A diferença entre champignon e cogumelo é que a expressão champignon se refere ao cogumelo Agaricus bisporus, a espécie de cogumelo mais comumente usada na culinária, enquanto a expressão genérica cogumelo se refere a qualquer corpo carnoso de frutificação fúngica tipicamente produzida acima do solo, no solo ou em suas fontes de alimentos (como madeira em decomposição).
Qual a Diferença Entre o Cogumelo e o Champignon?
Cogumelo, é o conspícuo corpo de frutificação (esporóforo) de certos fungos, normalmente da ordem Agaricales no filo Basidiomycota, mas também de alguns outros grupos. Popularmente, o termo cogumelo é usado para identificar os esporóforos comestíveis; o termo cogumelo venenoso é frequentemente reservado para esporóforos não comestíveis ou venenosos. Entretanto, não há distinção científica entre os dois nomes, e ambos podem ser adequadamente aplicados a qualquer estrutura de frutificação de fungos carnudos. Em um sentido muito restrito, o cogumelo indica o fungo comestível comum dos campos e prados (Agaricus campestris). Uma espécie muito intimamente relacionada, Agaricus bisporus, é o champignon cultivado comercialmente e visto nos mercados.
Características dos Cogumelos
Os esporóforos em forma de guarda-chuva são encontrados principalmente na família agárica (Agaricaceae ), cujos membros apresentam brânquias finas e parecidas com bolhas, na parte inferior da tampa da qual os esporos são derramados. O esporóforo de um agaricáceo consiste em uma tampa (stackus) e um caule (stipe). O esporóforo emerge de uma extensa rede subterrânea de fios (micélio). Um exemplo de um agaricáceo é o cogumelo de mel (Armillaria mellea ). Os micélios de cogumelos podem viver centenas de anos ou morrer em alguns meses, dependendo do suprimento de comida disponível . Enquanto o alimento estiver disponível e a temperatura e a umidade forem adequadas, um micélio produzirá uma nova safra de esporóforos a cada ano durante sua estação de frutificação.
Os corpos frutíferos de alguns cogumelos ocorrem em arcos ou anéis chamados anéis de fadas. O micélio começa com um esporo caindo em um local favorável e produzindo cordões (hifas) que crescem em todas as direções, formando eventualmente um tapete circular de fios de hifas subterrâneos. Corpos frutíferos, produzidos perto da borda deste tapete, podem ampliar o anel por centenas de anos.
Variedades de Cogumelos
Alguns cogumelos pertencem à ordem Boletales , que apresentam poros em uma camada facilmente destacável na parte inferior da tampa. Os agaricáceos e boletales incluem a maioria das formas conhecidas como cogumelos. Outros grupos de fungos, no entanto, são considerados cogumelos, pelo menos por leigos. Entre estes estão os hinos ou cogumelos ouriços, que possuem dentes, espinhos ou verrugas na parte inferior da tampa (por exemplo, Dentinum repandum , Hydnum imbricatum) ou nas extremidades dos galhos (por exemplo, H. coralloides , Hericium caput-ursi).
Outras formas incomuns, não estreitamente relacionadas aos cogumelos verdadeiros, mas frequentemente incluídas neles, são os fungos de geléia (espécie Tremella), o fungo da orelha ou a orelha do judeu (Auricularia auriculara-judae) e a trufa comestível .
Toxinas dos Cogumelos
O envenenamento por cogumelos selvagens é comum e pode ser fatal ou produzir apenas distúrbios gastrointestinais leves ou reação alérgica leve. É importante que todos os cogumelos destinados à alimentação sejam identificados com precisão.
Agaricus Bisporus originou-se nas pastagens da América do Norte e Europa. Ao crescer em um habitat natural, o cogumelo parece marrom acinzentado. Quando jovem, sua tampa é hemisférica. No entanto, ela se achata à medida que cresce. Muito cuidado deve ser tomado ao escolher cogumelos, especialmente na natureza. O cogumelo comum não deve ser confundido com o anjo destruidor, muito perigoso e venenoso. As principais características distintivas entre os dois são a cor das brânquias e a base do cogumelo. Enquanto as brânquias do cogumelo assassino são suspeitamente brancas como a neve, as do Agaricus Bisporus são rosa ou marrons. Também na base do cogumelo, o cogumelo venenoso tem uma xícara ou volva, enquanto o cogumelo comum não.
Comer o cogumelo cru é desencorajado por causa da presença de derivados de hidrazina cancerígenos, embora em pequenas quantidades. Esses derivados não saudáveis são reduzidos significativamente por cozimento.
Benefícios no Consumo de Champignon
O cogumelo comestível (champignon) é livre de colesterol e contêm pequenas quantidades de aminoácidos essenciais e vitaminas do complexo B. No entanto, seu principal valor é como um alimento especial, de sabor delicado, sutil e textura agradável. Em peso fresco, o champignon cultivado comercialmente tem mais de 90% de água, menos de 3% de proteína, menos de 5% de carboidratos , menos de 1% de gordura e cerca de 1% de sais e vitaminas minerais. Agaricus Bisporus tem quantidades substanciais de vitamina D, o que é bom para sua saúde.
Este cogumelo também contém potássio e sódio. O corpo requer potássio no processamento de carboidratos e proteínas de diferentes maneiras para construir músculos. Também desempenha um papel na maneira como o coração funciona. Também regula a base ácida e contribui para a saúde geral do corpo. Além do cogumelo Agaricus Bisporus , o potássio também está presente em carnes, peixes, soja e vegetais.
O potássio é uma necessidade no organismo e, portanto, sua deficiência pode causar doenças diferentes. Quando o potássio fica aquém, a pressão arterial aumenta levemente, os batimentos cardíacos ficam anormais e os músculos do corpo ficam fracos. Esta condição é descrita como hipocalemia . Pode ser causado por medicamentos para o coração, consumo excessivo de laxantes e outros fatores.
A condição inversa também não é boa. Quando o potássio é excessivo em seu corpo, sua frequência cardíaca se torna perigosamente irregular. Isso pode ser causado por uma infecção grave no corpo, incapacidade do rim de funcionar corretamente ou alguns outros fatores. Esta condição é conhecida como hipercalemia . Em ambas as situações, uma pessoa precisa de uma verificação adequada pelo médico.
O sódio é muito útil no organismo. Quando é derivado de alimentos naturais, é melhor. Isso ocorre porque é recebido em sua forma mais pura e, se exceder o nível exigido pelo corpo, ele poderá liberar a quantia extra facilmente. Essa expulsão do excesso de sódio do corpo é feita através dos rins. O sódio é responsável por regular a quantidade de água no corpo. Esta função é importante para o sistema funcionar bem. Para que o cérebro funcione corretamente, e todas as outras funções do corpo sejam normais, o sódio deve estar em seu nível adequado.
Ter excesso de sódio no corpo é chamado hipernatremia, enquanto ter muito pouco é chamado hiponatremia . A perda de fluidos corporais por diarreia ou vômito pode causar hipernatremia. Beber pouca água e a prevalência de doença renal também podem levar a essa condição.