As plantas fazem parte do cotidiano de todas as pessoas, sendo parte essencial da vida de todos. Assim, as plantas podem ter inúmeras funções, a depender, é claro, de como as pessoas fazem uso dessas plantas.
Em muitos casos, por exemplo, as plantas são usadas para melhorar a qualidade do sono, algo fundamental para qualidade de vida. Nesse caso, é interessante ter no quarto plantas de aroma agradável, capazes de oferecer relaxamento e tranquilidade às pessoas para melhorar o sono.
Portanto, nesse caso pode ser bom ter a alfazema ou o jasmim, por exemplo. Já para quem possui problemas ligados ao sistema de respiração, pode ser útil ter plantas que tornam o ar mais limpo e suave, realizando as trocas gasosas de forma mais contínua. Nesse caso, ter plantas que purificam o ar é uma boa opção. Contudo, muitas pessoas se perguntam sempre quais são essas plantas e como elas fazem para tornar a qualidade do ar superior.
Veja abaixo algumas das opções de plantas que tornam a qualidade do ar melhor, purificando o ambiente e fazendo com que as pessoas possam desfrutar de um local mais arejado. Vale lembrar que, nesse caso, o aroma das plantas não será considerado, levando em conta apenas a produtividade dessa planta quando se trata de purificação do ar.
Lírio da Paz
Muitas plantas são muito boas para tornar a qualidade do ar melhor, mas poucas são tão eficientes nesse aspecto quanto o lírio da paz. Assim, o lírio da paz se encontra na classe de plantas que purificam o ar e, ainda assim, possuem flores.
Com flores brancas, esse tipo de lírio pode, além de melhorar todo o ambiente respiratório, também dar um visual mais sofisticado ao local. Portanto, o lírio é ótimo para se ter em casa, algo que também pode ser considerado a partir de outros aspectos. Isso porque o lírio da paz não exige nada de manutenção e consegue se multiplicar de maneira muito rápida, mas não tão rápida ao ponto de tornar complicada a sua manutenção.
Ademais, o lírio em questão também é muito bom por dar flores em muitas épocas do ano e não apenas na primavera, quando a grande maioria das plantas florescem. Assim, é possível ter belas flores ao longo de todo o ano, apenas com alguns períodos de escassez ao longo do tempo. O lírio da paz é mais comum em temperaturas amenas, pois a planta não tolera o frio extremo.
Babosa
A babosa é muito usada pelas mulheres para o tratamento capilar, já que pode dar muita força e resistência aos cabelos, além de fazer com que o brilho seja mais intenso. Além disso, a babosa também é muito usada para evitar feridas na pele, pois a sua capacidade de cura é considerável, o que faz com que o contato do óleo da planta com o local ferido propicie rapidamente a recuperação.
De toda forma, há ainda outras maneiras de utilizar a babosa, que podem variar de acordo com a necessidade das pessoas. Assim, uma forma interessante de utilizar essa planta é para a melhora do ar no ambiente, o que pode ser bastante interessante quando as pessoas sofrem de problemas respiratórios ou, então, quando não capazes de dormir, por exemplo.
Em todo caso, a babosa age diretamente sobre o problema tornando as trocas gasosas mais simples e fáceis de executar para o organismo humano, além de tornar a qualidade do ar muito superior. Assim, tem sido cada vez mais comum ver o crescimento da busca pela babosa, uma planta com muitas utilidades e que serve também para melhorara qualidade do ar.
Azaleia
A azaleia está entre as plantas mais bonitas de todo o Brasil, já que possui flores coloridas e que chamam a atenção pela sua beleza. Porém, o que as pessoas muitas vezes não notam é que a azaleia também é muito eficiente quando se trata de melhorar a qualidade do ar em um ambiente.
Algo interessante sobre esse tipo de planta, ademais, é que a azaleia gosta muito de solos ácidos, com menos nutrientes, pois é nesse ambiente que o arbusto melhor se desenvolver e alcança o crescimento de maneira mais natural e rápida. Portanto, se você possui um exemplar de azaleia, não é muito interessante que a planta recebe matéria orgânica em seu solo, pois, nesse caso, os efeitos seriam trágicos para o crescimento.
Um detalhe importante sobre a planta em questão é que a sua beleza também chama muito a atenção, o que faz da azaleia, além de uma ótima opção para a purificação do ar, uma alternativa excelente para a ornamentação. Com flores que podem ser brancas, rosas, coloridas e com mais muitas cores, a azaleia encaixa bem como ponto focal de praticamente qualquer decoração, tornando-a uma planta fácil de ter em casa, seja qual for a intenção da organização.
Espada-de-São-Jorge
A espada-de-são-jorge está entre as plantas que mais carregam simbolismo consigo, já que essa planta pode ser usada para uma série de simpatias e rituais. Porém, além do seu uso para evitar o mau olhado ou outros problemas, a espada-de-são-jorge ainda possui outra função importante: purifica o ar. Isso mesmo, ter um exemplar da espada-de-são-jorge em casa é uma alternativa mais do que interessante para ter uma boa qualidade de ar em sua casa.
A planta não possui flores e não exatamente chama a atenção pela sua beleza, já que é bastante simples, mas é interessante notar como pode ser útil para facilitar as trocas gasosas entre os seus pulmões e o ambiente. Ademais, ter a espada-de-são-jorge é uma opção válida para evitar uma série de problemas ligados ao espírito, sobretudo para quem cultua algumas crenças.
Assim, a planta pode ser colocada em locais altos, de difícil acesso para animais e crianças. Isso porque a espada-de-são-jorge é bastante tóxica e não pode, sob hipótese alguma, ser consumidas – nem pelas pessoas e nem pelos animais. Portanto, para evitar problemas, mantenha esse tipo de planta em locais afastados ou menos acessíveis, mas não deixe de ter a espada-de-são-jorge na sua casa.