na Alemanha, em 1902. Em 2013, abrigava 75.000 rosas variedades.
A maior roseira do mundo fica em Tombstone, Arizona. É uma “Lady Banks” branca plantada em 1886. Seu tronco tem seis pés de diâmetro e seus galhos formam um dossel que cobre quase 9.000 pés quadrados.
Um dos jardins de rosas mais famosos do mundo é o Jardim de Rosas da Casa Branca, local para discursos, conferências de imprensa e entretenimento para convidados importantes.
Nem sempre esteve lá. A Casa Branca tinha uma estufa de vidro no século XIX, onde flores e frutas eram cultivadas.
Ele caiu em desuso em 1900 e foi removido em 1902, levando a primeira-dama Edith Roosevelt a instalar um jardim perto do Salão Oval. Foi convertido em um jardim de rosas estritamente em 1913 pela primeira-dama (e arquiteta paisagista) Edith Wilson.
A História das Rosas
As rosas têm uma história longa e colorida. Eles têm sido símbolos de amor, beleza, guerra e política.
Segundo a evidência fóssil, a rosa tem 35 milhões de anos. Na natureza, o gênero Rosa possui cerca de 150 espécies espalhadas por todo o Hemisfério Norte, do Alasca ao México e incluindo o norte da África. O cultivo de rosas no jardim começou há cerca de 5.000 anos, provavelmente na China.
Durante o período romano, as rosas foram cultivadas extensivamente no Oriente Médio. Eles eram usados como confetes nas celebrações, para fins medicinais e como fonte de perfume. A nobreza romana estabeleceu grandes jardins de rosas públicos no sul de Roma. Após a queda do Império Romano, a popularidade das rosas parecia aumentar e diminuir, dependendo das tendências de jardinagem da época.
Durante o século XV, a rosa foi usada como símbolo para as facções que lutavam pelo controle da Inglaterra. A rosa branca simbolizava York e a rosa vermelha simbolizava Lancaster, como resultado, o conflito ficou conhecido como “Guerra das Rosas”.
As rosas estavam em tão alta demanda durante o século XVII que a realeza considerava rosas ou água de rosas como curso legal e eram frequentemente usadas como escambo e para pagamentos. A esposa de Napoleão, Josephine, estabeleceu uma extensa coleção de rosas no Chateau de Malmaison, uma propriedade a 11 quilômetros a oeste de Paris no século XIX.
Este jardim tornou-se o cenário do trabalho de Pierre Joseph Redoute como ilustrador botânico. Em 1824, ele completou sua coleção de aquarela “Les Rose”, que ainda é considerada um dos melhores registros de ilustração botânica.
Não foi até o final do século XVIII que as rosas cultivadas foram introduzidas na Europa a partir da China. A maioria das rosas dos tempos modernos remonta a essa linhagem.
Continuando a História
Essas introduções foram bloomers repetidos, tornando-os incomuns e de grande interesse para os hibridizadores, preparando o terreno para o trabalho de criação com rosas nativas para selecionar resistência e uma longa estação de floração. Muitos desses esforços iniciais de criadores de plantas são de grande interesse para os jardineiros de hoje.
As rosas estão mais uma vez desfrutando de um ressurgimento na popularidade, especificamente, rosas de arbusto e rosas de jardim antigas.
Os jardineiros percebem que essas rosas se encaixam no estilo de vida dos jardineiros de hoje que desejam rosas que não são tão exigentes em relação ao controle de doenças, oferecem excelente qualidade floral, têm excelente resistência ao inverno e se encaixam em bordas de arbustos e jardins perenes sem parecer fora de lugar.
Para ter sucesso no cultivo de rosas nos jardins do Centro-Oeste, é preciso estar ciente de algumas considerações básicas.
A atenção à seleção de plantas, um conhecimento básico da grande variedade de classes disponíveis, informações básicas sobre cultura e informações sobre possíveis doenças e problemas com insetos serão um longo caminho para tornar as rosas uma adição agradável ao jardim.
Esperamos que este pequeno guia sobre jardinagem de rosas ajude a resolver algumas das confusões sobre rosas e incentive você a incluir uma ou mais dessas plantas em seu jardim.
O que achou de todas essas informações? São bem legais né? Esta é a história de uma das mais belas flores existentes!