Os lírios estão entre as flores mais comercializadas no mundo, pois, além da beleza exuberante que podemos ver, possuem um aroma doce que nos faz ter acesso a sensações únicas. Assim, é bastante comum encontrar em praças movimentadas e lojas de flores, seja grandes ou pequenas, uma enorme variedade de lírios à mostra. Esses lírios são cultivados em solos férteis e muito ricos em matéria orgânica, pois é necessário que a flor esteja sempre nutrida ao longo do desenvolvimento para que possa desabrochar de forma mais natural e bela. Porém, apesar da necessidade por solos tão ricos, os lírios brotam naturalmente nos campos das regiões frias e úmidas de toda a Europa.
Ademais, na Ásia e na América do Norte também é comum que os lírios floresçam ao natural nas regiões mais frias, pois a flor depende de condições de temperatura baixas para se desenvolver da maneira correta. Na China, por exemplo, os lírios são cultivados há cerca de 3 mil anos, muito antes de a civilização sequer sonhar que essa planta seria capaz de dominar todo o planeta Terra posteriormente.
Dessa forma, o lírio pertence à família das Liliaceaes e tem nome científico de Lillium sp, existindo também outras espécies da flor, tais como o lírio-asiático, o lírio-vistoso e o lírio-trombeta. Toda essa variedade também ajuda na multiplicação dos lírios, que, embora sejam originários de locais frios, se adaptaram e se transformaram para também habitar regiões quentes do globo.
Portanto, com tanto tempo de vida, é natural que os lírios possuam toda uma mitologia ao seu redor. Se diz, por exemplo, que cada cor da flor possui um significado próprio e que, se dado de presente um lírio de determinada cor para alguém, você está desejando o significado daquele lírio para a pessoa em questão. Todas as histórias envolvendo os lírios iniciaram na China, há milhares de anos, mas ganharam toda a Europa posteriormente, recebendo uma mitologia adicional na Europa no período do Império Romano, sociedade organizada que adorava a flor e a tinha como símbolo de status e beleza.
Assim, para descobrir o que significa cada dor dos lírios e também para aprender mais sobre uma das flores mais antigas e mais famosas do mundo, veja abaixo tudo a respeito dos lírios.
O Que Significa Cada Cor dos Lírios?
Como já explicado de forma breve, os lírios possuem muitas cores e, para cada cor, há um significado especial e único. Os lírios brancos são o símbolo da pureza e da inocência, sendo muito usados pelas virgens no Império Romano justamente para transmitir a ideia de pureza. Os lírios brancos também eram muito associados às crianças na China, havendo até um ditado popular muito comum no país até hoje que faz referência a isso.
Por sua vez, os lírios azuis são uma homenagem à beleza e passam a ideia de segurança. Lírios azuis eram muito usados por gregos e troianos para enfeitar as princesas e rainhas da época, pois chamavam a atenção e, naquela cultura, além de simbolizar status e beleza acimas da média, também simbolizava a cultura marítima presente na vida desses dois povos antagônicos.
Os lírios vermelhos representam o amor, como não poderia deixar de ser. Assim como as rosas avermelhadas são um sinal de prosperidade amorosa, os lírios vermelhos também são usados até hoje como prova de carinho e amor em relação ao companheiro. Sua utilização era bastante comum no Império Romano, havendo uma parte da cerimônia de casamento na qual o futuro marido oferecia um lírio vermelho do campo como prova do seu amor.
Os lírios amarelos são um sinal da amizade que se deseja transformar em romance, enquanto os alaranjados são os representantes da atração e do fascínio. Já os lírios silvestres são símbolo do regresso da felicidade, enquanto lírios do bosque são os representantes do zelo. Na cultura ocidental também havia a crença de que os lírios eram uma forma de unir casais separados por algum motivo, bastando que o amante desse a flor para a amada para reconciliar a relação entre ambos. Com o passar dos anos, porém, a mitologia ao redor dos lírios foi perdendo espaço.
Curiosidades Sobre os Lírios
Os lírios são, ao lado das rosas, a flor que possui o mais doce aroma na natureza. A razão disso é a feniletilamina, uma substância especial que estimula a produção de endorfina no organismo e propicia uma sensação de prazer e bem-estar. Logo, lírios são recomendados como calmantes, com o seu óleo essencial sendo usado no sentido de relaxar os consumidores.
Um dos significados da palavra lírio é amor eterno, como o povo chinês batizou a planta típica do país e do continente asiático. Na Ásia, o lírio possui um significado de larga fartura e é associado ao verão chinês, muito festejado na colheita. Já em outros locais do mundo, os lírios são muitas vezes chamados de reis das flores, pois possuem especial beleza e aroma muito saboroso.
Como Cultivar o Seu Lírio
Se cultivados em vasos para plantas, os lírios precisam de um local com boa iluminação, embora o contato direto com o sol seja altamente prejudicial para a flor. Portanto, é indicado que se deixe os lírios em um local onde o sol chega, mas não permanece forte ao longo de todo o dia, como uma varanda com um dos lados fechado ou uma janela voltada para a rua.
Outro cuidado importante é não deixar que falte água para os lírios, pois essas flores dependem continuamente da água para se desenvolverem e ficarem belas. Regue os lírios tanto quanto o possível.
Como Usar os Lírios
Os lírios são flores extremamente versáteis em relação ao seu uso, pois podem ser utilizadas para muitos objetivos diferentes, além de situações distintas. O uso mais simples para essas flores é em formato de buquê, que pode ser entregue como presente.
Porém, também é possível usar os lírios como peça de decoração em vasos para colocar pela casa. Assim, o seu lar sempre estará bonito e, além disso, muito bem perfumado. Por fim, um outro uso para o lírio é na ornamentação de festas e casamentos, ou até mesmo na formação do buquê da noiva.