Você gosta de aspargos e alho? Que tal alho-poró? O que é um alho-poró, mesmo? Bem, é um dos deliciosos legumes desta lista de caules comestíveis e bulbos que preparamos para você.
Estas são plantas que se pode consumir, nas quais as folhas, caules, flores ou raízes se tornaram ingredientes deliciosos de vários pratos. Aposto que você nunca pensou que estivesse comendo um caule, não é mesmo? Bom, mas já deve ter consumido uma grande gama dessa parte vegetal.
Neste artigo, preparamos uma listagem com esses tipos de alimentos que não podem faltar na cozinha. Alguns são mais consumidos do que os outros, sendo possível até você estranhar determinados nomes. Entretanto, o sabor é garantido para todos.
Algumas Considerações Iniciais
Antes de darmos início à listagem verdadeiramente surpreendente, deve-se considerar uma questão: a palavra vegetal é baseada na tradição culinária. Não é científica.
As plantas comestíveis, tradicionalmente usadas para fazer pratos salgados, são normalmente consideradas vegetais. Dito isto, alguns vegetais também são usados ocasionalmente para fazer pratos doces. O que manda é a criatividade na hora de cozinhar!
Enquanto alguns caules comestíveis desta lista podem ser consumidos crus, na maioria das vezes, eles são cozidos. Portanto, se você é vegetariano, vegano ou apenas um carnívoro que quer se alimentar melhor, aproveite este artigo cheio de exemplos de vegetais de bulbos e caules.
A Importância Econômica dos caules
Existem milhares de espécies de plantas cujos caules têm usos econômicos. Eles fornecem algumas das principais culturas básicas, como a da batata. Os caules da cana-de-açúcar são uma importante fonte alimentar.
Os caules comestíveis mais comuns são:
-
Aspargos;
-
Brotos de bambu;
-
Couve-Rábano;
Entre outros.
Como especiaria, podemos citar a canela, que o a casca do caule de uma árvore. A goma arábica é um importante aditivo alimentar obtido dos troncos das árvores de acácia do Senegal. O chicle, principal ingrediente da goma de mascar, é obtido a partir de caules também.
Outras Opções
Os medicamentos obtidos dessa parte das plantas também é comumente usado. Um bom exemplo é a cânfora destilada da madeira de uma árvore do mesmo gênero que fornece a canela.
O âmbar é a seiva fossilizada dos caules. É comumente usado para fabricação de joias e pode conter animais antigos, sabia? As resinas da madeira de coníferas são utilizadas para produzir terebintina e resina.
Alguns tipos de caules são frequentemente usados como cobertura morta, em meios de cultivo para plantas de vasos e determinados jardins. Também pode se tornar o habitat natural de muitas espécies de animais.
Algumas plantas ornamentais são cultivadas principalmente por seus caules atraentes, por exemplo:
-
Ramos trançados de salgueiro;
-
Casca de bordo;
Entre muitos outros.
O Que São Caules Comestíveis?
Os caules de plantas comestíveis são uma parte das plantas que são consumidas pelos seres humanos. A maioria dos integrantes do reino vegetal é composta de:
- Caules;
- Raízes;
- Folhas;
- Flores;
- Frutos;
- Sementes.
Outros Exemplos:
Os seres humanos geralmente comem:
-
Sementes, por exemplo, milho, trigo;
-
Frutas, por exemplo, tomate, abacate, banana;
-
Flores, por exemplo, brócolis;
-
Folhas, por exemplo, alface, espinafre e couve;
-
Raízes, por exemplo, cenoura, beterraba;
-
Caules, por exemplo, aspargos, gengibre.
As Funções dos Caules
Os caules das plantas têm uma variedade de funções. Eles suportam todo o vegetal e têm brotos, folhas, flores e frutos. Também são uma conexão vital entre folhas e raízes.
São eles que conduzem água e nutrientes minerais através do tecido xilema das raízes (para cima. Sem contar que fazem parte do transporte de compostos orgânicos do tecido floema (em qualquer direção) dentro da planta.
Os meristemas apicais, localizados na ponta do rebento e nos brotos axilares no caule, permitem que as plantas aumentem em comprimento, superfície e massa. Em alguns casos, como os dos cactos, os caules são especiais para fotossíntese e armazenamento de água.
Os Caules Modificados
Os caules modificados estão localizados acima do solo, mas existem alguns que podem ser encontrados abaixo também. O caule que fica acima do nível da terra é o filoide, estolão, corredor ou espora. O que fica no nível abaixo é o cormo, rizoma e tubérculo.
Descrições Gerais dos Caules das Plantas Comestíveis
Aspasgos
A porção comestível são os caules que emergem rapidamente e que surgem das coroas. Tem o nome científico de Asparagus officinalis e é melhor consumido quando a ponta ainda está bem fechada.
Bambu
Os caules comestíveis dessa planta são as partes mais jovens. É da família das gramíneas.
Bétula
A seiva do tronco é bebida como um tônico ou transformada em xarope de bétula, vinagre, cerveja, refrigerantes e outros alimentos.
Brócolis
Além do caule, outras partes comestíveis são os brotos de flores e algumas folhas pequenas.
Couve-flor
Os caules comestíveis são os pedúnculos proliferados, mas pode se consumir os tecidos das flores.
Canela
Muitos preferem o sabor doce único da casca interna da canela, e é comumente usado como tempero.
Figo
Poucos sabem, mas a figueira tem seu caule comestível. O figo é, na verdade, as partes masculinas e femininas das flores fechadas dentro da base da inflorescência, correspondendo ao pedúnculo.
Raiz de Gengibre
Os caules comestíveis de gengibre são compactados, subterrâneos e ramificados, também conhecidos como rizomas.
Couve-Rábano
A couve-rábano é um hipocótilo aumentado (inchado). Este é um membro da família do repolho, sendo que pode ser encontrado nas versões branco, verde ou roxo.
Raiz de Lotus
Este caule é modificado para crescimento subaquático. Botões e galhos são visíveis no vegetal também.
Cana de açúcar
A porção comestível é a haste interna (caule) cuja seiva é uma fonte de açúcar. Na sua forma bruta, mastigar ou extrair através de um espremedor extrai o suco.
Wasabi
Além de seu caule comestível, as folhas e rizomas da planta são comestíveis. Tem um sabor picante interessante.
Outras Plantas Com Caules Comestíveis
- Alcachofra – Nome científico Cynara cardunculus;
- Aipo-rábano – Nome científico Apium graveolens var. rapaceum;
- Salsão – Nome científico Apium graveolens;
- Alho – Nome científico Allium ampeloprasum var. ampeloprasum;
- Erva doce de Florença – Foeniculum vulgare var. doce;
- Alho-poró – Nome científico Allium porrum;
- Cebola – Nome científico Allium cepa;
- Cebolinha – Nome científico Allium wakegi.
Viu como muitos caules comestíveis eram até desconhecidos? Nem sempre sabemos o que estamos consumindo, por isso é tão importante pesquisar a respeito dos ingredientes utilizados na nossa culinária.