A soja é muito importante para o Brasil, pois compõe de maneira muito central a pauta de exportações do país e ainda permanece como o grande item de desenvolvimento da região Centro-Oeste do Brasil, que gira em torno desse grão. Já para efeito mais prático relacionado à alimentação, o consumo da soja está presente na nossa rotina diária, mesmo que não notemos isso. Muitos sucos de caixa, por exemplo, contêm soja ou leite de soja.
Assim, há mais de 20 anos a soja continua como o principal meio de vida para os produtores rurais e nada indica que esse posto será perdido logo, já que a produção continua crescendo e segue com muitos interessados na compra. Logo, a soja deve seguir como algo muito importante para todos nós pelos próximos anos.
As Características da Soja
Todo esse cenário aumentou e fez crescer os estudos a respeito da soja e dos seus benefícios para a saúde humana, que são muitos e ajudam diretamente a prolongar a qualidade de vida de muitas pessoas. Assim, a soja oferece muitos detalhes vantajosos, tanto em comparação com alimentos de origem vegetal quanto se comparada a alimentos de origem animal.
Entre outros fatores positivos, a soja é responsável por diminuir ativamente o colesterol, ajudar no tratamento de sintomas negativos da menopausa feminina e ajudar na manutenção do peso corporal. Todos esses benefícios mostram muito bem como a soja é importante para a saúde e pode ser uma aliada na luta contra diversas doenças e muitos problemas.
Uma boa maneira de entender os benefícios da soja, portanto, é comparar o alimento a outros. Quando comparada com o feijão e a lentilha, por exemplo, a soja apresenta muitas proteínas a mais e muitas gorduras boas. A grande quantidade de proteínas, por exemplo, faz da soja uma grande substituta da carne de origem animal no prato dos brasileiros que não consomem proteína animal.
Além disso, a presença de gorduras boas faz com que a soja seja mais eficiente para o corpo humano do que os carboidratos, por exemplo, que têm poucas gorduras boas, preenchem mais espaço no estômago e somam poucas substâncias realmente positivas para quem os consome.
Além disso, a soja possui caráter antioxidante. Assim, ao ingerir soja e seus derivados você estará certamente se blindando contra a reprodução lenta das suas células, que passam a trabalhar de maneira mais adequada quando ativadas pelas substâncias presentes na soja. Isso faz com que uma ferida possa ser curada mais rapidamente, por exemplo, e com que o seu corpo saiba lidar melhor com os agentes infecciosos que podem surgir.
Porém, você já parou para pensar qual é a densidade de um grão de soja? Será que é muito elevada? Essas e outras respostas poderão ser vistas logo adiante.
Portanto, veja abaixo mais informações e características da soja, entendendo melhor as principais características do grão e qual a densidade de um grão de soja.
Qual a Densidade do Grão de Soja?
Estudos realizados em 2006, ou seja, há mais de 10 anos, tiveram como base de pesquisa a densidade do grão de soja e sua relação com o corpo humano. Assim, foi possível chegar a respostas muito satisfatórias e bastante curiosas. A partir desse estudo, por exemplo foi descoberto que a densidade do grão de soja aumenta conforme diminui o número de grãos por planta.
Logo, a relação entre a densidade e o número de grãos em uma planta é inversamente proporcional, o que ajuda a realizar ainda mais experimentos e a saber o que manipular para ter grãos mais densos, por exemplo.
Assim, a densidade do grão de soja acabou ficando entre 774,5 a 811,1 kg/m³ segundo o estudo, que teve participação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária). Já o farelo do grão de soja é muito mais leve e fica em algo em torno dos 250kg/ m³.
O estudo teve como objetivo identificar as variáveis da soja conforme alterações na densidade. Seus resultados foram muito importantes para a evolução do conteúdo e para o debate sobre a melhora da produção no Brasil. Depois dessa pesquisa, muitas outras foram incentivadas e atualmente o assunto conta com inúmeros dados e muita base científica disponível.
Relação Produtividade x Área da Soja no Brasil
A relação produtividade x área é algo muito importante no momento de medir o quanto uma fazenda está funcionando ou o quanto determinada cultura agrícola está indo. Logo, uma maior produtividade significa que a aera está sendo mais bem aproveitada e que a produção está no caminho adequado para aumentar cada vez mais o faturamento e devastar cada vez menos o ambiente natural.
Pois, como se sabe, quanto mais áreas são necessárias para realizar o plantio de soja, mais florestas e espaços naturais são destruídos. Essa é uma relação clara, que está sendo melhorada com a maior atenção dos grandes produtores nacionais à produtividade.
Assim, calcula-se que o Brasil esteja no caminho certo para evoluir ainda mais a sua produtividade nos próximos anos e décadas, o que certamente fará com que o país siga muito importante para a economia agrícola mundial e tornará a agricultura nacional cada vez mais em conexão com o desenvolvimento sustentável.
Todos esses fatores são muito importantes para o país e para os profissionais da agricultura que plantam soja, já que ambos fazem com que a produção se eleve e com que as pessoas vivam cada vez melhor.
A Composição Química da Soja
A composição química da soja não é muito variada, mas possui alta concentração de alguns elementos muito importantes para a saúde humana. Carboidratos, lipídeos e proteínas dominam a composição do grão de soja, que naturalmente se torna muito produtivo para a retenção de gordura corporal do tipo boa e para a retenção de proteínas, por exemplo.
A produção de proteínas, em especial, é particularmente importante para o nosso corpo. Isso porque as proteínas são responsáveis por diversas movimentações de nutrientes pelo corpo e desencadeiam inúmeras reações no organismo, sendo essenciais para a vida.
Veja abaixo os índices de concentração das principais substâncias no grão da soja.
- Proteínas – 40% a 45%;
- Lipídeos – 15% a 20%;
- Carboidratos – 30% a 35%.